Vila-Sana toma-lhe o gosto e conquista Taça da Rainha

Investidor nas últimas épocas, o Vila-Sana logrou os primeiros troféus nesta. Depois da Supertaça e do Mundial de Clubes, a equipa de Sandra Bento Coelho conquistou este domingo a Copa de la Reina.

Vila-Sana toma-lhe o gosto e conquista Taça da Rainha

O Vila-Sana venceu este domingo a Taça da Rainha, Copa de la Reina, ao derrotar o anfitrião Cerdanyola na final por claros 0-5.

É o coroar da época de afirmação do projecto. Em 2021, houve aposta forte no Hóquei em Patins feminino, sendo o expoente máximo a chegada de "Luchi" Agudo. E o clube não deixou de investir - e na próxima época chegará, por exemplo, Aina Florenza -, mas os troféus tardavam.

Finalmente, esta época, chegaram. Em Outubro, o Vila-Sana conquistou a Supercopa e, no início de Maio, venceu o primeiro Mundial de Clubes. Agora, a equipa onde milita a portuguesa Sandra Bento Coelho, ficou com a Copa.

Depois de vencer o Voltegà por 2-1 nos quartos-de-final e o Palau, campeão europeu, por 1-2 nas "meias", com um golo de Luchi a minuto e meio do final do prolongamento, o Vila-Sana foi demolidor na final.

Victória Porta inaugurou o marcador logo no primeiro minuto e Gimena Gómez ampliou antes de estarem cumpridos 10 minutos. Antes do intervalo, Luchi deixou a sua marca com o 0-3 e o troféu estava praticamente entregue. Logo no arranque da etapa complementar, a jovem Dana Anton, de 19 anos, ampliou, cabendo à capitã Maria Porta fechar as contas, a sete minutos do fim.

Para o Cerdanyola de Juanjo Ferrer fica uma meritória participação.

Depois de ter sido "apenas" 5º na OK Liga - a distantes 14 pontos do 4º... o Vila-Sana -, o Cerdanyola, que conta na estrutura técnica com o português Luís Gomes, aplicou igual 1-3 ao campeão Gijón e ao vice-campeão Fraga para chegar à final da Final Eight que organizou.

No Can Xarau, o Cerdanyola "terminou" com a carreira das históricas Sara Lolo e Adriana Gutiérrez, merecendo particular destaque a despedida da argentina. Adri esteve no Cerdanyola de 2009 a 2011 e, em 2010, num ano em que conquistou também a OK Liga, venceu também a única Copa da história do clube.

Desde 2018 que não há uma vitória do anfitrião da Copa de la Reina, então com triunfo do Vilanova - com, por exemplo, Cata Flores, ex-Benfica, e Daiana Silva, agora no Vila-Sana - e o Vila-Sana é o quarto vencedor diferente em quatro anos, depois das vitórias de Manlleu (2022), Gijón (2023) e Palau (2024).

Mini Copa também para Vila-Sana

Antes da inédita conquista das seniores, mostrando que também na formação há valor na equipa daquela localidade de cerca de 800 habitantes, as Sub-15 do Vila-Sana tinham conquistado a Mini Copa, curiosamente também numa final frente ao Cerdanyola.

O Cerdanyola, dirigido por Diego Mir, técnico da equipa principal masculina que garantiu a subida à OK Liga, adiantou-se com um tento de Mariona Fernandez, mas Ona Berent igualou ainda na primeira parte. Sem golos na segunda, o jogo - e o troféu - foi "desatado" na primeira parte do prolongamento, por Antía González.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Óquei de Barcelos iguala final

Óquei de Barcelos iguala final

O Óquei de Barcelos venceu o Porto na sua 'Catedral' e igualou a final. Os barcelenses foram quase sempre melhores no tempo regulamentar, mas permitiram a igualdade no último minuto. Rocha e Manrubia desequilibraram no prolongamento.

Juntar mais páginas à História

Juntar mais páginas à História

Depois de (mais) uma temporada histórica, o Juventude Pacense tem o plantel definido para atacar nova época, onde, no campeonato, será difícil fazer melhor. Hugo Azevedo continua ao leme, há três reforços e nova participação europeia.

Dia de Jogo: 18 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 18 de Junho de 2025

18 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard. Depois de uma vitória do Porto no Dragão Arena, o Óquei de Barcelos tenta igualar a série no seu Municipal.

Não foi um 'adeus', foi um 'fins ara'

Não foi um 'adeus', foi um 'fins ara'

Guilherme Pedruco anunciou o final da carreira de partida para a Catalunha. Mas em terras catalãs não falta Hóquei em Patins, nem faltou vontade ao Lloret de contar com o guardião português, apontando à subida à OK Liga.

Marc Graupera / FC Barcelona
De meia em meia dúzia, e a um passo do título

De meia em meia dúzia, e a um passo do título

O Barcelona venceu os dois primeiros jogos da final da OK Liga, ambos no Palau Blaugrana, e está a um triunfo do tricampeonato. A equipa de David Cáceres venceu o Liceo por 6-3 e 6-0.

Portugal e Espanha com Sub-17 escolhidos

Portugal e Espanha com Sub-17 escolhidos

Já são conhecidos os eleitos de Hugo Azevedo e Javi Sama para vestirem as cores de Portugal e Espanha no Campeonato da Europa que se realiza em Julho em Gujan-Mestras. A selecção das quinas defende o título, 'la roja' tenta recuperá-lo.