O teste maior das águias e a prova de fogo dos dragões
A 7ª jornada arranca esta sexta-feira, com o prato forte reservado para domingo, ao fim da manhã. Entre líderes, o Porto, ferido de (mais) uma derrota com o Óquei de Barcelos, recebe um Benfica que só sabe ganhar. Mas no Dragão é outra história.
A 7ª jornada do Campeonato Placard arranca esta sexta-feira, no Pico, com o duelo entre o Candelária e um Juventude Pacense que, agora num inusitado 3º lugar, esta semana chamou a si - e a Joca Guimarães - os holofotes após a partida frente ao Sporting.
Seguem-se três jogos este sábado, sem as equipas que disputam a fase de grupos da Champions League. O Murches procurará a primeira vitória na recepção ao Braga, há um dérbi minhoto entre Riba d'Ave e Juventude de Viana e um sempre interessante duelo entre leões, com o Tomar a receber o Sporting.
Domingo, Óquei de Barcelos e Valongo defrontam-se no Minho, e a Oliveirense recebe a Sanjoanense num dérbi regional. Antes, pela manhã, a partir das 11h30, o Porto recebe o Benfica num dos principais - senão o principal - Clássico do Mundo.
Neste milénio (desde 1 de Janeiro de 2001), Porto e Benfica, as duas equipas com mais títulos em Portugal, defrontaram-se 112 vezes em jogos oficiais. Destas, foram 101 em provas nacionais, 84 para o Campeonato, 56 sem ser em play-off, 29 na casa dos dragões. Dessas 29 partidas, o Benfica venceu... três.
Ainda em Fânzeres, as águias venceram por igual 4-5 em Novembro de 2001 e em Março de 2005. Depois, só triunfariam em Dezembro de 2014, por 4-7, com Pedro Nunes ao leme e Carlos Nicolia a brilhar.
Já o Porto, no conforto do seu lar, soma 20 vitórias nestes 29 jogos de recepção aos encarnados para o campeonato, excluindo play-off. Mas o cenário não muda no play-off. Aí, as equipas encontraram-se 15 vezes, com 11 vitórias do Porto (e mais duas depois de empate no tempo regulamentar), ao passo que o Benfica só venceu duas vezes. As excepções que confirmam a regra aconteceram em 2020/21 e de forma consecutiva, mas numa conjectura muito particular, sem público em virtude da pandemia. De resto, o Porto até sorriria no final, igualando essa série com duas vitórias na Luz para depois levar a melhor na "negra".
Para o Benfica, há algo de tenebroso em "quem vai e atravessa o rio" para chegar ao Dragão Arena ou, antes, a Fânzeres.
Esta época, o Benfica está 100% vitorioso, tendo vencido os três jogos da Elite Cup (conquistou o troféu), as cinco partidas que disputou para o campeonato e a primeira jornada da Champions League. Já o Porto, tem o Óquei de Barcelos atravessado. Eliminados na meia-final da Elite Cup nas grandes penalidades pela Oliveirense, os dragões perderam na Supertaça, na primeira jornada do campeonato e, esta quinta-feira, no arranque da fase de grupos da Champions League. Sempre contra os barcelenses.
Para o Campeonato Placard, Benfica e Porto repartem a liderança, ainda que as águias tenham menos um jogo. O Benfica tem o melhor ataque da competição, com sete golos marcados por jogo, mas, no embalo ofensivo, tem cedido mais do que pontualmente defensivamente. Sofreu 12 golos, ao passo que o Porto sofreu apenas 10 e com mais um jogo disputado.
O Benfica chega ao Dragão Arena embalado por boas exibições, encontrando um Porto ferido por um "galo" (mais uma vez) atrevido. Se as águias querem capitalizar o seu bom momento, estando em dúvida a utilização de João Rodrigues, os dragões quererão redimir-se da derrota da quinta-feira europeia. E, animicamente, para uma ou outra equipa, nada melhor que vencer o maior rival.
Classificação
1º Benfica¹ (15 pontos), 2º Porto (15), 3º Juv. Pacense (12), 4º Sporting¹ (12), 5º Óquei de Barcelos (12), 6º Tomar (9), 7º Valongo (9), 8º Braga (7), 9º Sanjoanense (6), 10º Oliveirense (6), 11º Juv. Viana (6), 12º Candelária (6), 13º Riba d'Ave (5), 14º Murches (1)
¹menos um jogo
7ª jornada
• Candelária vs. Juv. Pacense • 22.Nov, 21h
• Murches vs. Braga • 23.Nov, 16h
• Tomar vs. Sporting • 23.Nov, 18h
• Riba d'Ave vs. Juv. Viana • 23.Nov, 18h30
• Porto vs. Benfica • 24.Nov, 11h30
• Oliveirense vs. Sanjoanense • 24.Nov, 18h
• Óquei de Barcelos vs. Valongo • 24.Nov, 18h
Horário das partidas na hora local.
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 16h31