Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025

9 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League. Na primeira jornada do novo ano da mais importante prova europeia, destaque para as visitas de Porto e Benfica às pistas de Reus e Liceo.

Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025
Foto de capa: World Skate Europe

Esta quinta-feira, dia 9 de Janeiro, regressa a fase de grupos da Champions League, mais importante prova europeia.

Compreendendo os seis jogos dos dois grupos, a primeira jornada de 2025, a 5ª e última da primeira volta desta fase de grupos, terá como principais destaques as visitas de Porto e Benfica aos míticos Palau d'Esports, em Reus, e Palacio de los Deportes, na Corunha.

Tirando o superlativo Barcelona, com 22 triunfos, Reus, com oito, e Liceo, com seis (tantos como o Igualada), são os emblemas mais titulados na agora Champions League. Ainda que os "roiginègre" não vençam desde 2017, quando contrariaram os prognósticos ao vencerem Benfica nas "meias" e Oliveirense na final, e "los verdes" não consigam erguer o troféu desde 2012.

No Grupo A, o Porto joga em Reus, num duelo entre duas equipas com iguais seis pontos, atrás de Noia (10) e Óquei de Barcelos (oito). Os dragões não poderão contar (provavelmente, durante três meses) com Rafa, submetido esta quarta-feira a uma intervenção cirúrgica à clavícula direita, ficando a curiosidade se Diogo Barata sai da "prateleira" para permitir maior rotação, dado que Tomás Santos ainda não é opção recorrente.

O Porto já jogou sete vezes para a Liga Europeia em Reus, tendo vencido em duas ocasiões, em 2005, e no último encontro, em 2018. Houve um empate no tempo regulamentar e quatro vitórias "reusences", mas a última já data de 2013.

À escuta do que se passa no Palau d'Esports, estará o Barcelona, que, com menos dois pontos, ocupa um inusitado 5º lugar, fora das posições de qualificação para os quartos-de-final. A equipa de David Cáceres, que ainda só venceu um jogo, recebe o Noia, que ainda não perdeu.

Quem também ainda não perdeu, foi o Óquei de Barcelos. Os pupilos de Rui Neto jogam em França, frente ao Saint-Omer, com a liderança em mira.

No Grupo B, o líder Benfica joga apenas pela quinta vez no Palacio de los Deportes do Riazor. Nos quatro duelos anteriores, houve três empates e uma vitória das águias na temporada de 2016/17.

De resto, para a principal prova europeia, o Liceo nunca venceu o Benfica nos regulamentares 50 minutos, registando-se seis empates e quatro vitórias da equipa portuguesa. "Los verdes" só sorriram nas grandes penalidades na pré-eliminatória da edição de 1997/98, quando levaram a melhor depois de empates a dois nas duas mãos, e nas meias-finais em 2001, em Sevilha, depois de um empate a três.

Para a Corunha, o Benfica leva de regresso à Corunha os ex-liceistas Lucas Ordoñez (2012 a 2014), Pau Bargalló (2014 a 2016) e Roberto Di Benedetto (2019 a 2022).

Também neste Grupo B, a Oliveirense recebe o Trissino, num jogo importante na corrida ao melhor lugar possível no final da fase de grupos, sendo que, com diferenças bem vincadas, Valongo e Quévert lutam, em França, pela primeira vitória nesta campanha.

Champions League - Grupo A - 5ª jornada

• Saint-Omer vs. Óquei de Barcelos • 9.Jan, 20h

• Barcelona vs. Noia • 9.Jan, 20h30

• Reus vs. Porto • 9.Jan, 21h

 

Classificação: 1º Noia (10 pontos), 2º Óquei de Barcelos (8), 3º Porto (6), 4º Reus (6), 5º Barcelona (4), 6º Saint-Omer (0)

Champions League - Grupo B - 5ª jornada

• Quévert vs. Valongo • 9.Jan, 20h

• Liceo vs. Benfica • 9.Jan, 20h30

• Oliveirense vs. Trissino • 9.Jan, 21h

 

Classificação: 1º Benfica (12 pontos), 2º Trissino (9), 3º Oliveirense (7), 4º Liceo (5), 5º Valongo (1), 6º Quévert (0)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate Europe
Só Quévert vence no Grupo B

Só Quévert vence no Grupo B

Os primeiros pontos de uma equipa francesa na fase de grupos, com a vitória do Quévert sobre o Valongo, marcam a 5ª jornada. No Grupo B, só o Quévert venceu. Entre Liceo e Benfica houve um inusitado nulo e Oliveirense e Trissino empataram a um.

Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus

Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus

O Óquei de Barcelos venceu em França e assume a liderança do Grupo A da Champions League depois do Noia perder no Palau Blaugrana. O Barcelona volta a entrar na zona de qualificação para os 'quartos' à custa de um Porto derrotado em Reus.