Benfica já nos 'quartos'
No Grupo B, o Benfica venceu o Liceo e já está matematicamente nos quartos-de-final. Trissino e Oliveirense voltaram a 'empatar-se' e o Valongo somou três pontos importantes na luta pelo apuramento.
Com quinta vitória em seis jogos, o Benfica já carimbou o apuramento para os quartos-de-final no Grupo B da fase de grupos da Champions League.
Se, há uma semana, não houve golos no Palacio de los Deportes, desta vez não tardaram, com Nil Roca a marcar logo no primeiro minuto de novo duelo com o Liceo.
Para a equipa galega, o confronto com o Benfica é um reencontro com velhos conhecidos da OK Liga. Desde logo, com o cinco titular das águias. Pau Bargalló e Roberto Di Benedetto (tal como Lucas Ordoñez) representaram e foram adversários de "los verdes", Pedro Henriques (Reus), Nil Roca (Noia e Barcelona) e João Rodrigues (Barcelona) também alinharam "contra" o Liceo.
Mesmo estando cedo em desvantagem depois de um muito celebrado nulo no fecho da primeira volta, o Liceo mostrou que está longe de ser uma equipa meramente defensiva. Com personalidade, conseguiria várias transições perigosas - principalmente depois da entrada de Arnau Xaus -, faltando um "matador" para concretizar, perante um Pedro Henriques em grande nível, as oportunidades criadas.
Xaus desperdiçaria uma soberana ocasião depois de azul a Lucas Ordoñez a meio desta primeira parte, visado pela dupla italiana pouco depois de entrar, e a equipa da Corunha também não conseguiu concretizar em powerplay. No entanto, teve o justificado prémio a quatro minutos do intervalo, com o jovem Bruno Saavedra (19 anos) a marcar.
Na segunda parte, o Benfica entrou mais pressionante, mais dinâmico, a "moer" um cinco do Liceo que começava a mostrar sinais de desgaste. E, aos cinco minutos, João Rodrigues voltava a colocar as águias na frente.
Desta feita, a equipa de Edu Castro não permitiu reacção, anulando quase todas as transições de uma equipa que se ressentia da rotação com menos um jogador (Tato Ferruccio está lesionado e não viajou).
João Rodrigues não conseguiu concretizar de grande penalidade, mas Lucas Ordoñez ampliou aos 12 minutos e o 3-1 deixou marcas insaráveis nos "verdes". Na recta final, Diogo Rafael e Pau Bargalló fecharam as contas do encontro.
Empatas
O Benfica soma agora 16 pontos, mais cinco que o 2º, Trissino, que voltou a empatar com a Oliveirense. Agora, em Itália e a quatro.
A equipa de Oliveira de Azeméis esteve três vezes na frente. Franco Platero marcou primeiro, logo no primeiro minuto, mas Alvarinho e Geoele Piccoli viraram ainda não estavam cumpridos sete minutos num jogo que teria seis azuis, quatro deles para a equipa portuguesa.
Já na segunda parte, Facundo Navarro igualou e Platero voltou a adiantar os de Nuno Resende no regresso a um palco que já foi do técnico português. Reinaldo Garcia repôs a igualdade a meio desta etapa complementar, mas Bruno Di Benedetto, à entrada dos 10 minutos finais, voltava a colocar uma mão da Oliveirense nos três pontos.
No entanto, apesar de mais uma vez se apresentar sem o referente Giulio Cocco, Tiago Sousa lograria a igualdade. Já com a Oliveirense muito fechada na sua área, a escasso minuto e meio do fim, apenas meio minuto depois de pedir um desconto de tempo, o técnico português veria Davide Gavioli fixar o 4-4 final.
Valongo passa "lanterna" e aponta ao Liceo
Em Valongo, num confronto entre os dois últimos do grupo, o Valongo redimiu-se da derrota em Quévert e venceu a formação francesa por 2-0.
Carlos Ramos ("Carlitos") e Miguel Moura assinaram os golos do primeiro triunfo valonguense nesta fase da prova, que permite passar a "lanterna-vermelha" e ainda aspirar a um lugar de apuramento.
Na próxima jornada, que se realiza ainda neste mês de Janeiro, no dia 30, os valonguenses jogam na Corunha uma cartada decisiva para continuarem na discussão. O Liceo tem mais dois pontos, e uma vitória dos galegos deixá-los-á de "portas abertas" para os quartos-de-final.
6ª jornada
• Benfica 5-1 Liceo • 16.Jan
• Trissino 4-4 Oliveirense • 16.Jan
• Valongo 2-0 Quévert • 16.Jan
Classificação
1º Benfica (16 pontos), 2º Trissino (11), 3º Oliveirense (9), 4º Liceo (6), 5º Valongo (4), 6º Quévert (3)
7ª jornada
• Quévert vs. Trissino • 30.Jan, 20h
• Liceo vs. Valongo • 30.Jan, 20h30
• Oliveirense vs. Benfica • 30.Jan, 21h
Horário das partidas na hora local.
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 23h46