'Jackpot' de 200 mil euros
A Federação de Patinagem de Portugal anunciou o prolongamento da parceria com o Placard, que continuará a dar o nome ao principal campeonato português até 2026. Um importante 'jackpot' para as contas federativas.

O principal campeonato português de Hóquei em Patins, o Campeonato Nacional da I Divisão, continuará a ser Campeonato Placard, pelo menos, até 2026.
A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) anunciou na passada semana o renovar da parceria com o Placard, marca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para o naming do campeonato que é "vendido" e publicitado como "O Melhor Campeonato do Mundo".
Desde 2022 que o principal campeonato português é Campeonato Placard. O contrato agora assinado prevê uma contrapartida de 200 mil euros para o assegurar do naming esta temporada e na próxima.
Para os 14 clubes do Campeonato Placard, está prevista para 2025 a distribuição de um valor total compensatório pelo naming de 21 mil euros, igual a 2024. Na rúbrica de "outros gastos" da federação, em 2024 esta compensação "concorreu" com a aquisição de material (cerca de 26 mil euros) e a Gala federativa (20 mil euros).
Recorde-se que os patrocínios desportivos da Santa Casa estiveram na ordem do dia da sociedade portuguesa em 2023, quando várias federações desportivas foram avisadas da necessidade de rever o plano de patrocínios, com a "ameaça" de que o apoio financeiro, para além dos contratos que estavam em vigor, não estaria assegurado.
No entanto, esta importante fonte de receitas para as federações, com apoio governamental, tem-se mantido. O contrato assinado com a FPP segue os moldes daquele assinado com a Federação de Andebol de Portugal, este por 250 mil euros, mas contemplando o naming do Campeonato Nacional "Placard Andebol 1" e ainda da Taça de Portugal Placard e da Supertaça Ibérica Placard.
Terça-feira, 8 de Abril de 2025, 13h32