Champions League sem qualificação e com Final Eight
A próxima edição da Champions League está desenhada. Agora sem ronda qualificatória, mantém-se a fase de grupos com dois grupos de seis equipas, seguindo-se uma Final Eight para a decisão. As vagas por país estão definidas e já há sete apurados.

O troféu ainda mal arrefeceu nas mãos do novo campeão europeu Óquei de Barcelos, e já se vai preparando a próxima edição da Champions League, principal prova europeia de clubes.
Como é apanágio, há mudanças. Em relação à última temporada, deixa de haver ronda de qualificação, sendo os 12 participantes apurados directamente através das respectivas competições nacionais.
Segundo a participação e pontuação das últimas temporadas, há cinco vagas para equipas portuguesas, quatro vagas para espanholas, duas vagas para italianas e um para o campeão francês.
As 12 equipas serão divididas, por sorteio, por dois grupos, para 10 jornadas, à semelhança do que aconteceu na edição finda. Apuram-se os quatro mais bem classificados de cada grupo para os quartos-de-final, que, nesta próxima edição, fazem parte da festa final ao invés de serem a duas mãos.
A decisão será em Final Eight, como aconteceu em 2023, em Viana do Castelo, então com o Porto campeão. Em 2024, o troféu foi entregue ao Sporting numa Final Four, tal como foi a recente decisão que coroou o Óquei de Barcelos.
Sete vagas já preenchidas, cinco por preencher
Tendo em conta as vagas disponíveis por país, já há sete equipas apuradas para a fase de grupos da próxima Champions League, faltando saber se confirmam a sua inscrição.
Para as cinco vagas portuguesas, e acreditando que o critério (não regulamentado) se mantém pela classificação final do Campeonato Placard, Benfica, Sporting e Porto já estão assegurados. Os leões até podem não passar às meias-finais, mas nesse (pior) cenário terminariam em 5º.
As outras duas vagas para equipas de Portugal serão discutidas - e definidas já este fim-de-semana - entre Óquei de Barcelos, Oliveirense e Sanjoanense. Os barcelenses, actuais campeões, ficarão fora das cinco vagas se perderem frente à Oliveirense e a Sanjoanense ganhar ao Sporting.
Em Espanha, garantem as vagas Barcelona, Liceo e Reus, os três primeiros da fase regular, e o campeão. Se um dos três referidos for campeão, a vaga por definir será do Igualada, vencedor da WSE Cup nas últimas duas edições e 4º na fase regular.
As vagas italianas são duas, e uma já se sabe que será do Trissino em virtude da conquista da Coppa Italia. A outra vaga é para o Lodi se vencer a Serie A1 ou para o Forte, por ter sido 2º na fase regular, caso o Trissino faça a dobradinha. Mas o Forte, em reestruturação, não se deve meter nestas aventuras, e a vaga seria "oferecida" sucessivamente a Lodi, Bassano, Follonica e por aí fora.
A vaga francesa ainda não é certa, mas quase. O título de campeão de Saint-Omer está pendente de uma mera formalidade e pode ser selado este fim-de-semana.
Caso alguma federação abdique de uma ou mais vagas, estas serão, por ordem, entregues a Espanha, França e Portugal.
Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 22h41