Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Um empate no Pico, frente ao já despromovido Candelária, foi suficiente para o Porto segurar o 3º lugar no final da fase regular. Os dragões defrontam agora Juventude Pacense, ao passo que Óquei de Barcelos tem duelo marcado com a Oliveirense.

Porto segura 3º lugar com empate no Pico

Na derradeira jornada, a primeira decisão do que faltava decidir foi a do 3º lugar. O Porto chegava a esta jornada com três pontos de vantagem sobre o Óquei de Barcelos e, em caso de derrota - e vitória barcelense -, ficava à mercê da diferença de golos. Um empate a três dos dragões "resolveu", por si só, a questão antes que terminasse o mais demorado jogo entre Óquei de Barcelos e Riba d'Ave.

O Candelária, já despromovido, quis dar um derradeiro ar da sua graça. Pedro Rocha inaugurou aos cinco minutos e o Porto só logrou igualar no último minuto da primeira parte, por Hélder Nunes.

Na segunda parte, Gonçalo Alves colocou os dragões na frente aos nove minutos, mas, de pronto, Rui Ramos repôs a igualdade. Um livre directo permitiria a Carlo Di Benedetto fazer o 2-3, mas, na despedida da categoria máxima apenas um ano depois, o Candelária de Pedro Afonso lograria o empate a três com poucos segundos por jogar por Martim Leite.

Em Barcelos, o Riba d'Ave, que estava na luta pelo playoff, começou a ganhar com um livre directo de Franco Pósito, mas - enquanto o Porto passava por dificuldades no Pico - a equipa de Rui Neto virou para 4-1, com um hat-trick de Pedro Silva e um golo de Miguel Rocha.

Na reviravolta portista, o Óquei de Barcelos, sem nada a ganhar, relaxou. Gustavo Pato reduziu ainda na primeira parte e, nos derradeiros cinco minutos, Pato e Pósito voltaram a marcar para o empate final a quatro.

O Porto, em 3º, terá pela frente nos quartos-de-final um Juventude Pacense de má memória. A equipa de Hugo Azevedo já venceu no Dragão Arena, para a Taça de Portugal, e em Paços de Ferreira, na segunda volta do campeonato.

O Óquei de Barcelos tem um duelo com a Oliveirense já "habitual". Em cinco edições do playoff pós-pandemia, é a terceira vez que as duas equipas se defrontam nos quartos-de-final.

26ª jornada

• Candelária 3-3 Porto • 4.Mai

Sanjoanense 2-1 Juv. Viana • 4.Mai

• Valongo 3-9 Benfica • 4.Mai

• Juv. Pacense 2-2 Braga • 4.Mai

Sporting 7-2 Murches • 4.Mai

• Óquei de Barcelos 4-4 Riba d'Ave • 4.Mai

• Tomar 2-2 Oliveirense • 4.Mai

Classificação

1º Benfica (66), 2º Sporting (65 pontos), 3º Porto (59), 4º Óquei de Barcelos (56), 5º Oliveirense (41), 6º Juv. Pacense (35), 7º Sanjoanense (31), 8º Tomar (31), 9º Riba d'Ave (29), 10º Valongo (29), 11º Braga (28), 12º Candelária (23), 13º Juv. Viana (20), 14º Murches (5)

Quartos-de-final

À melhor de três, a 17, 21 e 25 de Maio.

• QF1 • Benfica vs. Tomar

• QF2 • Sporting vs. Sanjoanense

• QF3 • Porto vs. Juv. Pacense

• QF4 • Óquei de Barcelos vs. Oliveirense

Meias-finais

À melhor de cinco, a 28 de Maio, 1, 4, 7 e 10 de Junho.

• MF1 • Vencedor QF1 vs. Vencedor QF4

• MF2 • Vencedor QF2 vs. Vencedor QF3

Final

À melhor de cinco, a 14, 18, 22, 25 e 29 de Junho.

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar no playoff

Sanjoanense e Tomar ficam com as duas últimas vagas no playoff. A equipa de São João da Madeira venceu, e os tomarenses empataram com a Oliveirense e tiveram de esperar pelo fim do jogo do Riba d'Ave, que ficou a um golo de um golpe de teatro.

Benfica termina fase regular no topo

Benfica termina fase regular no topo

Com uma goleada em Valongo, o Benfica carimbou o 1º lugar. Um feito importante, dado que, com público, o vencedor da fase regular acabou sempre campeão. As águias defrontam o Tomar e o Sporting, que também venceu, defronta a Sanjoanense.

AFP Giovinazzo @ facebook
Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

Giovinazzo cai nos quartos-de-final, numa caminhada para recordar

O Giovinazzo de Francisco Veludo e Xavi Cardoso 'caiu', este sábado, nos 'quartos' do playoff da Serie A1. Da luta pela permanência a um lugar nas provas europeias, foi uma época acima das expectativas da equipa mais 'deslocada' da prova.

Sporting Clube de Portugal @ Instagram
A que faltava

A que faltava

Ângelo Girão vai despedir-se do Sporting ao fim de 11 temporadas, sendo fundamental em inúmeras conquistas e vencendo quase todas as provas. Das mais importantes, faltava a Taça de Portugal. Já está.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 4 de Maio de 2025

4 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, com a final entre Fraga e Vila-Sana, e no Campeonato Placard, com o fecho da fase regular. Há luta pelo 1º lugar, pelo 3º e por duas vagas no play-off.

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Hóquei Elite Campus 'para aprender, mais que brincar'

Numa proposta totalmente focada no Hóquei em Patins, o Hóquei Elite Campus de André Centeno regressa para a terceira edição, numa semana única e, na potencialização do treino, com lugares muito limitados.

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

«Saímos deste jogo envergonhados com a actuação da equipa de arbitragem»

A Oliveirense não esquece a final da Taça de Portugal e, após contestação de treinador e jogadores no rescaldo da partida, emitiu um comunicado a visar a arbitragem no lance fortuito sobre Di Benedetto. E não só.

Um modelo alternativo de competição

Um modelo alternativo de competição

Por José Pedro Silva: Este fim-de-semana, termina a fase regular do Campeonato Placard. E, para seis equipas, termina a temporada, seguindo-se um longo período de inactividade lamentado época após época. Porque não outro modelo? Sugiro um.

Final espanhola em San Juan

Final espanhola em San Juan

Fraga e Vila-Sana vão disputar a final do primeiro Mundial de Clubes Feminino, depois de afastarem nas meias-finais, no Aldo Cantoni, as argentinas do Concepción e do Aberastain.

João Pedro Morais / Sporting Clube de Portugal
O último 'borrego'

O último 'borrego'

O Sporting conquistou a Taça de Portugal depois de 34 épocas de interregno, sendo que em nove delas não competiu. Depois de voltar a vencer uma prova europeia, Supertaça, Campeonato e Champions League, a Taça era o 'borrego' que sobrava.

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 2 de Maio de 2025

2 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na World Clubs Cup Women, um Mundial de Clubes feminino que substitui a Taça Intercontinental. Os espanhóis Fraga e Vila-Sana e os argentinos Aberastain e Concepción estão na disputa do troféu.