Benfica já nos 'quartos'

No Grupo B, o Benfica venceu o Liceo e já está matematicamente nos quartos-de-final. Trissino e Oliveirense voltaram a 'empatar-se' e o Valongo somou três pontos importantes na luta pelo apuramento.

Benfica já nos 'quartos'

Com quinta vitória em seis jogos, o Benfica já carimbou o apuramento para os quartos-de-final no Grupo B da fase de grupos da Champions League.

Se, há uma semana, não houve golos no Palacio de los Deportes, desta vez não tardaram, com Nil Roca a marcar logo no primeiro minuto de novo duelo com o Liceo.

Para a equipa galega, o confronto com o Benfica é um reencontro com velhos conhecidos da OK Liga. Desde logo, com o cinco titular das águias. Pau Bargalló e Roberto Di Benedetto (tal como Lucas Ordoñez) representaram e foram adversários de "los verdes", Pedro Henriques (Reus), Nil Roca (Noia e Barcelona) e João Rodrigues (Barcelona) também alinharam "contra" o Liceo.

Mesmo estando cedo em desvantagem depois de um muito celebrado nulo no fecho da primeira volta, o Liceo mostrou que está longe de ser uma equipa meramente defensiva. Com personalidade, conseguiria várias transições perigosas - principalmente depois da entrada de Arnau Xaus -, faltando um "matador" para concretizar, perante um Pedro Henriques em grande nível, as oportunidades criadas.

Xaus desperdiçaria uma soberana ocasião depois de azul a Lucas Ordoñez a meio desta primeira parte, visado pela dupla italiana pouco depois de entrar, e a equipa da Corunha também não conseguiu concretizar em powerplay. No entanto, teve o justificado prémio a quatro minutos do intervalo, com o jovem Bruno Saavedra (19 anos) a marcar.

Na segunda parte, o Benfica entrou mais pressionante, mais dinâmico, a "moer" um cinco do Liceo que começava a mostrar sinais de desgaste. E, aos cinco minutos, João Rodrigues voltava a colocar as águias na frente.

Desta feita, a equipa de Edu Castro não permitiu reacção, anulando quase todas as transições de uma equipa que se ressentia da rotação com menos um jogador (Tato Ferruccio está lesionado e não viajou).

João Rodrigues não conseguiu concretizar de grande penalidade, mas Lucas Ordoñez ampliou aos 12 minutos e o 3-1 deixou marcas insaráveis nos "verdes". Na recta final, Diogo Rafael e Pau Bargalló fecharam as contas do encontro.

Empatas

O Benfica soma agora 16 pontos, mais cinco que o 2º, Trissino, que voltou a empatar com a Oliveirense. Agora, em Itália e a quatro.

A equipa de Oliveira de Azeméis esteve três vezes na frente. Franco Platero marcou primeiro, logo no primeiro minuto, mas Alvarinho e Geoele Piccoli viraram ainda não estavam cumpridos sete minutos num jogo que teria seis azuis, quatro deles para a equipa portuguesa.

Já na segunda parte, Facundo Navarro igualou e Platero voltou a adiantar os de Nuno Resende no regresso a um palco que já foi do técnico português. Reinaldo Garcia repôs a igualdade a meio desta etapa complementar, mas Bruno Di Benedetto, à entrada dos 10 minutos finais, voltava a colocar uma mão da Oliveirense nos três pontos.

No entanto, apesar de mais uma vez se apresentar sem o referente Giulio Cocco, Tiago Sousa lograria a igualdade. Já com a Oliveirense muito fechada na sua área, a escasso minuto e meio do fim, apenas meio minuto depois de pedir um desconto de tempo, o técnico português veria Davide Gavioli fixar o 4-4 final.

Valongo passa "lanterna" e aponta ao Liceo

Em Valongo, num confronto entre os dois últimos do grupo, o Valongo redimiu-se da derrota em Quévert e venceu a formação francesa por 2-0.

Carlos Ramos ("Carlitos") e Miguel Moura assinaram os golos do primeiro triunfo valonguense nesta fase da prova, que permite passar a "lanterna-vermelha" e ainda aspirar a um lugar de apuramento.

Na próxima jornada, que se realiza ainda neste mês de Janeiro, no dia 30, os valonguenses jogam na Corunha uma cartada decisiva para continuarem na discussão. O Liceo tem mais dois pontos, e uma vitória dos galegos deixá-los-á de "portas abertas" para os quartos-de-final.

6ª jornada

Benfica 5-1 Liceo • 16.Jan

• Trissino 4-4 Oliveirense • 16.Jan

Valongo 2-0 Quévert • 16.Jan

Classificação

1º Benfica (16 pontos), 2º Trissino (11), 3º Oliveirense (9), 4º Liceo (6), 5º Valongo (4), 6º Quévert (3)

7ª jornada

• Quévert vs. Trissino • 30.Jan, 20h

• Liceo vs. Valongo • 30.Jan, 20h30

• Oliveirense vs. Benfica • 30.Jan, 21h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate Europe
Porto vence, Barcelona perde

Porto vence, Barcelona perde

Na inesperada dança entre Porto e Barcelona por um lugar nos quatro primeiros no Grupo A, os dragões venceram o Reus e reentram na zona de apuramento, e os blaugrana perderam em Noia e estão fora. O Óquei de Barcelos continua na liderança.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 16 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 16 de Janeiro de 2025

16 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League, com a 6ª jornada da fase de grupos, primeira da segunda volta. Uma semana depois, os duelos são os mesmos, mas muda o palco.