Poka deu uma mãozinha
Houve 'batota' do Óquei de Barcelos na Champions ao apresentar-se com dois treinadores. Impossibilitado de ir a jogo, Poka terá dado mais indicações que o próprio Rui Neto e, depois de representar os 'três grandes', é, agora, campeão europeu.

Entre a infelicidade da lesão e o êxtase da vitória, permitimo-nos a graçola: Poka não pode ir a jogo com as duas mãos, mas deu uma mãozinha a Rui Neto.
Para além de Rui Neto, Ricardo Ares, Edu Castro e Carlos Cortijo, houve um "mister", não inscrito, a destacar-se nas indicações no banco. Daniel Oliveira, "Poka", contando a benevolência dos árbitros nas inúmeras vezes que se levantou, pouco tempo terá estado sentado.
Vaiado nos dois dias da Final Four pelos adeptos do Porto, que não esquecem a troca pelo rival Benfica no final da época de 2020/21, o "técnico" de 36 anos deu indicações, corrigiu posições, apontou com serenidade erros da equipa de arbitragem. Na dúvida se foi ouvido, fica a certeza do título barcelense.

Precisamente um mês antes das meias-finais da Champions League, Poka partiu o dedo num treino. Teve de ser operado e colocar uns ferros, que só retirará esta semana para começar a fisioterapia. "Vou tentar chegar a tempo de ajudar", confidenciou, restando-lhe agora esperar que o Óquei de Barcelos chegue à meia-final do campeonato.
Em Matosinhos, já se sabia que não poderia ir a jogo. Mas fez questão de equipar e de estar no banco, e Rui Neto não lhe negou a vontade. Porque uma equipa não são os cinco em pista, porque todos têm o seu papel. E, desta vez, o de Poka foi de quem conhece o jogo, de quem, de posição privilegiada, podia ver o que quem está lá dentro não vê.
Foi treinador, muito jovem, em Gulpilhares. E no Porto esteve à frente de uma equipa de Sub-15. Mas já desejou mais que, depois do stick, viesse a prancheta. "Se me tivesses perguntado há uns anos, diria que sim. Mas nos últimos anos, não me tem atraído tanto", confessou.
Enquanto não chega a hora de decidir, Poka vai somando troféus a um já recheado currículo. Pelo Gulpilhares foi campeão nacional de iniciados, juvenis e juniores. Em 2008, ganhou o Campeonato da Europa de Sub-20.
Representou o Sporting, vencendo a Taça CERS e a Supertaça. Venceu o Campeonato Nacional e mais duas Supertaças pelo Porto. E mais um campeonato pelo Benfica, celebrando nova Supertaça. Depois dos títulos pelos "três grandes", as conquistas pelo "maior" esta época: uma Supertaça - a quinta que festejou - e, agora, a Champions League.

Sábado, 17 de Maio de 2025, 12h37