Champions League Women decide-se este fim-de-semana
Quatro emblemas já consagrados tentam este fim-de-semana voltar a vencer a mais importante prova feminina de clubes. Em Palau-solità i Plegamans, estarão os vencedores das últimas quatro edições concluídas e o 'intrometido' Benfica.

Palau-solità i Plegamans recebe, este fim-de-semana, pela segunda vez na história da principal competição europeia feminina de clubes, a decisão. Desta vez, em Final Four, depois da improvisada Final Eight pós-pandemia de 2021. Então, venceu a equipa da casa, o Palau, que agora desejará que o "factor casa" volte a ser decisivo.
Na Final Four da presente edição da Champions League Women, estão nada menos que os vencedores das últimas quatro edições concluídas. O Fraga, que é detentor do troféu depois do triunfo em 2024, o Gijón, que vencera em 2023, e o Palau, campeão em 2022 e 2021. E também o Benfica, que procura repetir o histórico título de 2015.
Nas meias-finais, o anfitrião Palau defronta o Benfica. Duas vezes campeão europeu e vigente campeão espanhol, o Palau é actualmente 4º classificado da OK Liga, em igualdade pontual com o Vila-Sana, 3º, que, já se sabe, "roubará" a goleadora Aina Florenza no próximo defeso para o seu ambicioso - mas pouco ganhado - projecto.
O Benfica continua a dominar totalmente em Portugal. Esta temporada soma vitórias em todos os jogos disputados e já tem no museu mais uma Elite Cup e mais uma Supertaça. O desafio, é vencer na Europa. Ou melhor, voltar a vencer, depois do troféu conquistado em 2015.
As águias têm marcado presença em vários fins-de-semana decisivos e até estiveram na final em 2018, mas a taça acaba invariavelmente em Espanha. De resto, nas 17 edições já concluídas, aquela de 2015 permanece como a única que não acabou em mãos espanholas.
Na outra meia-final, Gijón e Fraga. Recordista e vigente campeão. Os dois mais bem classificados na OK Liga.
O Gijón soma seis conquistas na Champions League, tantas como o Voltregà. Venceu em 2007, 2009, 2010, 2012, 2018 e, já com a portuguesa Ana Catarina Ferreira, em 2023. O Fraga venceu na pretérita temporada, logo na sua primeira participação.
Na OK Liga, estão separados com um ponto. O Fraga tem 55 e o Gijón 54, mas a equipa asturiana tem menos um jogo.
Nas asturianas, destaque para Sara Roces, melhor marcadora da OK Liga com 36 golos, mais três que Florenza, e futura jogadora do Benfica. Nas aragonesas, destaque para a "maestra" Adriana Gutiérrez.
A última dança europeia de Adri
Adriana Gutiérrez anunciou o pendurar de patins no final da temporada. Outra vez. Mas, desta vez, com 40 anos cumpridos, deverá ser de vez.
Cinco vezes campeã do Mundo pela Argentina, Adri foi quatro vezes campeã europeia de clubes. Venceu em 2016, 2017 e 2019 pelo Voltregà e, na última edição, pelo Fraga, em mais uma página dourada de uma carreira brilhante.
Esta Final Four será a sua última aparição europeia, mas, já no mês de Maio, viaja até San Juan para disputar o Mundial de Clubes Feminino e depois há ainda OK Liga e Copa de la Reina para vencer.
Meias-finais
• MF2 • Palau vs. Benfica • 26.Abr, 13h
• MF1 • Gijón vs. Fraga • 26.Abr, 16h
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 26.Abr, 12h15
Horário das partidas na hora local.
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 17h50