Liceo traído pelo seu próprio futuro
No primeiro jogo de equilibrados quartos-de-final do playoff da OK Liga, quase houve surpresa no Palau Blaugrana e o Lleida venceu mesmo na pista de um Liceo mais bem classificado, com os futuros 'verdes' Tombita e Paiva a serem determinantes.

Tombita e Nuno Paiva vão estar às ordens de Juan Copa, no Liceo, na próxima temporada. Na próxima. Este sábado, no primeiro jogo dos quartos-de-final do playoff da OK Liga, o Lleida venceu no Riazor com bis dos dois jogadores.
Foi o único jogo em que a equipa da casa, melhor classificada na fase regular, não venceu.
O Liceo adiantou-se por Bruno Saavedra, mas Fran Torres, "Tombita", jogador cedido por "los verdes", empatou antes do intervalo. Na segunda parte, logo nos primeiros dois minutos, Carballeira marcou e teve resposta de Dario Giménez.
A meio da etapa complementar, Seba Moncusí colocava o Lleida pela primeira vez na frente, mas os argentinos Fabrizio Ciocale e "Tato" Ferruccio viraram o marcador e o Liceo vencia à entrada do último minuto. Mas, em "cinco-para-quatro", Nuno Paiva, descaído sobre a direita, rematou fortíssimo para igualar e levar o jogo para prolongamento.
Logo no arranque do tempo extra, Tombita (por ser sobrinho de Tomba, que jogou, entre outros, no Óquei de Barcelos e no Benfica) voltou a dar vantagem ao Lleida, anulada pelo capitão "liceal" Dava Torres, ainda nos primeiros cinco minutos.
Quando já se esperavam grandes penalidades, novamente no último minuto de jogo, o Liceo mostrou que não aprendeu... O português Nuno Paiva teve espaço, puxou à zona central e selou a vitória da equipa catalã, finalista da Copa del Rey, com mais um remate fortíssimo.

Barcelona precisou de grandes penalidades
No duelo entre o vencedor da fase regular e o 8º classificado, o Barcelona venceu o Alcoi, como esperado. Mas foi preciso desempate por grandes penalidades.
Ferran Formatje, que já anunciou que pendura os patins no final da temporada, inaugurou o marcador a sete minutos do intervalo, mas Alabart e Font viraram antes da ida para o descanso. Sergi Llorca ampliou, já na segunda parte, para 3-1.
Mas ia sendo estragada a festa de homenagem a Sergi Panadero. Gonzalo Pérez, irmão do sportinguista Toni, reduziu a 10 minutos do fim, depois de azul a Matias Pascual, e sobre o apito para final do tempo regulamentar, igualou.
Sem golos no prolongamento, Sergi Aragonès e Sergi Llorca marcaram enquanto nenhum jogador do Alcoi conseguiu bater Sergi Fernandez.
Vitórias de Reus e Igualada
Num dérbi regional, o Reus venceu o Noia por 3-2, com o "alto patrocínio" de Martí Casas, autor de um hat-trick.
Casas marcou no primeiro minuto e, depois de Xavi Aragonés igualar na primeira parte, voltou a dar vantagem ao Reus já na segunda, de livre directo. Jordi Garcia, treinador do Reus, e Aleix Esteller, capitão do Noia, pegaram-se e viram vermelho, mas tal não desconcentrou Martí Casas, que assinaria o 3-1.
Xavi Costa reduziu e Ivan Morales teve soberana oportunidade para igualar num livre directo a dois minutos e meio do fim, mas não conseguiu bater Candid Ballart.
Em Igualada, aconteceu o resultado mais dilatado, mas de forma enganadora. Sem golos na primeira parte, Roger Bars marcou a meio da segunda parte, de livre directo, na 10ª falta do Calafell. Na resposta, em pouco mais de dois minutos, a equipa de Guillem Cabestany viu Sergi Folguera desperdiçar dois livres directos, e Sergi Miras também não conseguir marcar de grande penalidade.
O Calafell não marcava e, já sem guarda-redes, no último minuto, arriscava-se a sofrer. No tudo por tudo, Marc Rouze bisou na baliza deserta para o 3-0 final.
Os segundos jogos destes equilibrados quartos-de-final à melhor de três estão agendados para o próximo fim-de-semana. No sábado, há partidas em Sant Sadurní, Lleida e Calafell e, no domingo, em Alcoi, com a visita do Barcelona à comunidade valenciana.
Quartos-de-final - Jogo 1
• Barcelona 5-3 Alcoi (3-3, 2-0 pen.) • 16.Mai
• Liceo 5-6 Lleida (4-4, 1-2 prol.) • 17.Mai
• Reus 3-2 Noia • 17.Mai
• Igualada 3-0 Calafell • 18.Mai
Quartos-de-final - Jogo 2
• Noia vs. Reus • 24.Mai, 16h30
• Lleida vs. Liceo • 24.Mai, 18h
• Calafell vs. Igualada • 24.Mai, 19h30
• Alcoi vs. Barcelona • 25.Mai, 12h
Horário das partidas na hora local.
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 7h25