A principal decisão europeia

Aproxima-se a Final Four da Champions League, principal prova europeia de clubes. Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia procuram, este fim-de-semana, em Matosinhos, garantir a coroa continental e também um lugar no novo Mundial de Clubes.

A principal decisão europeia

Findas as respectivas fases regulares, as categorias máximas de Portugal e Espanha páram no próximo fim-de-semana antes do arranque do playoff. O momento é solene, com a disputa da Final Four da Champions League.

Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025, recebe, no seu Centro de Desportos e Congressos, em estreia em eventos de Hóquei em Patins, a mais importante prova europeia de clubes.

Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Noia são quatro ex-campeões em busca de nova conquista no Velho Continente. Os dragões já venceram a prova três vezes, a última em 2023, as águias venceram em duas ocasiões, a última em 2016, e os galos e a equipa da capital da cava, somam uma única conquista, há cerca de 35 anos. O Óquei de Barcelos há 34 e o Noia há 36.

As meias-finais jogam-se sábado.

Clássico

Benfica e Porto entram em pista às 12h de Portugal continental. São os maiores rivais do Hóquei em Patins e, em provas oficiais, somam quase 250 duelos. Em provas europeias, vão para o 18º.

Em 1982/83, nos primeiros confrontos europeus, houve dois empates na final da Taça das Taças, com o Porto a levar a melhor nas grandes penalidades na Luz. Venceu o seu segundo troféu consecutivo numa prova que seria extinta em 1996 e que as águias nunca lograram ganhar.

Seguiram-se 15 duelos na principal prova europeia, fosse Taça dos Campeões Europeus, Liga Europeia ou, agora, Champions League. Houve nove vitórias azuis-e-brancas, apenas duas do Benfica e três empates. Mas um dos empates, na final de 2013, a única em que se defrontaram, obrigou a prolongamento, e o Benfica venceu a sua primeira Liga Europeia no então Dragão Caixa, "vingando" a derrota da decisão de 1983.

Dessa final de 2013, adornada com o folclore do "vamos-não-vamos" dos encarnados, voltam a encontrar-se em pista Diogo Rafael e João Rodrigues, que combinaram para o golo de ouro no prolongamento, Pedro Henriques, herói nas bolas paradas nesse fim-de-semana, e Hélder Nunes que, não obstante os seus 19 anos na altura, até marcou um golo.

Nos bancos, reencontram-se Valter Neves e Nelson Filipe, agora "team manager" e treinador-adjunto, respectivamente. Em 2013, coube a Valter, capitão das águias, erguer o troféu, ao passo que Nelson Filipe era guarda-redes dos dragões, ainda que a baliza fosse "pertença" de Edo Bosch.

No pós-pandemia, houve apenas um duelo entre a águia e o dragão, nos quartos-de-final da Final Eight de Viana do Castelo, em 2023. O Porto venceu por 2-4 e caminharia para a conquista do título, 33 anos depois.

Os bilhetes para esta meia-final estão à venda com indicação de "últimos bilhetes" para a bancada de adeptos do Benfica e de "esgotado" para a bancada dos adeptos do Porto.

Pela segunda

Às 15h30 de Portugal continental sobem ao palco Óquei de Barcelos e Noia, em busca da possibilidade de lutarem pela segunda coroa europeia da sua história.

Na Europa, as equipas de Rui Neto e Carlos Cortijo já se defrontaram nove vezes. Houve duas vitórias do Noia nos dois primeiros duelos, na fase de grupos da Liga Europeia de 2007/08, e duas vitórias do Óquei de Barcelos, ambos para a Taça CERS. Em 2014/15, chegando depois os barcelenses às meias-finais, e em 2017/18, quando chegaram à final, mas falharam um inédito "tri" consecutivo.

Em cinco ocasiões, deu empate. Duas vezes para a Taça CERS, entre as duas vitórias barcelenses já referidas, e três nos últimos três confrontos. Primeiro, no Luso, em 2021, na primeira fase de uma improvisada Liga Europeia, no único duelo em campo neutro entre as duas equipas, deu empate a cinco e Pol Manrubia, agora no Óquei de Barcelos, bisou pelos catalães num fim-de-semana que pôs meio mundo atrás dele. Depois, esta época, no Grupo A da fase de grupos, com igualdades a dois em Barcelos e em Sant Sadurní. Equilíbrio máximo na presente campanha.

Os bilhetes para esta segunda meia-final estão à venda com indicação de "últimos bilhetes" para a bancada de adeptos do Óquei de Barcelos, que já terá vários autocarros lotados para o apoio à sua equipa. Para ficar entre os adeptos do Noia, ainda há muitos bilhetes.

A final joga-se domingo, a partir das 16h, e os bilhetes só serão colocados à venda após ser conhecido o desfecho das meias-finais.

Meias-finais

• MF2 • Benfica vs. Porto • 10.Mai, 12h

• MF1 • Óquei de Barcelos vs. Noia • 10.Mai, 15h30

Final

• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 11.Mai, 16h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Miguel dos golos

Miguel dos golos

Miguel Rocha terminou a fase regular do Campeonato Placard como melhor marcador, numa época extraordinária, a sexta ao serviço do Óquei de Barcelos. E chega à Final Four da Champions League também como o mais certeiro da prova.

Michele Brunello
Bis de Tamborindegui fecha quartos-de-final

Bis de Tamborindegui fecha quartos-de-final

No único duelo dos quartos-de-final a ir à 'negra', o Bassano venceu o Follonica de Sérgio Silva com dois golos de Julian Tamborindegui, futuro reforço do Tomar. Nas 'meias', o Bassano defronta o Trissino, e o Forte tem pela frente o Lodi.

O último espectáculo do Mago: Adroher termina carreira

O último espectáculo do Mago: Adroher termina carreira

Jordi Adroher, um dos mais refinados jogadores de todos os tempos, um autêntico tratado dos fundamentos, anunciou que pendurará os patins no final da temporada. Será como sempre quis, em casa, no SHUM de Maçanet, e a desfrutar até ao fim.

Víctor Salgado / FC Barcelona
A liderança do costume, apesar da fragilidade europeia

A liderança do costume, apesar da fragilidade europeia

A fase regular da OK Liga acabou com o líder do costume. Apesar da má campanha europeia, o Barcelona foi 1º e tem 'factor casa' para um playoff que tem os 'quartos' definidos. No outro extremo, Vilafranca e Vic são despromovidos directamente.

Raul Meca no Valongo, Jorge Ferreira no Riba d'Ave

Raul Meca no Valongo, Jorge Ferreira no Riba d'Ave

Garantida a manutenção e já de 'férias', Riba d'Ave e Valongo, que terminaram com os mesmos pontos, começam a preparar a nova temporada com novos timoneiros. Raul Meca conduzirá os valonguenses e Jorge Ferreira assume os ribadavenses.

Hockey Apasionado
Vila-Sana é campeão do Mundo

Vila-Sana é campeão do Mundo

Numa final espanhola, o Vila-Sana da portuguesa Sandra Bento Coelho venceu o Fraga por 3-5 e conquistou o Mundial de Clubes Feminino. Em San Juan, seis dos oito tentos apontados foram argentinos.