Acontece aos melhores

Pedro Alves dos Santos

Girão disse que 'o Benfica, neste momento, é a melhor equipa do mundo', e a maioria concordará. Mas, como o próprio Sporting provou na Taça, as águias não são invencíveis. E voltaram a claudicar na Champions League.

Acontece aos melhores

O Benfica investiu forte em jogadores e equipa técnica para ter, esta época - e talvez nas próximas -, a melhor equipa do Mundo. Será a opinião da maioria e é, por exemplo, a opinião de Ângelo Girão, que o referiu textualmente no rescaldo da conquista leonina.

As partes justificam a convicção. A soma das partes tinha, e tem, de prová-lo em pista.

A temporada começou da melhor maneira. Com vários jogadores no embalo do Campeonato do Mundo, o Benfica venceu categoricamente a Elite Cup, reclamando cedo uma aura de superioridade perante as restantes equipas.

Até à Final Four da Taça de Portugal, a equipa de Edu Castro disputou 43 jogos. Três para a Elite Cup, 25 para o Campeonato Placard, três para a Taça e 12 para a Champions League. Perdeu apenas dois, ambos para o campeonato, no Dragão Arena (num descer à terra num palco "aziago") e na recepção à Oliveirense.

No entanto, o Benfica não perdia tão poucos jogos para o campeonato desde 2017/18, e tal não impediu as águias de vencerem a fase regular. O que tem sido sinónimo de conquista do título no final, mas, mais uma vez, será preciso prová-lo nos momentos decisivos. E, no espaço de 11 dias, o Benfica falhou em dois momentos decisivos.

A 30 de Abril, o Benfica perdeu nas meias-finais da Taça de Portugal, que escapa há 10 anos, frente ao Sporting, por 2-4. A 10 de Maio, noutra meia-final, da Champions League, que foge - tal como a presença na final - há nove anos, perdeu frente ao Porto por 2-3.

Foi notória a incapacidade de criar oportunidades de golo no reagir à adversidade. Não obstante os reforços que chegaram do Barcelona terem excelentes números no campeonato, com 33 golos de Pau Bargalló e 31 de João Rodrigues, Edo Bosch e Ricardo Ares, com opções diferentes, souberam anular o ataque encarnado, o melhor do campeonato. E penalizaram a defesa, a terceira melhor com 55 golos sofridos, aquém, precisamente de dragões (53) e leões (51).

Também vai sendo notório o "peso" da lesão de Roberto Di Benedetto, a ter agora novamente de embalar para um novo "início" de época. E, no condicionamento, e na necessidade de impôr ritmo, estranharam-se em Matosinhos os "poucos" minutos de João Rodrigues, Lucas Ordoñez e Diogo Rafael.

Na exigida regularidade da fase regular, o Benfica cumpriu. Nos cinco campeonatos do pós-pandemia, foi neste que conseguiu menos derrotas (duas contra o mínimo de quatro nas duas últimas épocas) e mais golos (148 contra os 129 de 2022/23). Edu Castro apenas não logrou a melhor defesa, ficando os seus 55 golos sofridos aquém dos 53 da época passada. Mas, recorde-se, essa até acabaria com título azul-e-branco.

Este sábado, o Benfica disputa a primeira partida do playoff, recebendo o Tomar. A conquista da Elite Cup já está muito distante e não sacia os adeptos numa temporada de altas expectativas.

As desejadas Taça de Portugal e Champions League ficaram adiadas e, para a próxima temporada, o Benfica já perdeu a oportunidade de disputar a Taça Continental e, caso não haja um convite de última hora, também não estará no Mundial de Clubes.

Acontece aos melhores, mas devia acontecer menos vezes que aos demais.

Acresce pressão para a conquista do Campeonato.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva vai pendurar os patins aos 41 anos e assumir a prancheta no 'novo' Braga. O campeão do Mundo de 2019 contará no plantel bracarense com uma mão cheia de novas caras, meia equipa nova numa 'mini-revolução'.

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

O Quévert, do português Tomás Cardoso, no masculino, e o Lyon, no feminino, venceram este domingo a Taça de França. Num domingo aziago, o Coutras foi finalista vencido nas duas finais.

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

Esta sexta-feira, o Barcelona retirou a camisola '9' de Sergi Panadero. O jogador catalão conquistou 68 troféus pelos blaugrana em 21 temporadas e junta-se, no topo do Palau, aos já imortalizados Beto Borregán e Aitor Egurrola.

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos venceram Juventude Pacense e Oliveirense, numa ronda de vitórias caseiras. Os barcelenses só selaram o triunfo nas grandes penalidades, ao 18º penálti, já domingo dentro, depois de duas horas e 20 minutos de jogo.

Federação de Patinagem de Portugal
Benfica vence 11ª Taça

Benfica vence 11ª Taça

O Benfica conquistou este sábado a Taça de Portugal Feminina pela 11ª vez consecutiva. As águias venceram na final a Sanjoanense por tangencial 2-1, com golos de Maria Sofia Silva e Aimee Blackman. Catarina Costa marcou para as alvinegras.

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Depois de uma amarga participação na I Divisão na pretérita temporada, o Carvalhos venceu em Espinho este sábado para carimbar o regresso ao convívio dos maiores do Hóquei em Patins luso. O Póvoa disputará o playoff de subida.

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

O Benfica venceu o Tomar por 4-2 e está na frente da eliminatória. As águias transformaram em golo as quatro oportunidades de bola parada de que dispuseram, com Pau Bargalló a marcar três livres directos e João Rodrigues uma grande penalidade.

Poka deu uma mãozinha

Poka deu uma mãozinha

Houve 'batota' do Óquei de Barcelos na Champions ao apresentar-se com dois treinadores. Impossibilitado de ir a jogo, Poka terá dado mais indicações que o próprio Rui Neto e, depois de representar os 'três grandes', é, agora, campeão europeu.

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

17 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a final entre Benfica e Sanjoanense, e no Campeonato Placard, com o primeiro jogo dos restantes três duelos dos quartos-de-final.