Raul Meca no Valongo, Jorge Ferreira no Riba d'Ave

Garantida a manutenção e já de 'férias', Riba d'Ave e Valongo, que terminaram com os mesmos pontos, começam a preparar a nova temporada com novos timoneiros. Raul Meca conduzirá os valonguenses e Jorge Ferreira assume os ribadavenses.

Raul Meca no Valongo, Jorge Ferreira no Riba d'Ave

A fase regular do Campeonato Placard terminou este domingo e, sem conseguirem o apuramento para o playoff depois de garantirem a manutenção, Riba d'Ave e Valongo já estão numas férias competitivas que se podem prolongar por cinco meses. Mas há muito por fazer para a nova temporada.

Desde logo, há mudanças no comando técnico.

Raul Meca, valonguense de nascimento, deixa o Riba d'Ave, numa saída já anunciada, para pegar no seu Valongo. O técnico de apenas 36 anos realizou um extraordinário trabalho nos ribadavenses, estando em algumas páginas históricas para o clube desde que assumiu o comando técnico em 2020.

Esteve na primeira participação europeia, na WSE Cup, na primeira temporada, e, esta época levou a equipa à Final Four da mesma competição. Em 2021/22, esteve na II Divisão, mas - sempre com uma inabalável confiança da direcção que justificou - agora garantiu que o emblema do Parque das Tílias estará pela primeira vez na História quatro temporadas consecutivas na categoria máxima do Hóquei em Patins português.

Empatando a quatro em Barcelos na derradeira jornada, o Riba d'Ave ficou mesmo a um golo de ir pela segunda vez ao playoff, quando, como na pretérita temporada, andou muito tempo abaixo da linha de água. A resiliência fica como marca destas cinco temporadas de Raul Meca.

Quem não fica, para além de Meca, são - pelo menos - o goleador-mor Franco Pósito, que logrou 26 golos na fase regular, e Folhetas, que o técnico levará consigo para Valongo. A estes, conforme adiantado pelo hoqueiemportugues junta-se Pedro Batista, internacional jovem português, campeão do Mundo de Sub-20 em 2015, que encerra um ciclo de cinco temporadas na Juventude de Viana.

O Valongo teve uma temporada complicada, sob o espectro de uma eventual descida e, em igualdade pontual com o Riba d'Ave mas com desvantagem na diferença global de golos, termina num 10º lugar em que não ficava desde 2019, e já se sabe que a tarefa de Meca não será fácil. Os valonguenses perdem o capitão Francisco Silva (termina carreira) e os jogadores de pista mais influentes: Carlitos e Kyllian Gil vão para o Óquei de Barcelos e João Almeida ruma a Trissino.

Jorge Ferreira em Riba d'Ave

O lugar de Raul Meca em Riba d'Ave será para Jorge Ferreira.

O técnico de 42 anos foi vários anos discípulo de Guillem Cabestany no Porto e, depois de ter estado à frente do Infante Sagres em 2021/22, liderou o Famalicense no Campeonato Placard em duas temporadas.

Sempre adepto do Hóquei em Patins de formação, foi treinador dos Sub-15 do Famalicense e, esta época, dirige os Sub-17 e Sub-19 do Maia, levando ambas as equipas à disputa do Campeonato Nacional.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
O último espectáculo do Mago: Adroher termina carreira

O último espectáculo do Mago: Adroher termina carreira

Jordi Adroher, um dos mais refinados jogadores de todos os tempos, um autêntico tratado dos fundamentos, anunciou que pendurará os patins no final da temporada. Será como sempre quis, em casa, no SHUM de Maçanet, e a desfrutar até ao fim.

Víctor Salgado / FC Barcelona
A liderança do costume, apesar da fragilidade europeia

A liderança do costume, apesar da fragilidade europeia

A fase regular da OK Liga acabou com o líder do costume. Apesar da má campanha europeia, o Barcelona foi 1º e tem 'factor casa' para um playoff que tem os 'quartos' definidos. No outro extremo, Vilafranca e Vic são despromovidos directamente.

Hockey Apasionado
Vila-Sana é campeão do Mundo

Vila-Sana é campeão do Mundo

Numa final espanhola, o Vila-Sana da portuguesa Sandra Bento Coelho venceu o Fraga por 3-5 e conquistou o Mundial de Clubes Feminino. Em San Juan, seis dos oito tentos apontados foram argentinos.