Vila-Sana toma-lhe o gosto e conquista Taça da Rainha

Investidor nas últimas épocas, o Vila-Sana logrou os primeiros troféus nesta. Depois da Supertaça e do Mundial de Clubes, a equipa de Sandra Bento Coelho conquistou este domingo a Copa de la Reina.

Vila-Sana toma-lhe o gosto e conquista Taça da Rainha

O Vila-Sana venceu este domingo a Taça da Rainha, Copa de la Reina, ao derrotar o anfitrião Cerdanyola na final por claros 0-5.

É o coroar da época de afirmação do projecto. Em 2021, houve aposta forte no Hóquei em Patins feminino, sendo o expoente máximo a chegada de "Luchi" Agudo. E o clube não deixou de investir - e na próxima época chegará, por exemplo, Aina Florenza -, mas os troféus tardavam.

Finalmente, esta época, chegaram. Em Outubro, o Vila-Sana conquistou a Supercopa e, no início de Maio, venceu o primeiro Mundial de Clubes. Agora, a equipa onde milita a portuguesa Sandra Bento Coelho, ficou com a Copa.

Depois de vencer o Voltegà por 2-1 nos quartos-de-final e o Palau, campeão europeu, por 1-2 nas "meias", com um golo de Luchi a minuto e meio do final do prolongamento, o Vila-Sana foi demolidor na final.

Victória Porta inaugurou o marcador logo no primeiro minuto e Gimena Gómez ampliou antes de estarem cumpridos 10 minutos. Antes do intervalo, Luchi deixou a sua marca com o 0-3 e o troféu estava praticamente entregue. Logo no arranque da etapa complementar, a jovem Dana Anton, de 19 anos, ampliou, cabendo à capitã Maria Porta fechar as contas, a sete minutos do fim.

Para o Cerdanyola de Juanjo Ferrer fica uma meritória participação.

Depois de ter sido "apenas" 5º na OK Liga - a distantes 14 pontos do 4º... o Vila-Sana -, o Cerdanyola, que conta na estrutura técnica com o português Luís Gomes, aplicou igual 1-3 ao campeão Gijón e ao vice-campeão Fraga para chegar à final da Final Eight que organizou.

No Can Xarau, o Cerdanyola "terminou" com a carreira das históricas Sara Lolo e Adriana Gutiérrez, merecendo particular destaque a despedida da argentina. Adri esteve no Cerdanyola de 2009 a 2011 e, em 2010, num ano em que conquistou também a OK Liga, venceu também a única Copa da história do clube.

Desde 2018 que não há uma vitória do anfitrião da Copa de la Reina, então com triunfo do Vilanova - com, por exemplo, Cata Flores, ex-Benfica, e Daiana Silva, agora no Vila-Sana - e o Vila-Sana é o quarto vencedor diferente em quatro anos, depois das vitórias de Manlleu (2022), Gijón (2023) e Palau (2024).

Mini Copa também para Vila-Sana

Antes da inédita conquista das seniores, mostrando que também na formação há valor na equipa daquela localidade de cerca de 800 habitantes, as Sub-15 do Vila-Sana tinham conquistado a Mini Copa, curiosamente também numa final frente ao Cerdanyola.

O Cerdanyola, dirigido por Diego Mir, técnico da equipa principal masculina que garantiu a subida à OK Liga, adiantou-se com um tento de Mariona Fernandez, mas Ona Berent igualou ainda na primeira parte. Sem golos na segunda, o jogo - e o troféu - foi "desatado" na primeira parte do prolongamento, por Antía González.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Óquei de Barcelos iguala final

Óquei de Barcelos iguala final

O Óquei de Barcelos venceu o Porto na sua 'Catedral' e igualou a final. Os barcelenses foram quase sempre melhores no tempo regulamentar, mas permitiram a igualdade no último minuto. Rocha e Manrubia desequilibraram no prolongamento.

Juntar mais páginas à História

Juntar mais páginas à História

Depois de (mais) uma temporada histórica, o Juventude Pacense tem o plantel definido para atacar nova época, onde, no campeonato, será difícil fazer melhor. Hugo Azevedo continua ao leme, há três reforços e nova participação europeia.

Dia de Jogo: 18 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 18 de Junho de 2025

18 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard. Depois de uma vitória do Porto no Dragão Arena, o Óquei de Barcelos tenta igualar a série no seu Municipal.

Não foi um 'adeus', foi um 'fins ara'

Não foi um 'adeus', foi um 'fins ara'

Guilherme Pedruco anunciou o final da carreira de partida para a Catalunha. Mas em terras catalãs não falta Hóquei em Patins, nem faltou vontade ao Lloret de contar com o guardião português, apontando à subida à OK Liga.

Marc Graupera / FC Barcelona
De meia em meia dúzia, e a um passo do título

De meia em meia dúzia, e a um passo do título

O Barcelona venceu os dois primeiros jogos da final da OK Liga, ambos no Palau Blaugrana, e está a um triunfo do tricampeonato. A equipa de David Cáceres venceu o Liceo por 6-3 e 6-0.

Portugal e Espanha com Sub-17 escolhidos

Portugal e Espanha com Sub-17 escolhidos

Já são conhecidos os eleitos de Hugo Azevedo e Javi Sama para vestirem as cores de Portugal e Espanha no Campeonato da Europa que se realiza em Julho em Gujan-Mestras. A selecção das quinas defende o título, 'la roja' tenta recuperá-lo.