Poka deu uma mãozinha

Houve 'batota' do Óquei de Barcelos na Champions ao apresentar-se com dois treinadores. Impossibilitado de ir a jogo, Poka terá dado mais indicações que o próprio Rui Neto e, depois de representar os 'três grandes', é, agora, campeão europeu.

Poka deu uma mãozinha

Entre a infelicidade da lesão e o êxtase da vitória, permitimo-nos a graçola: Poka não pode ir a jogo com as duas mãos, mas deu uma mãozinha a Rui Neto.

Para além de Rui Neto, Ricardo Ares, Edu Castro e Carlos Cortijo, houve um "mister", não inscrito, a destacar-se nas indicações no banco. Daniel Oliveira, "Poka", contando a benevolência dos árbitros nas inúmeras vezes que se levantou, pouco tempo terá estado sentado.

Vaiado nos dois dias da Final Four pelos adeptos do Porto, que não esquecem a troca pelo rival Benfica no final da época de 2020/21, o "técnico" de 36 anos deu indicações, corrigiu posições, apontou com serenidade erros da equipa de arbitragem. Na dúvida se foi ouvido, fica a certeza do título barcelense.

Precisamente um mês antes das meias-finais da Champions League, Poka partiu o dedo num treino. Teve de ser operado e colocar uns ferros, que só retirará esta semana para começar a fisioterapia. "Vou tentar chegar a tempo de ajudar", confidenciou, restando-lhe agora esperar que o Óquei de Barcelos chegue à meia-final do campeonato.

Em Matosinhos, já se sabia que não poderia ir a jogo. Mas fez questão de equipar e de estar no banco, e Rui Neto não lhe negou a vontade. Porque uma equipa não são os cinco em pista, porque todos têm o seu papel. E, desta vez, o de Poka foi de quem conhece o jogo, de quem, de posição privilegiada, podia ver o que quem está lá dentro não vê.

Foi treinador, muito jovem, em Gulpilhares. E no Porto esteve à frente de uma equipa de Sub-15. Mas já desejou mais que, depois do stick, viesse a prancheta. "Se me tivesses perguntado há uns anos, diria que sim. Mas nos últimos anos, não me tem atraído tanto", confessou.

Enquanto não chega a hora de decidir, Poka vai somando troféus a um já recheado currículo. Pelo Gulpilhares foi campeão nacional de iniciados, juvenis e juniores. Em 2008, ganhou o Campeonato da Europa de Sub-20.

Representou o Sporting, vencendo a Taça CERS e a Supertaça. Venceu o Campeonato Nacional e mais duas Supertaças pelo Porto. E mais um campeonato pelo Benfica, celebrando nova Supertaça. Depois dos títulos pelos "três grandes", as conquistas pelo "maior" esta época: uma Supertaça - a quinta que festejou - e, agora, a Champions League.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva vai pendurar os patins aos 41 anos e assumir a prancheta no 'novo' Braga. O campeão do Mundo de 2019 contará no plantel bracarense com uma mão cheia de novas caras, meia equipa nova numa 'mini-revolução'.

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

O Quévert, do português Tomás Cardoso, no masculino, e o Lyon, no feminino, venceram este domingo a Taça de França. Num domingo aziago, o Coutras foi finalista vencido nas duas finais.

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

Esta sexta-feira, o Barcelona retirou a camisola '9' de Sergi Panadero. O jogador catalão conquistou 68 troféus pelos blaugrana em 21 temporadas e junta-se, no topo do Palau, aos já imortalizados Beto Borregán e Aitor Egurrola.

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos venceram Juventude Pacense e Oliveirense, numa ronda de vitórias caseiras. Os barcelenses só selaram o triunfo nas grandes penalidades, ao 18º penálti, já domingo dentro, depois de duas horas e 20 minutos de jogo.

Federação de Patinagem de Portugal
Benfica vence 11ª Taça

Benfica vence 11ª Taça

O Benfica conquistou este sábado a Taça de Portugal Feminina pela 11ª vez consecutiva. As águias venceram na final a Sanjoanense por tangencial 2-1, com golos de Maria Sofia Silva e Aimee Blackman. Catarina Costa marcou para as alvinegras.

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Depois de uma amarga participação na I Divisão na pretérita temporada, o Carvalhos venceu em Espinho este sábado para carimbar o regresso ao convívio dos maiores do Hóquei em Patins luso. O Póvoa disputará o playoff de subida.

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

O Benfica venceu o Tomar por 4-2 e está na frente da eliminatória. As águias transformaram em golo as quatro oportunidades de bola parada de que dispuseram, com Pau Bargalló a marcar três livres directos e João Rodrigues uma grande penalidade.

Acontece aos melhores

Acontece aos melhores

Por Pedro Alves dos Santos: Girão disse que 'o Benfica, neste momento, é a melhor equipa do mundo', e a maioria concordará. Mas, como o próprio Sporting provou na Taça, as águias não são invencíveis. E voltaram a claudicar na Champions League.

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

17 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a final entre Benfica e Sanjoanense, e no Campeonato Placard, com o primeiro jogo dos restantes três duelos dos quartos-de-final.