Quévert e Lyon vencem 'Coupe'
O Quévert, do português Tomás Cardoso, no masculino, e o Lyon, no feminino, venceram este domingo a Taça de França. Num domingo aziago, o Coutras foi finalista vencido nas duas finais.

O Quévert e o Lyon são os vencedores da Taça de França, no masculino e no feminino, respectivamente.
No masculino, o Quévert venceu a "Coupe" pela sexta vez, repetindo os recentes triunfos pós-pandemia de 2022 e 2024. Desta vez, derrotou o Coutras, que chegou à final pela quarta vez e nunca venceu, por 3-1.
Na final, o Quévert - que este ano disputou a fase de grupos da Champions League - adiantou-se a cinco minutos do intervalo por Facundo Alminana, mas Raul Fernandez igualou antes da ida para o descanso.
A equipa do português Tomás Cardoso voltou a adiantar-se aos 10 minutos da etapa complementar, por Guido Pellizzari (que em Portugal representou o Valença), e, na busca de igualdade pelo Coutras, finalista da estreante WSE Trophy, o triunfo seria confirmado por Arthur Landrin.
O Quévert, que eliminara o campeão francês Saint-Omer nos quartos-de-final, a duas mãos, chegou à partida decisiva depois de vencer o Ploufragan, na reedição da final de 2024, por 2-3, com Tomás Cardoso a assinar o derradeiro golo numa reviravolta da equipa de Cirilo Garcia nos últimos cinco minutos do jogo.
Lyon vence no feminino
Antes de ser derrotado no masculino, o domingo já era aziago para o Coutras, derrotado no feminino pelo Lyon, por 2-1.
A meia-final frente ao Noisy fora exigente, com a final a ser carimbada apenas no prolongamento, com um golo da internacional portuguesa Vânia Ribeiro.
Na final, o Lyon chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com tentos da catalã Ona Castellví e de Mae Debrouver, e o melhor que o Coutras conseguiu foi reduzir, já no último minuto, por Maria Cristina Cumella.
O Coutras venceu as edições de 2022 e 2023, mas perdera a final de 2024, frente ao Nantes. Agora, volta a chegar à final, mas o troféu fica mesmo nas mãos do Lyon.
Domingo, 18 de Maio de 2025, 19h06