«É a vantagem de ter um plantel tão excepcional»
No rescaldo da vitória e apuramento para a Final Four, Edu Castro elogiou a qualidade e a solidez defensiva do Benfica no superar de ausências importantes. Antes crítico das sucessivas Final Four em Portugal, agora celebra o facto.

O Benfica venceu o Reus por 5-2 na segunda mão dos quartos-de-final da Champions League e defrontará o Porto nas meias-finais. Após a derrota em tempo regulamentar do Óquei de Barcelos, as águias são a única equipa invicta na prova. O Benfica terminou as 10 jornadas como vencedor do Grupo B (será a única equipa deste grupo na Final Four), com nove vitórias e um empate, e o melhor ataque (45 golos marcados) e melhor defesa (14 sofridos) da fase de grupos. E, agora, mais duas vitórias sobre o Reus.
Para a decisão dos "quartos", Edu Castro não contou com os influentes Roberto Di Benedetto e Pau Bargalló, mas a equipa deu boa resposta. "É a vantagem de ter um plantel tão excepcional e jogadores jovens de qualidade", apontou o técnico, que elogiou a solidez defensiva e o ter chegado cedo a um confortável 5-1 frente a uma equipa que esteve muito bem em todas as pistas.
Zé Miranda esteve em destaque com três golos e uma assistência, mas Edu reforçou que nunca particulariza. "Fez uma partida fantástica, mas os outros também", realçou, vincando que os golos acabam por ser um detalhe. O treinador preferiu elogiar a aposta do clube na modalidade, relevando o facto do Benfica ter duas equipas na Final Four das mais importantes competições. "É um dado espectactular", vincou. A equipa feminina joga a 26 e 27 de Abril em Palau-solitá i Plegamans a decisão da Champions League Women.
Perspectivando a Final Four de 10 e 11 de Maio, e antes de conhecer o adversário, Edu Castro preferia que "perdessem os dois". Gracejando, recordou que Porto e Oliveirense foram as duas únicas equipas com quem o Benfica perdeu este ano, e pelo mesmo resultado de 3-2.
A decisão em Matosinhos será a sexta consecutiva em Portugal. Nesta sequência, Edu Castro a até venceu na primeira visita, pelo Barcelona, em 2018, no Dragão Arena, mas não voltaria a lograr o título, e foi muito crítico de ter de jogar sempre em Portugal. E agora? Brincando, mantém o tom crítico. "Agora, gostaria que fosse no Sul de Portugal".
A viver por dentro o Hóquei em Patins em Portugal, Edu celebra que este ano seja em Portugal, mas ainda falta muito tempo. "Há que chegar bem" e, antes do fim-de-semana da Final Four europeia, o Benfica recebe o Braga, desloca-se a Tomar e, já depois da pausa pascal, a Viana. Depois, recebe a Sanjoanense e, com uma Final Four da Taça de Portugal pelo meio, fecha a fase regular em Valongo com potenciais cinco jogos em 11 dias.
Entretanto, não há previsão para o regresso de Roberto e Pau. Antes da Semana Santa, não deverá ser, lamentou o técnico.
Sábado, 5 de Abril de 2025, 10h34