Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025
9 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League. Na primeira jornada do novo ano da mais importante prova europeia, destaque para as visitas de Porto e Benfica às pistas de Reus e Liceo.
Foto de capa: World Skate EuropeEsta quinta-feira, dia 9 de Janeiro, regressa a fase de grupos da Champions League, mais importante prova europeia.
Compreendendo os seis jogos dos dois grupos, a primeira jornada de 2025, a 5ª e última da primeira volta desta fase de grupos, terá como principais destaques as visitas de Porto e Benfica aos míticos Palau d'Esports, em Reus, e Palacio de los Deportes, na Corunha.
Tirando o superlativo Barcelona, com 22 triunfos, Reus, com oito, e Liceo, com seis (tantos como o Igualada), são os emblemas mais titulados na agora Champions League. Ainda que os "roiginègre" não vençam desde 2017, quando contrariaram os prognósticos ao vencerem Benfica nas "meias" e Oliveirense na final, e "los verdes" não consigam erguer o troféu desde 2012.
No Grupo A, o Porto joga em Reus, num duelo entre duas equipas com iguais seis pontos, atrás de Noia (10) e Óquei de Barcelos (oito). Os dragões não poderão contar (provavelmente, durante três meses) com Rafa, submetido esta quarta-feira a uma intervenção cirúrgica à clavícula direita, ficando a curiosidade se Diogo Barata sai da "prateleira" para permitir maior rotação, dado que Tomás Santos ainda não é opção recorrente.
O Porto já jogou sete vezes para a Liga Europeia em Reus, tendo vencido em duas ocasiões, em 2005, e no último encontro, em 2018. Houve um empate no tempo regulamentar e quatro vitórias "reusences", mas a última já data de 2013.
À escuta do que se passa no Palau d'Esports, estará o Barcelona, que, com menos dois pontos, ocupa um inusitado 5º lugar, fora das posições de qualificação para os quartos-de-final. A equipa de David Cáceres, que ainda só venceu um jogo, recebe o Noia, que ainda não perdeu.
Quem também ainda não perdeu, foi o Óquei de Barcelos. Os pupilos de Rui Neto jogam em França, frente ao Saint-Omer, com a liderança em mira.
No Grupo B, o líder Benfica joga apenas pela quinta vez no Palacio de los Deportes do Riazor. Nos quatro duelos anteriores, houve três empates e uma vitória das águias na temporada de 2016/17.
De resto, para a principal prova europeia, o Liceo nunca venceu o Benfica nos regulamentares 50 minutos, registando-se seis empates e quatro vitórias da equipa portuguesa. "Los verdes" só sorriram nas grandes penalidades na pré-eliminatória da edição de 1997/98, quando levaram a melhor depois de empates a dois nas duas mãos, e nas meias-finais em 2001, em Sevilha, depois de um empate a três.
Para a Corunha, o Benfica leva de regresso à Corunha os ex-liceistas Lucas Ordoñez (2012 a 2014), Pau Bargalló (2014 a 2016) e Roberto Di Benedetto (2019 a 2022).
Também neste Grupo B, a Oliveirense recebe o Trissino, num jogo importante na corrida ao melhor lugar possível no final da fase de grupos, sendo que, com diferenças bem vincadas, Valongo e Quévert lutam, em França, pela primeira vitória nesta campanha.
Champions League - Grupo A - 5ª jornada
• Saint-Omer vs. Óquei de Barcelos • 9.Jan, 20h
• Barcelona vs. Noia • 9.Jan, 20h30
• Reus vs. Porto • 9.Jan, 21h
Classificação: 1º Noia (10 pontos), 2º Óquei de Barcelos (8), 3º Porto (6), 4º Reus (6), 5º Barcelona (4), 6º Saint-Omer (0)
Champions League - Grupo B - 5ª jornada
• Quévert vs. Valongo • 9.Jan, 20h
• Liceo vs. Benfica • 9.Jan, 20h30
• Oliveirense vs. Trissino • 9.Jan, 21h
Classificação: 1º Benfica (12 pontos), 2º Trissino (9), 3º Oliveirense (7), 4º Liceo (5), 5º Valongo (1), 6º Quévert (0)
Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2025, 5h51