A principal decisão europeia
Aproxima-se a Final Four da Champions League, principal prova europeia de clubes. Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia procuram, este fim-de-semana, em Matosinhos, garantir a coroa continental e também um lugar no novo Mundial de Clubes.

Findas as respectivas fases regulares, as categorias máximas de Portugal e Espanha páram no próximo fim-de-semana antes do arranque do playoff. O momento é solene, com a disputa da Final Four da Champions League.
Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025, recebe, no seu Centro de Desportos e Congressos, em estreia em eventos de Hóquei em Patins, a mais importante prova europeia de clubes.
Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia são quatro ex-campeões em busca de nova conquista no Velho Continente. Os dragões já venceram a prova três vezes, a última em 2023, as águias venceram em duas ocasiões, a última em 2016, e os galos e a equipa da capital da cava, somam uma única conquista, há cerca de 35 anos. O Óquei de Barcelos há 34 e o Noia há 36.
As meias-finais jogam-se sábado.
Clássico
Benfica e Porto entram em pista às 12h de Portugal continental. São os maiores rivais do Hóquei em Patins e, em provas oficiais, somam quase 250 duelos. Em provas europeias, vão para o 18º.
Em 1982/83, nos primeiros confrontos europeus, houve dois empates na final da Taça das Taças, com o Porto a levar a melhor nas grandes penalidades na Luz. Venceu o seu segundo troféu consecutivo numa prova que seria extinta em 1996 e que as águias nunca lograram ganhar.
Seguiram-se 15 duelos na principal prova europeia, fosse Taça dos Campeões Europeus, Liga Europeia ou, agora, Champions League. Houve nove vitórias azuis-e-brancas, apenas duas do Benfica e três empates. Mas um dos empates, na final de 2013, a única em que se defrontaram, obrigou a prolongamento, e o Benfica venceu a sua primeira Liga Europeia no então Dragão Caixa, "vingando" a derrota da decisão de 1983.
Dessa final de 2013, adornada com o folclore do "vamos-não-vamos" dos encarnados, voltam a encontrar-se em pista Diogo Rafael e João Rodrigues, que combinaram para o golo de ouro no prolongamento, Pedro Henriques, herói nas bolas paradas nesse fim-de-semana, e Hélder Nunes que, não obstante os seus 19 anos na altura, até marcou um golo.
Nos bancos, reencontram-se Valter Neves e Nelson Filipe, agora "team manager" e treinador-adjunto, respectivamente. Em 2013, coube a Valter, capitão das águias, erguer o troféu, ao passo que Nelson Filipe era guarda-redes dos dragões, ainda que a baliza fosse "pertença" de Edo Bosch.
No pós-pandemia, houve apenas um duelo entre a águia e o dragão, nos quartos-de-final da Final Eight de Viana do Castelo, em 2023. O Porto venceu por 2-4 e caminharia para a conquista do título, 33 anos depois.
Os bilhetes para esta meia-final estão à venda com indicação de "últimos bilhetes" para a bancada de adeptos do Benfica e de "esgotado" para a bancada dos adeptos do Porto.
Pela segunda
Às 15h30 de Portugal continental sobem ao palco Óquei de Barcelos e Noia, em busca da possibilidade de lutarem pela segunda coroa europeia da sua história.
Na Europa, as equipas de Rui Neto e Carlos Cortijo já se defrontaram nove vezes. Houve duas vitórias do Noia nos dois primeiros duelos, na fase de grupos da Liga Europeia de 2007/08, e duas vitórias do Óquei de Barcelos, ambos para a Taça CERS. Em 2014/15, chegando depois os barcelenses às meias-finais, e em 2017/18, quando chegaram à final, mas falharam um inédito "tri" consecutivo.
Em cinco ocasiões, deu empate. Duas vezes para a Taça CERS, entre as duas vitórias barcelenses já referidas, e três nos últimos três confrontos. Primeiro, no Luso, em 2021, na primeira fase de uma improvisada Liga Europeia, no único duelo em campo neutro entre as duas equipas, deu empate a cinco e Pol Manrubia, agora no Óquei de Barcelos, bisou pelos catalães num fim-de-semana que pôs meio mundo atrás dele. Depois, esta época, no Grupo A da fase de grupos, com igualdades a dois em Barcelos e em Sant Sadurní. Equilíbrio máximo na presente campanha.
Os bilhetes para esta segunda meia-final estão à venda com indicação de "últimos bilhetes" para a bancada de adeptos do Óquei de Barcelos, que já terá vários autocarros lotados para o apoio à sua equipa. Para ficar entre os adeptos do Noia, ainda há muitos bilhetes.
A final joga-se domingo, a partir das 16h, e os bilhetes só serão colocados à venda após ser conhecido o desfecho das meias-finais.
Meias-finais
• MF2 • Benfica vs. Porto • 10.Mai, 12h
• MF1 • Óquei de Barcelos vs. Noia • 10.Mai, 15h30
Final
• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 11.Mai, 16h
Horário das partidas na hora local.
Terça-feira, 6 de Maio de 2025, 13h46