Noia, Benfica, Porto e Óquei de Barcelos na Final Four

Está definida a Final Four da Champions League, que se decide a 10 e 11 de Maio, em Matosinhos, entre Noia, Benfica, Porto e Óquei de Barcelos, que confirmaram as vitórias da primeira mão. Mas os barcelenses precisaram de ir a penáltis...

Noia, Benfica, Porto e Óquei de Barcelos na Final Four

Não houve reviravoltas na segunda mão dos quartos-de-final da Champions League e, depois de triunfos na primeira mão, Noia, Benfica, Porto e Óquei de Barcelos estão na Final Four da mais importante prova europeia.

A 10 e 11 de Maio, em Matosinhos, as meias-finais serão entre Benfica e Porto e, no inusitado modelo que proporciona embates entre 1º e 2º do mesmo grupo, entre Óquei de Barcelos e Noia, que foram os dois mais bem classificados do Grupo A.

Os barcelenses pareciam ter a melhor vantagem, tendo vencido por dois golos fora, mas foram quem mais suou para carimbar o apuramento, o que só conseguiria no desempate por grandes penalidades, depois de um 2-4 no tempo regulamentar.

O Liceo marcou por Dava Torres logo no primeiro minuto e, apesar da igualdade por Pol Manrubia, César Carballeira e Tato Ferruccio faziam o 1-3 e, aos 10 minutos, a eliminatória estava igualada.

Poka reduziu para recolocar os barcelenses com um pé na Final Four a quatro minutos do intervalo, mas "los verdes" voltaram a marcar nos primeiros cinco minutos, e a repôr a vantagem de dois golos, por Nil Cervera.

Foi o Óquei de Barcelos quem mais procurou desequilibrar o marcador, mas não houve golos e as equipas ficaram-se pelas nove faltas. O Liceo ficara à beira da 10ª a oito minutos do fim do tempo regulamentar, e os barcelenses com dois e meio por jogar dos 50 antes do tempo extra.

O Óquei de Barcelos entrava no prolongamento com a primeira derrota em tempo regulamentar nesta campanha da Champions League que já vai longa, mas determinado em evitar as grandes penalidades. A equipa de Juan Copa, que se veria privada de um jogador por dois minutos por azul a Tato, agradeceria a Martí Serra poder decidir a passagem nas grandes penalidades. Mas só Miguel Rocha marcou.

Oliveirense sem golos

Também a Oliveirense precisava de dois golos para igualar a eliminatória. Mas nem um conseguiu, com o Porto, muito pragmático em muitos momentos, a manter o nulo até quase ao apito final, acabando mesmo por vencer por singelo 0-1.

E seriam mesmo os dragões a reclamar nova vitória. A minuto e meio do fim do jogo, Hélder Nunes recebeu em transição, "sacudiu" Facu Navarro, e rematou cruzado para o único tento da partida.

A noite de Zé Miranda

Na Luz, o Benfica venceu o Reus por 5-2, não obstante as ausências de Roberto Di Benedetto e Pau Bargalló. Zé Miranda, do "alto" dos seus 21 anos, empunhou a batuta e, com três golos e uma assistência, conduziu as águias à vitória.

O Reus, em desvantagem por um golo, deu os primeiros sinais de perigo, mas, numa entrada pela direita, Zé Miranda não marcou à primeira, mas marcou à segunda, na recarga ao seu próprio remate, para o 1-0.

O Benfica procurou o segundo golo, mas a equipa de Jordi Garcia, com muitos jovens - e sem Joan Salvat ou Ferran Giménez - ia segurando e, a oito minutos e meio do intervalo, Pol Martínez lançou Martí Casas para o herói da Copa fazer o 1-1.

Estava tudo em aberto, mas o Reus foi infeliz na recta final da primeira parte e no início da segunda. Nos derradeiros três minutos dos primeiros 25, Zé Miranda foi oportuno num lance aparenetementa inofensivo e, sem que ninguém afastasse a bola, fez o 2-1, para depois Candid Ballart se enrolar com a bola e a empurrar para a sua própria baliza depois de remate de Diogo Rafael.

Zé Miranda conduziu o Benfica ao triunfo, com três golos e uma assistência.
Zé Miranda conduziu o Benfica ao triunfo, com três golos e uma assistência.

No arranque da etapa complementar, noutra bola que os "reusences" não foram lestos a afastar, Zé Miranda levantou e fez o 4-1 e, num contra-ataque muito rápido, "Zézinho" assistia João Rodrigues para o 5-1.

Ainda não estavam cumpridos cinco minutos e o apuramento estava selado. Mesmo desperdiçando um livre directo pouco depois - Marc Julià levantou, mas falhou o remate perante Pedro Henriques -, o Reus não baixou os braços, mas o Benfica controlou o jogo.

Limitado na sua rotação, Edu Castro lançou Martim Costa a meio desta segunda metade, jogando até que, a quatro minutos do fim entrou Rodrigo Preciso. Ambos estiveram no último Mundial de Sub-19, tal como Carles Casas. De resto, Jordi Garcia até defendeu em "underplay" com este Casas e Pol Martínez, ambos com 18 anos, e o chileno Diego Rojas, de 22, mostrando confiança.

De meia distância, Maxi Oruste surpreendeu Pedro Henriques para fixar o 5-2 final, não beliscando o apuramento encarnado.

O "intruso" Noia

As três equipas portuguesas juntaram-se ao Noia, que jogou primeiro, e não foi além de um empate a quatro com o Trissino, valendo a vitória em Itália por 1-2.

Giulio Cocco igualou a eliminatória com pouco mais de um minuto cumprido, mas o empate a meio da primeira parte por Xavi Aragonés colocava de novo os catalães na frente da eliminatória. Para não mais deixarem de estar.

O mesmo Aragonés fez o 2-1 aos nove minutos da etapa complementar, mas novo golo italiano, por Malagoli, deixava tudo em aberto com 10 minutos por jogar. E os derradeiros dois foram de loucos.

Na necessária pressão da equipa agora orientada por João Pinto, Ivan Morales isolou-se e picou sobre Zampolli para o 3-2 que levou o Ateneu à loucura e, pouco depois, Xavi Costa fazia o 4-2 da tranquilidade. Bem, quase. Davide Gavioli respondeu de pronto e, de grande penalidade, Cocco igualou com pouco mais de um minuto para o derradeiro apito de Joaquim Pinto e Pedro Figueiredo.

O Trissino atacou a cinco, e conseguiu várias situações de remate, mas sem o desejado golo que levaria o jogo para prolongamento.

Decisão em Matosinhos

Nos próximos dias, a World Skate Europe deve confirmar a Cidade Europeia do Desporto, Matosinhos - e o seu Centro de Desportos e Congressos, com capacidade para perto de 4000 espectadores -, como sede da Final Four da Champions League.

Será a sexta decisão consecutiva da mais importante prova europeia em Portugal, depois do Dragão Arena (2018), João Rocha (2019), Luso (2021), Torres Novas (2022), Viana do Castelo (2023) e Pavilhão Rosa Mota (2024). Entre 1997, quando a decisão deixou de ser a duas mãos, e 2017, apenas cinco decisões tinham sido em Portugal.

Quartos-de-final - 1ª mão

• QF1 • Liceo 4-6 Óquei de Barcelos • 27.Mar

• QF2 • Trissino 1-2 Noia • 27.Mar

• QF3 • Reus 1-2 Benfica • 27.Mar

• QF4 • Porto 4-2 Oliveirense • 27.Mar

Quartos-de-final - 2ª mão

• QF2 • Noia 4-4 Trissino • 3.Abr

• QF3 • Benfica 5-2 Reus • 3.Abr

• QF4 • Oliveirense 0-1 Porto • 3.Abr

• QF1 • Óquei de Barcelos 3-4 Liceo (2-4, 1-0 pen.) • 3.Abr

Final Four

• MF1 • Óquei de Barcelos vs. Noia • 10.Mai

• MF2 • Benfica vs. Porto • 10.Mai

• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 11.Mai

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Tiago Rodrigues deixa Juventude Pacense

Tiago Rodrigues deixa Juventude Pacense

O guarda-redes internacional jovem português Tiago Rodrigues vai deixar o Juventude Pacense no final da temporada. O bicampeão do Mundo de Sub-20 deixará os pacenses depois de apenas uma época de ligação.

Sub-23 portugueses com três 'repetentes'

Sub-23 portugueses com três 'repetentes'

Lucas Honório, Tiago Sanches e Zé Miranda, que já estiveram na primeira edição do Europeu de Sub-23, são três dos escolhidos de Paulo Freitas para a segunda edição, que se realiza na semana pascal em Sant Sadurní.

«Ficamos por aqui, mas com orgulho e satisfação»

«Ficamos por aqui, mas com orgulho e satisfação»

Afastado da Champions League na Luz, Jordi Garcia lamentou as ausências e alguma inexperiência da sua equipa, com golos 'evitáveis'. O Reus, vencedor da Copa, termina, na mais importante prova europeia de clubes um percurso de 15 jogos.

Africano apontado a Outubro, em Luanda

Africano apontado a Outubro, em Luanda

Em ano de provas continentais de selecções, o Campeonato Africano está apontado a Outubro, de 22 a 27, em Luanda. Angola, Moçambique, Egito, África do Sul e Benin são as selecções esperadas para lutar pelo título, e por uma vaga no Mundial 2026.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 3 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 3 de Abril de 2025

3 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League. Em Portugal e em Sant Sadurní, há 2ª mão dos 'quartos' a definir a Final Four da mais importante prova europeia. Noia, Benfica, Porto e Óquei de Barcelos estão em vantagem.

Rouzé na Lusitânia

Rouzé na Lusitânia

Apesar de não ter marcado na Final Four, Marc Rouze foi um dos pilares de nova conquista do Igualada na WSE Cup. 'Rouze, quédate!', entoaram os adeptos na celebração. Mas o internacional francês rumará ao campeonato português.