Igualada fecha elenco da próxima Champions League

O Igualada, seis vezes campeão europeu na década de 90, está de volta ao palco maior da Champions League 12 anos depois. Os arlequins apuram-se com 4º classificado na OK Liga e, se não houver (mais) desistências, o elenco da prova está fechado.

Igualada fecha elenco da próxima Champions League

Com o afastamento do Calafell nas meias-finais da OK Liga, ficou definida a derradeira vaga para os 12 que vão disputar a próxima edição da Champions League.

O lugar era para o Calafell caso fosse campeão, mas o Barcelona venceu a série das meias-finais, e carimbou o passaporte do Igualada, rival maior dos blaugrana da década de 90, e 4º classificado na fase regular... um ponto à frente do Calafell.

A confirmarem-se as inscrições, o elenco da principal prova europeia - de 12 equipas, sem ronda de qualificação - está definido. Benfica, Sporting, Porto, Óquei de Barcelos e Oliveirense ficam com as cinco vagas portuguesas, e Barcelona, Liceo, Reus e Igualada com as quatro espanholas.

As duas italianas serão para Trissino e, depois de Forte e Lodi abdicarem, para Bassano. A vaga francesa é para o pentacampeão gaulês Saint-Omer. Um sorteio definirá os dois grupos de seis equipas, das quais as quatro mais bem classificadas de cada grupo avançam para a Final Eight.

O Igualada escreveu a sua história na Champions League, ainda como Taça dos Campeões Europeus e Liga Europeia, a dourado bem vivo, com seis conquistas na década de 90, em 1993, 1994, 1995, 1996, 1998 e 1999.

A última participação na prova data de 2012/13, há 12 anos. Então, num modelo de quatro grupos, apurou-se para os quartos-de-final como 2º no Grupo A, ganho pelo Barcelona e com Candelária e Quévert em 3º e 4º, mas perderia as duas partidas na antecâmara da Final Four por 2-3 e 3-0, frente ao Valdagno de Carlos Nicolia, Pedro Gil e Sérgio Silva.

Nas duas últimas temporadas, Les Comes voltou a viver grandes emoções europeias. Ali, naquele mítico palco, com um fervoroso público, a equipa de Marc Muntané, recheada de jovens valores, venceu as duas últimas edições da secundária WSE Cup. Agora, Les Comes voltará a viver as emoções ainda maiores da Champions League.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Associação Desportiva OH Sports
OH Sports campeã em Sub-23

OH Sports campeã em Sub-23

Dois anos depois, a OH Sports volta a conquistar o Campeonato Nacional de Sub-23. A equipa de Oliveira do Hospital, finalista vencida na pretérita temporada, venceu, na final do playoff, Os Limianos.

Pendente de um segundo

Pendente de um segundo

A presença do Óquei de Barcelos na final está pendente da decisão de um protesto do Benfica. As águias contestaram a entrada de um quinto jogador um segundo antes de cumprido o devido tempo de inferioridade.

A linha que separa

A linha que separa

Por Pedro Alves dos Santos: Entre muitos lances subjetivos, os jogos 4 das meias-finais tiveram dois lances de possível golo que não foram validados. Num jogo de alta velocidade, vai faltando ajuda, técnica e humana, aos árbitros.

Cerdanyola Club d'Hoquei
Cerdanyola regressa à OK Liga, 17 anos depois

Cerdanyola regressa à OK Liga, 17 anos depois

O Cerdanyola confirmou este domingo o regresso à OK Liga, voltando a vencer, numa eliminatória pela última vaga, o Manlleu. Orientado por Diego Mir e capitaneado por Marc Coy, o Cerdanyola volta à elite espanhola 17 anos depois.

Óquei de Barcelos na final

Óquei de Barcelos na final

O Óquei de Barcelos venceu o Benfica e está na final do Campeonato Placard, em busca de um título que escapa há 24 anos. Desde o regresso do playoff, as águias são o primeiro vencedor da fase regular a ficar fora da final.

Turquel campeão da II Divisão

Turquel campeão da II Divisão

Com o primordial objectivo do regresso à categoria máxima, logo um ano depois, já garantido pelas duas equipas, Turquel e Carvalhos discutiram o título de campeão. No desempate por grandes penalidades, a 'sorte grande' saiu ao Turquel.

CD Póvoa - Hóquei em Patins
Póvoa conquista última vaga na I Divisão

Póvoa conquista última vaga na I Divisão

Foram necessárias grandes penalidades para encontrar o derradeiro apurado para a próxima edição do Campeonato Placard. O Póvoa levou a melhor e está de regresso à categoria máxima, 10 anos depois de uma inédita presença.

Porto leva decisão para a 'negra'

Porto leva decisão para a 'negra'

O Porto venceu o Sporting nas grandes penalidades, e a decisão da meia-final será na 'negra', no João Rocha. Gonçalo Alves, com um hat-trick para levar o jogo a prolongamento e dois penáltis convertidos, foi a figura maior dos dragões.

Alex Caparrós / FC Barcelona
Barcelona e Liceo na final da OK Liga

Barcelona e Liceo na final da OK Liga

Dois anos depois, a final da OK Liga volta a ser entre Barcelona e Liceo. Os dois rivais selaram o apuramento em apenas três jogos, vencendo o terceiro nas pistas de Calafell e Reus. 'Los verdes' venceram no prolongamento.

Óquei Clube de Barcelos
Dia de Jogo: 7 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 7 de Junho de 2025

7 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com ‘tudo ou nada’ para Porto e Benfica, a uma derrota de ficarem pelo caminho. Os dragões recebem o Sporting e as águias deslocam-se ao Municipal de Barcelos.