Oeiras vence Nacional de Sub-13 com um Xano estelar

No culminar de uma época extraordinária, o Oeiras sagrou-se campeão nacional de Sub-13 ao derrotar, na sua casa, a Oliveirense por claros 0-5. Xano Farias, a selar a conquista com um hat-trick, foi a grande figura do campeonato.

Oeiras vence Nacional de Sub-13 com um Xano estelar

O Oeiras é o novo campeão nacional de Sub-13, no culminar de uma temporada em que já conquistara o Campeonato Distrital e a Taça APL.

Para o Campeonato Nacional, foram 14 vitórias em 14 jogos, com um incrível registo de 102 golos marcados e apenas 13 sofridos. Na fase prévia à fase final, uma derrota por 7-5 frente à Oliveirense terá trazido os jovens pupilos de Pedro Carvalho à terra. Foi uma lição retida.

No seu pavilhão em Oeiras, o histórico clube da Linha venceu o Vila Boa do Bispo por 3-1 nos quartos-de-final, o Valongo por 4-1 nas "meias" e, na final, derrotou a Oliveirense por contundentes 0-5.

Na caminhada, Alexandre Farias ("Xano") foi a grande figura. O jovem jogador, que completou 13 anos em Janeiro último, apontou 45 golos em 14 jogos na Zona Sul, na primeira fase. Mais do que os 34 logrados por Lucas Cambruzzi ao serviço da Oliveirense, ou, por exemplo que os 20 de Santiago Castro (Académica) e os 17 de João Pedro Graça (Tomar), os marcadores que completaram o pódio da Zona Sul... somados!

Nos seis jogos dos dois derradeiros fins-de-semana, Xano apontou 18 golos. Na final, assinou um hat-trick - Guilherme Gomes e Rafael Almeida marcaram os outros golos - com um sabor diferente do póquer que marcara na única derrota desta campanha, no fecho da fase prévia.

Numa conquista nacional que escapava ao Oeiras desde 2008, quando ganhou o título da II Divisão, destaque para a coordenação desportiva de João Guimarães Rodrigues. Team Manager da equipa feminina do Benfica e coordenador da formação até 2024, o agora coordenador geral do Hóquei em Patins dos oeirenses despedira-se das águias com a conquista dos nacionais de Sub-13, Sub-17 e Sub-19. E mantém o hábito de ganhar.

Quartos-de-final

• Benfica 2-3 Porto • 27.Jun

Valongo 6-1 Física • 27.Jun

Oeiras 3-1 Vila Boa do Bispo • 27.Jun

Oliveirense 4-2 Paço de Arcos • 27.Jun

5º ao 8º lugares

• Benfica 3-4 Paço de Arcos (2-2, 1-2 pen) • 28.Jun

Física 2-1 Vila Boa do Bispo • 28.Jun

Meias-finais

Oliveirense 4-3 Porto (3-3, 1-0 prol) • 28.Jun

Oeiras 4-1 Valongo • 28.Jun

Finais

• 7º/8º • Benfica 5-2 Vila Boa do Bispo • 29.Jun

• 5º/6º • Paço de Arcos 1-4 Física • 29.Jun

• 3º/4º • Porto 4-3 Valongo (2-2, 1-1 prol, 1-0 pen) • 29.Jun

• 1º/2º • Oliveirense 0-5 Oeiras • 29.Jun

Classificação final

Oeiras, 2º Oliveirense, 3º Porto, 4º Valongo, 5º Física, 6º Paço de Arcos, 7º Benfica, 8º Vila Boa do Bispo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Paulo Freitas muda meia Selecção

Paulo Freitas muda meia Selecção

Paulo Freitas anunciou esta segunda-feira os convocados para o Campeonato da Europa que se disputa, de 1 a 6 de Setembro, em Paredes. Saem cinco mundialistas, destacando-se a ausência do capitão João Rodrigues, após 12 grandes competições seguidas.

13 para Varias trabalhar rumo ao 'tetra'

13 para Varias trabalhar rumo ao 'tetra'

A federação espanhola anunciou 13 pre-seleccionados para o Campeonato da Europa, naquela que será a primeira prova de Pere Varias como seleccionador. Não estão Alabart nem o lesionado Pau Bargalló, mas estão Nil Roca, Pol Manrubia e Roc Pujadas.

Muda a época, mudam regras e até se podem usar outros patins

Muda a época, mudam regras e até se podem usar outros patins

Para não variar, nova época é sinónimo de alterações de regras no Hóquei em Patins. Entre recuos e novidades, a possibilidade de utilização de patins em linha (da Patinagem Artística em Linha) perfila-se como o ponto mais disruptivo.

Hóquei Clube de Turquel @ Instagram
Equipa feminina do Turquel travada por 'quadro competitivo e calendarização desajustados'

Equipa feminina do Turquel travada por 'quadro competitivo e calendarização desajustados'

O Turquel anunciou que não inscreverá equipa feminina sénior na nova época. Pedindo um 'Hóquei Feminino mais forte, mais participado e, acima de tudo, mais respeitado', os turquelenses são os segundos vice-campeões consecutivos a não seguir.

Benfica campeão de Sub-17 nas grandes penalidades

Benfica campeão de Sub-17 nas grandes penalidades

Vencendo nas grandes penalidades o Paço de Arcos, que afastara os vencedores da Zona Sul e Zona Norte, o Benfica conquistou o Nacional de Sub-17, sendo a única equipa da formação a defender com sucesso o título da pretérita temporada.

Benfica é dodecacampeão

Benfica é dodecacampeão

O Benfica venceu em Turquel por 0-2 e, na 34ª vitória em 34 jogos na presente edição do Nacional Feminino, carimbou o 12º título consecutivo, reforçando uma hegemonia ímpar no Hóquei em Patins português.

Decisão protelada, à prova de recursos e de polémicas

Decisão protelada, à prova de recursos e de polémicas

Ricardo Ares falhou os dois derradeiros jogos do Campeonato Placard por 'suspensão preventiva'. Apesar de ter havido duas reuniões do CD entretanto, o castigo, de 16 dias, só foi publicado no dia seguinte à consagração dos dragões.

Isabel Cutileiro / SL Benfica
Dia de Jogo: 28 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 28 de Junho de 2025

28 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Nacional Feminino. No segundo jogo da final à melhor de três, o Benfica será campeão se vencer, mas, na Aldeia do Hóquei, o Turquel procurará levar a decisão para a 'negra'.