O 'eterno capitão' regressa, e não chega sozinho
No jantar de aniversário dos 110 anos do Tomar, o clube tinha duas prendas para os adeptos. Dois anos depois, Ivo Silva regressa ao Tomar, terminando uma aventura de duas épocas em Itália. E traz Julian Tamborindegui consigo.

O Tomar celebrou 110 no passado mês de Fevereiro e organizou este sábado um jantar comemorativo. Nos habituais discursos, o presidente Ricardo Cardoso "desembrulhou" duas prendas para os sócios e adeptos do clube da cidade templária. Ivo Silva e Julian Tamborindegui, ambos do Bassano, serão reforços na próxima época.
Ivo Silva regressa ao Tomar depois de dois anos em Itália.
Capitão de largos anos dos tomarenses, Ivo partiu em 2023 para uma aventura transalpina, depois de consumar o maior feito do emblema da margem do Nabão: a conquista da Taça de Portugal. Na hora da despedida, desejou que fosse um "até já". E será.

Sem ter antes conhecido outro clube como sénior que não o Tomar, Ivo viveu, na Serie A1, duas temporadas distintas.
Na primeira, houve promessas de investimento, mas faltaram reforços. Os "giallorossi", que começaram a temporada com Miguel Viterbo ao leme e terminaram com Roberto Zonta, terminaram em 9º na fase regular. Ainda assim, Ivo conseguiu o assinalável registo de 21 golos em 25 jogos.
Nesta segunda época, o Bassano apostou forte em Alessandro Bertolucci para o comando técnico. Mas, apesar de várias mudanças no plantel, Ivo Silva continuou. Esta época, somou 20 golos na fase regular e o Bassano terminou em 4º, com 54 pontos, menos quatro que o Lodi. Segue-se o play-off, com um duelo com o Follonica nos quartos-de-final.
Gonçalo Neto (para o Braga), Guilherme Silva (Trissino) e Lucas Honório (Valdagno) são saídas certas no grupo às ordens de Nuno Lopes. Para reforçar a equipa, chega então Ivo, que completa 35 anos em Junho, regressando àquela que fora a sua casa de sempre depois de um percurso inicial na Gualdim Pais. E não chega sozinho.
Cinco anos depois, enfim Tamborindegui
Do Bassano para o Tomar, Ivo Silva levará o atacante Julian Tamborindegui. O internacional argentino de 30 anos já fora notícia em 2020 como reforço dos tomarenses, mas, com os vistos complicados em virtude das medidas restritivas na pandemia da CoViD-19, as sucessivas tentativas de viagem para Portugal goraram-se.
Em 2021, cumpria o sonho de jogar na Europa, reforçando os italianos do Monza. Apontou 23 golos em 32 jogos na primeira época, 38 em 30 partidas em 2022/23 e 33 em 29 presenças na temporada passada. Esta época, no Bassano, com menos minutos, soma 13 golos, ficando na retina uma série de seis partidas consecutivas entre Dezembro e Janeiro sempre a marcar.

Sábado, 12 de Abril de 2025, 23h53