Valongo, Juventude de Viana e Tomar vencem

Naquela zona da classificação muito povoada entre os 6º e 13º lugares, Valongo, Juventude de Viana e Tomar lograram importantes três pontos. Destaque para a vitória vianense, que lhes permite sair da zona de descida.

Valongo, Juventude de Viana e Tomar vencem

Apenas seis pontos separam o 6º lugar do Juventude Pacense e o 13º do Riba d'Ave e a luta pela manutenção - como objectivo primordial - está ao rubro. Este sábado, Valongo, Juventude de Viana e Tomar venceram, somando importantes três pontos.

O Valongo venceu o Riba d'Ave por 4-1, igual diferença àquele com que os ribadavenses tinham vencido na primeira volta, então por 5-2.

Miguel Moura adiantou os valonguenses aos três minutos, em superioridade numérica depois de Francisco Abreu ter visto o azul e Kyllian Gil não ter conseguido bater Álvaro Shehda de livre directo.

O Riba d'Ave, abaixo da linha de água, igualou por Franco Pósito a seis minutos do intervalo, mas, antes do descanso, Carlitos infligiria um duro golpe, marcando com apenas dois segundos no marcador.

Se a missão da equipa de Raul Meca já era complicada, mais complicada ficaria antes de estarem cumpridos cinco minutos, com João Lima a ampliar para 3-1.

Depois de sobreviver a inferioridade por azul a Nery, o Riba d'Ave procurou sempre reduzir. Bruno Dinis e Pósito desperdiçaram livres directos, com "Guga" Bento a defender tudo. Não marcando, os ribadavenses sofreram o quarto golo, com João Almeida a surgir oportuno, a oito minutos do final. A equipa minhota persistiu em busca do golo, mas, perante a exibição segura de Guga, sem sucesso.

"Desforra" vianense

A Juventude de Viana, com "obrigação" de vencer na recepção ao lanterna-vermelha e já despromovido Murches, triunfou por 7-4, mas só na segunda parte resolveu o jogo.

A equipa de André Torres desperdiçou um livre directo antes de estarem cumpridos três minutos depois de azul a Rafa Lourenço, mas, aos nove minutos, Futuro abriria mesmo o marcador para os vianenses.

Estando por cima no jogo, a Juventude de Viana não teve a intensidade necessária para desequilibrar mais o marcador e o Murches foi crescendo, ganhando mais duelos e, no derradeiro minuto da primeira parte, Zé Costa bateu Mati Bridge para a igualdade.

O Murches só soma uma vitória no campeonato e foi contra a Juventude de Viana. No entanto, o golo não abalou os vianenses. Ou, pelo menos, Gabriel Silva.

O atacante da Juventude de Viana marcou por duas vezes nos três primeiros minutos da etapa complementar e, aos oito e meio, chegava ao hat-trick para um 4-1 que dava um conforto à sua equipa, reforçado, pouco depois, pelo quinto tento, de Pedro Batista.

A meio desta segunda parte, Gabriel Silva selava um póquer e a Juventude de Viana descansou. No brio da equipa de Pedro Nunes, André Gaspar reduziu pouco depois, Diogo Neves fez o 6-3 e Gaspar voltaria a marcar, mas já depois de Joaquin Fernandez ter feito o sétimo dos vianenses.

Tomar vence no Pico

Na pista do Candelária, o jogo começou dividido, com os guarda-redes Miguel Rocha (que vai ao Europeu de Sub-23 com o valonguense Guga) e António Marante a evitarem o golo na fase mais aberta da partida.

Aos 10 minutos, Filipe Almeida viu azul. E outro por protestos. Na soberana oportunidade, Martim Leite transformou o livre directo em golo. O Tomar continuava em inferioridade, mas os picarotos não conseguiram capitalizar noutro tento.

Em vantagem, a equipa de Pedro Afonso baixou linhas, não se conseguindo libertar da pressão tomarense. Mas lograria segurar a vantagem até ao intervalo.

Na etapa complementar, aos cinco minutos, Rui Ramos viu azul - muito contestado, não parecendo haver sequer falta - e nova oportunidade de bola parada valeu novo golo. Gonçalo Neto não enjeitou e igualou o marcador, mantendo-se a pressão tomarense, consentida mas quase asfixiante, até que Filipe Almeida fez o segundo para a equipa de Nuno Lopes, aos 10 minutos. O remate terá desviado em Pedro Martins, motivando acrescidos protestos dos picarotos.

O Candelária libertou-se em busca da igualdade, criando crescente perigo. Na retina, fica uma incrível perdida de Joel Martin, entre muitas situações aflitivas para a defensiva do Tomar.

Na sua pressão, o Candelária chegava à 10ª falta a dois minutos do fim. Desta feita, Neto não marcou, em lance que podia "matar" o jogo e, de pronto, Miguel Rocha saiu para o ataque a cinco. Os de Pedro Afonso tentaram tudo, mas o empate não surgiu. Apanhado pontualmente pela Juventude de Viana, o Candelária baixa para a zona de descida com quatro partidas por disputar.

Este domingo, realizam-se as restantes quatro partidas desta 22ª jornada, com destaque para o Clássico entre Sporting e Óquei de Barcelos no João Rocha, mas também para a deslocação do Porto a São João da Madeira.

22ª jornada

Valongo 4-1 Riba d'Ave • 5.Abr

Juv. Viana 7-4 Murches • 5.Abr

• Candelária 1-2 Tomar • 5.Abr

• Benfica vs. Braga • 6.Abr, 17h

• Sanjoanense vs. Porto • 6.Abr, 17h

• Sporting vs. Óquei de Barcelos • 6.Abr, 18h30

• Juv. Pacense vs. Oliveirense • 6.Abr, 19h

Classificação

1º Sporting¹ (55 pontos), 2º Benfica¹ (51), 3º Porto¹ (51), 4º Óquei de Barcelos¹ (45), 5º Oliveirense¹ (39), 6º Juv. Pacense¹ (25), 7º Valongo (25), 8º Tomar¹ (24), 9º Braga² (23), 10º Sanjoanense² (22), 11º Juv. Viana (20), 12º Candelária (20), 13º Riba d'Ave¹ (19), 14º Murches (5)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Duelos da Final Four da Taça definidos, com dérbi maior nas 'meias'

Duelos da Final Four da Taça definidos, com dérbi maior nas 'meias'

Foram sorteados os duelos das meias-finais das Taça de Portugal e Taça de Portugal Feminina para as Final Four que se disputam em Famalicão. No masculino, há 'Dérbi Capital' entre Benfica e Sporting na meia-final.

Óquei de Barcelos vence Sporting e perseguidores aproximam-se do líder

Óquei de Barcelos vence Sporting e perseguidores aproximam-se do líder

Com uma excelente exibição colectiva e de Conti Acevedo, o Óquei de Barcelos impôs ao Sporting a primeira derrota da temporada no João Rocha. Aproveitam Benfica e Porto que, com vitórias sobre Braga e Sanjoanense, ficam a um ponto dos leões.

World Skate Europe
Alcoi vence WSE Trophy

Alcoi vence WSE Trophy

Depois de afastar o anfitrião da Final Four, o Alcoi venceu o Coutras na final e é o primeiro campeão da WSE Trophy. Os espanhóis venceram por 4-2, com um bis de Gonzalo Pérez.

«Não vou deixar de pagar aos meus jogadores para pagar à federação»

«Não vou deixar de pagar aos meus jogadores para pagar à federação»

No final da partida entre Juventude de Viana e Murches, o presidente vianense Jorge Longarito desabafou à Viana TV sobre as recentes multas aplicadas pelo Conselho de Disciplina. 'Vamos jogar para Espanha, sei lá'.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 6 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 6 de Abril de 2025

6 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' na WSE Trophy e no Campeonato Placard. A WSE Trophy será discutida entre Coutras e Alcoi, na primeira final na prova. No campeonato, há Clássico entre Sporting e Óquei de Barcelos.

World Skate Europe
Coutras e Alcoi na final da primeira WSE Trophy

Coutras e Alcoi na final da primeira WSE Trophy

Coutras e Alcoi vão disputar, este domingo, a primeira final da nova WSE Trophy. Os gauleses deixaram pelo caminho os helvéticos do Biasca, e os espanhóis recuperaram de desvantagem e venceram o anfitrião Follonica nas grandes penalidades.

«É a vantagem de ter um plantel tão excepcional»

«É a vantagem de ter um plantel tão excepcional»

No rescaldo da vitória e apuramento para a Final Four, Edu Castro elogiou a qualidade e a solidez defensiva do Benfica no superar de ausências importantes. Antes crítico das sucessivas Final Four em Portugal, agora celebra o facto.

Xavi Cardoso dá o 'salto' em Itália

Xavi Cardoso dá o 'salto' em Itália

Um par de meses em Itália, ao serviço do Giovinazzo, foi suficiente para Xavi Cardoso convencer o Bassano a apostar nele para objectivos maiores. Na próxima temporada, será reforço dos 'giallorossi' de Alessandro Bertolucci.

Dia de Jogo: 5 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 5 de Abril de 2025

5 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' na WSE Trophy e no Campeonato Placard. Na mais recente prova europeia de clubes, serão conhecidos os finalistas, enquanto no campeonato há 'luta' pela manutenção e play-off.