Benfica vence em Viana e 'morde calcanhares' ao líder
Com um triunfo em Viana, o Benfica fica a um ponto do Sporting antes de uma jornada em que os leões se deslocam ao Dragão Arena. Depois da derrota, os vianenses terão jogo pela 'sobrevivência' frente ao Tomar, que perdeu em Barcelos.

Em mais duas partidas da 24ª jornada, ambas no Minho, sorriram Benfica e Óquei de Barcelos. As águias venceram em Viana por 0-5 e os barcelenses receberam e venceram o Tomar por 3-2.
Na "Princesa do Lima", Pau Bargalló regressou aos convocados de Edu Castro, e logo para a titularidade. No entanto, ao indisponível Roberto Di Benedetto juntou-se Zé Miranda, sendo as ausências colmatadas pelas chamadas dos, tal como Miranda, campeões da Europa de Sub-23, Martim Costa e Viti.
O Benfica colocou intensidade na partida, mas os vianenses organizavam-se bem defensivamente e Matias Bridge mostrava segurança. Até que, na recta final desta primeira parte, o jogo "se virou" contra a equipa de André Torres.
A três minutos e meio do intervalo, após um corte no chão, João Rodrigues dispôs de uma grande penalidade, mas não conseguiu bater Matias Bridge. Meio minuto volvido, Joaquin Fernandez viu azul por agarrar Diogo Rafael. Pau Bargalló também não conseguiu bater o guardião argentino, mas, na superioridade numérica, Diogo Rafael serviu tenso para o desvio de João Rodrigues, no único tento da primeira metade do jogo.
Na segunda, a vantagem do Benfica ganhou expressão. Mantendo a toada ofensiva, o Benfica ampliou antes de estarem cumpridos cinco minutos, com Nil Roca a aproveitar a sobra de uma iniciativa de Bargalló para fazer o segundo. E, quatro minutos volvidos, Gonçalo Pinto, num remate colocado, assinou o terceiro.
A Juventude de Viana ressentia-se decisivamente da desvantagem. Mais um minuto e mais um golo, numa bela arrancada de Nil, e outros dois minutos volvidos e, numa jogada que foi tão característica do Barcelona, Pau Bargalló serviu das costas da baliza para o remate de primeira de João Rodrigues.
A vencer de mão cheia, com 13 minutos para jogar, o Benfica controlou o jogo, com tempo para Martim e Viti ainda somarem mais uns minutos pela equipa principal.
O Benfica mantém-se no encalce do Sporting, a um ponto, sendo que os leões jogam domingo no Dragão Arena. Para os vianenses, no mesmo dia, haverá autêntica final na recepção ao Tomar, que esta quinta-feira 3-2.
Óquei de Barcelos vence em Viana
Em Barcelos, Rui Neto não contou com Pol Manrubia nem Poka e viu o Tomar entrar mais intenso e pressionante, em busca da vitória que lhe faltava para selar a manutenção, mas seriam os barcelenses a inaugurar o marcador, a meio da primeira parte, por Santi Chambella, num remate forte sobre a esquerda.
O jogo mudou, com o Óquei de Barcelos a ganhar ascendente e a vantagem tangencial ao intervalo era lisonjeadora para os tomarenses.
Na etapa complementar, depois do descanso ter sido bom conselheiro, o Tomar voltou a entrar melhor e, aos quatro minutos, Xanoca desviava na área para a igualdade. No entanto, a equipa de Nuno Lopes não conseguiria embalar no golo apontado.
Dois minutos volvidos, Xanoca via azul e, apesar de Danilo Rampulla não conseguir transformar o livre directo, a inferioridade numérica fez mossa. Aos 10 minutos, Rampulla redimia-se e fazia mesmo o segundo.
No entanto, se não embalara com o golo marcado, o Tomar também não desanimaria no golo sofrido. Estaria apenas minuto e meio em desvantagem, com Lucas Honório, herói maior da conquista portuguesa no Europeu de Sub-23, a marcar.
Com tudo em aberto, houve oportunidades de um lado e de outro, acabando por ser uma bola parada a desequilibrar. A dois minutos e meio do fim, Miguel Rocha fez, de grande penalidade o 3-2.
Para completar esta 24ª jornada, ficam a faltar duas partidas, a disputar esta sexta-feira. A Sanjoanense recebe o Braga e o Valongo tem a visita do Murches.
24ª jornada
• Juv. Pacense 2-1 Porto • 16.Abr
• Sporting 6-1 Riba d'Ave • 19.Abr
• Candelária 2-2 Oliveirense • 23.Abr
• Juv. Viana 0-5 Benfica • 24.Abr
• Óquei de Barcelos 3-2 Tomar • 24.Abr
• Sanjoanense vs. Braga • 25.Abr, 18h
• Valongo vs. Murches • 25.Abr, 21h
Classificação
1º Sporting (61 pontos), 2º Benfica (60), 3º Porto (57), 4º Óquei de Barcelos (52), 5º Oliveirense (40), 6º Juv. Pacense (31), 7º Tomar (27), 8º Braga¹ (26), 9º Valongo¹ (25), 10º Riba d'Ave (25), 11º Sanjoanense¹ (25), 12º Candelária (22), 13º Juv. Viana (20), 14º Murches¹ (5)
¹ menos um jogo
Horário das partidas na hora local.
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 23h05