Ricardo Ares ruma a Barcelona
David Cáceres vai deixar o Barcelona e o sucessor será Ricardo Ares. O técnico do Porto tem contrato até 2027, mas os dragões facilitarão o regresso à Catalunha. E já trabalham no sucessor.

Apesar de estar na luta pela OK Liga, o Barcelona já trabalha na sucessão de David Cáceres no comando técnico.
Cáceres assumiu o cargo no último defeso, após a saída de Edu Castro para o Benfica, e iniciou a temporada com a conquista da Supercopa, mas, não obstante a vitória na fase regular da OK Liga, a participação na Copa del Rey e, em particular, na Champions League, ficando em 5º no Grupo A, foram uma desilusão e o treinador já foi informado que não continuará para a nova época.
A David, sucederá Ricardo Ares, actual técnico do Porto. O basco de 49 anos está nos dragões desde 2021 e já conquistou duas vezes o Campeonato Nacional, duas vezes a Taça de Portugal e uma vez a Elite Cup, vencendo também a Champions League em 2023 - pondo fim a um jejum de 33 anos e muitas finais perdidas do Porto -, a Taça Continental e a Taça Intercontinental.
Esta época, está "apenas" na luta pela renovação do título de campeão, defrontando o Sporting nas meias-finais do playoff, depois de ter perdido nas meias-finais da Elite Cup frente à Oliveirense, nos oitavos-de-final da Taça, no Dragão, frente ao Juventude Pacense, e nas finais da Supertaça e da Champions League para o Óquei de Barcelos.
Sem troféus, a temporada tem estado aquém da fasquia que o próprio Ricardo Ares colocou bem alta, e é natural que vá pesando o desgaste de quatro temporadas de alta exigência e, principalmente, a distância da família. Tendo contrato até 2027, o Porto deverá facilitar a saída sem contrapartidas, e até o adjunto nos blaugrana já está escolhido. Será Moi Escudero, que jogou, por exemplo, com Ares no Tenerife e que esta época esteve à frente do Rivas na OK Liga Plata, tendo assegurado o regresso à categoria máxima.
O senhor que se segue nos dragões
Entretanto, nos corredores do Porto, vai-se falando de nomes para suceder a Ricardo Ares.
Já foi noticiado o nome de Nuno Lopes, mas, ao que o HóqueiPT conseguiu apurar, o actual treinador do Tomar não será o único na "corrida" a um dos lugares mais apetecidos do Hóquei em Patins actual.
Paulo Freitas, seleccionador nacional, com passado como guarda-redes e treinador dos escalões de formação dos dragões, também está nas cogitações.
Sábado, 24 de Maio de 2025, 20h15