Raul Meca no Valongo, Jorge Ferreira no Riba d'Ave
Garantida a manutenção e já de 'férias', Riba d'Ave e Valongo, que terminaram com os mesmos pontos, começam a preparar a nova temporada com novos timoneiros. Raul Meca conduzirá os valonguenses e Jorge Ferreira assume os ribadavenses.

A fase regular do Campeonato Placard terminou este domingo e, sem conseguirem o apuramento para o playoff depois de garantirem a manutenção, Riba d'Ave e Valongo já estão numas férias competitivas que se podem prolongar por cinco meses. Mas há muito por fazer para a nova temporada.
Desde logo, há mudanças no comando técnico.
Raul Meca, valonguense de nascimento, deixa o Riba d'Ave, numa saída já anunciada, para pegar no seu Valongo. O técnico de apenas 36 anos realizou um extraordinário trabalho nos ribadavenses, estando em algumas páginas históricas para o clube desde que assumiu o comando técnico em 2020.
Esteve na primeira participação europeia, na WSE Cup, na primeira temporada, e, esta época levou a equipa à Final Four da mesma competição. Em 2021/22, esteve na II Divisão, mas - sempre com uma inabalável confiança da direcção que justificou - agora garantiu que o emblema do Parque das Tílias estará pela primeira vez na História quatro temporadas consecutivas na categoria máxima do Hóquei em Patins português.
Empatando a quatro em Barcelos na derradeira jornada, o Riba d'Ave ficou mesmo a um golo de ir pela segunda vez ao playoff, quando, como na pretérita temporada, andou muito tempo abaixo da linha de água. A resiliência fica como marca destas cinco temporadas de Raul Meca.
Quem não fica, para além de Meca, são - pelo menos - o goleador-mor Franco Pósito, que logrou 26 golos na fase regular, e Folhetas, que o técnico levará consigo para Valongo. A estes, conforme adiantado pelo hoqueiemportugues junta-se Pedro Batista, internacional jovem português, campeão do Mundo de Sub-20 em 2015, que encerra um ciclo de cinco temporadas na Juventude de Viana.
O Valongo teve uma temporada complicada, sob o espectro de uma eventual descida e, em igualdade pontual com o Riba d'Ave mas com desvantagem na diferença global de golos, termina num 10º lugar em que não ficava desde 2019, e já se sabe que a tarefa de Meca não será fácil. Os valonguenses perdem o capitão Francisco Silva (termina carreira) e os jogadores de pista mais influentes: Carlitos e Kyllian Gil vão para o Óquei de Barcelos e João Almeida ruma a Trissino.
Jorge Ferreira em Riba d'Ave
O lugar de Raul Meca em Riba d'Ave será para Jorge Ferreira.
O técnico de 42 anos foi vários anos discípulo de Guillem Cabestany no Porto e, depois de ter estado à frente do Infante Sagres em 2021/22, liderou o Famalicense no Campeonato Placard em duas temporadas.
Sempre adepto do Hóquei em Patins de formação, foi treinador dos Sub-15 do Famalicense e, esta época, dirige os Sub-17 e Sub-19 do Maia, levando ambas as equipas à disputa do Campeonato Nacional.
Segunda-feira, 5 de Maio de 2025, 8h45