A '9' do Barcelona não será para mais ninguém
Esta sexta-feira, o Barcelona retirou a camisola '9' de Sergi Panadero. O jogador catalão conquistou 68 troféus pelos blaugrana em 21 temporadas e junta-se, no topo do Palau, aos já imortalizados Beto Borregán e Aitor Egurrola.

O sucessor de Tó Neves no comando técnico do Braga será mesmo Jorge Silva, que pendurará os patins. E terá quatro reforços para tentar melhorar o 11º lugar alcançado este lugar.
Jorge Silva despontou afirmou-se na formação do Gulpilhares, sagrando-se duas vezes campeão da Europa de Sub-17, e, em 2003, campeão do Mundo e campeão da Europa de Sub-20. Foi aposta do Porto em 2005.
Representou os dragões em cinco temporadas, esteve duas épocas no Candelária, e regressou para mais seis temporadas de dragão ao peito, conquistando, no conjunto das 11 épocas de azul-branco, sete vezes o Campeonato Nacional, outras tantas a Taça de Portugal, e oito vezes a Supertaça António Livramento.
Em 2018, deixou o Porto rumo à Oliveirense para conquistar mais uma Taça de Portugal, e, aportando o seu cunho de experiência, foi campeão do Mundo em 2019, no Mundial de Barcelona.
Trocou Oliveira de Azeméis por Braga em 2023. Apesar de ter completado 41 anos no passado dia 9, fecha esta última temporada com 12 golos marcados, apenas aquém de António Trabulo, que assinou 17 tentos. Nos "corredores", falou-se mesmo de um hipotético regresso ao Porto no mercado de Inverno para colmatar a longa ausência de Rafa por lesão.
Reconhecido como indiscutível apaixonado e alguém sempre atento à modalidade, tendo convicções e opiniões bem vincadas, sempre se perspectivou que a carreira de Jorge Silva passaria pelos bancos, e é então agora aposta dos bracarenses.
Para além do próprio Jorge Silva, deixarão de ser opção Diogo Seixas (que parte para o Valdagno), Gonçalo Meira (que deverá pendurar os patins) e Miguel Henriques (a caminho da Sanjoanense) e Zé Pedro. São reforços Filipe Fernandes e Gonçalo Neto, que chegam, respectivamente, de Lodi e Tomar, Santi Chambella, que será cedido pelo Óquei de Barcelos, e ainda o catalão Ferran Giménez e Guilherme Magalhães.
Giménez completa 24 anos em Junho, mas há muito que é chamado à equipa principal dos "roiginègres". Esta época, foi chamado por Jordi Garcia a 21 jogos da OK Liga, aos dois da Supercopa e aos três da Copa del Rey, que seria ganha pelo Reus, e ainda às 10 partidas da fase de grupos da Champions League.
Da Juventude de Viana, chega o (ainda mais) jovem Guilherme Magalhães, que completa 20 anos no próximo dia 25. Formado no Campo, juntou-se aos vianenses em 2023 e, agora, depois de assinar 10 golos, o seu trajecto continua na categoria máxima do Hóquei em Patins português.
Para a nova temporada, deverão continuar, agora ás ordens de Jorge Silva, os jogadores de pista António Trabulo, Paulo Pereira e Pedro Mendes e os guarda-redes Diogo Fernandes e Tomás Teixeira.
Domingo, 18 de Maio de 2025, 10h20