Benfica campeão de Sub-17 nas grandes penalidades

Vencendo nas grandes penalidades o Paço de Arcos, que afastara os vencedores da Zona Sul e Zona Norte, o Benfica conquistou o Nacional de Sub-17, sendo a única equipa da formação a defender com sucesso o título da pretérita temporada.

Benfica campeão de Sub-17 nas grandes penalidades

Um dia depois da conquista do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, o Benfica voltou a celebrar na Aldeia do Hóquei. Desta feita, com os Sub-17.

Na final disputada este domingo, a equipa liderada por Tiago Rafael, natural de Turquel, levou a melhor sobre um valoroso Paço de Arcos, mas apenas nas grandes penalidades. De livre directo, João Fernandes, para o Paço de Arcos, e Martim Nunes, para o Benfica, marcaram, desequilibrando o marcador para a equipa da Linha, antes do intervalo, Mateus Marques. Na etapa complementar, um tento solitário de António Pedro levaria o jogo para prolongamento.

Sem golos no tempo extra, a decisão seguiu para grandes penalidades. Uma decisão que, no arranque da temporada, fora madrasta para as águias na Eurockey Cup e que sorrira ao Paço de Arcos nas meias-finais, frente à Oliveirense. Desta vez, com golos de Tomás Neves e Diogo Fonseca para o Benfica e "apenas" Tomás Martins para o Paço de Arcos, a festa foi encarnada.

Para o Paço de Arcos, orientado por João Abrantes, ficou o sabor amargo depois de um fim-de-semana bonito. Apenas 3º na primeira fase, eliminou o Sporting, vencedor da Zona Sul, nos quartos-de-final e a Oliveirense, vencedora da Zona Norte, nas meias-finais, antes de ceder apenas nos castigos máximos.

O Benfica defende com sucesso o título conquistado há um ano. De resto, entre os escalões de formação, a equipa de Sub-17 das águias é a única a consegui-lo. Mas este decisivo fim-de-semana até começou com um susto.

Nos quartos-de-final, a equipa de Tiago Rafael esteve a perder por 1-4 frente à Académica - que só ganhara um jogo na fase prévia -, mas logrou levar o jogo para prolongamento com uma igualdade a cinco. Aí, três tentos sem resposta, valeram o passo em frente. Já nas meias, não houve espaço para dúvidas, com um triunfo por 4-0 sobre o Valongo, que fora carrasco das águias na Eurockey Cup.

Agora, seguem-se férias. Mas não para todos. Entre os agora campeões, João Antunes, Vasco Moreira e Martim Nunes estão convocados para o Europeu, que se disputa já a partir de dia 14 em Gujan-Mestras.

Quartos-de-final

• Sporting 3-4 Paço de Arcos • 27.Jun

Valongo 3-2 Porto (2-2, 1-0 pen) • 27.Jun

Benfica 8-5 Académica (5-5, 3-0 prol) • 27.Jun

Oliveirense 4-0 Acad. Cambra • 27.Jun

5º ao 8º lugares

Sporting 3-1 Acad. Cambra • 28.Jun

Porto 2-0 Académica • 28.Jun

Meias-finais

• Oliveirense 1-2 Paço de Arcos (1-1, 0-1 pen) • 28.Jun

Benfica 4-0 Valongo • 28.Jun

Finais

• 7º/8º • Acad. Cambra 1-4 Académica • 29.Jun

• 5º/6º • Sporting 5-3 Porto • 29.Jun

• 3º/4º • Oliveirense 5-1 Valongo • 29.Jun

• 1º/2º • Paço de Arcos 3-4 Benfica (2-2, 1-2 pen) • 29.Jun

Classificação final

Benfica, 2º Paço de Arcos, 3º Oliveirense, 4º Valongo, 5º Sporting, 6º Porto, 7º Académica, 8º Acad. Cambra

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Paulo Freitas muda meia Selecção

Paulo Freitas muda meia Selecção

Paulo Freitas anunciou esta segunda-feira os convocados para o Campeonato da Europa que se disputa, de 1 a 6 de Setembro, em Paredes. Saem cinco mundialistas, destacando-se a ausência do capitão João Rodrigues, após 12 grandes competições seguidas.

13 para Varias trabalhar rumo ao 'tetra'

13 para Varias trabalhar rumo ao 'tetra'

A federação espanhola anunciou 13 pre-seleccionados para o Campeonato da Europa, naquela que será a primeira prova de Pere Varias como seleccionador. Não estão Alabart nem o lesionado Pau Bargalló, mas estão Nil Roca, Pol Manrubia e Roc Pujadas.

Muda a época, mudam regras e até se podem usar outros patins

Muda a época, mudam regras e até se podem usar outros patins

Para não variar, nova época é sinónimo de alterações de regras no Hóquei em Patins. Entre recuos e novidades, a possibilidade de utilização de patins em linha (da Patinagem Artística em Linha) perfila-se como o ponto mais disruptivo.

Hóquei Clube de Turquel @ Instagram
Equipa feminina do Turquel travada por 'quadro competitivo e calendarização desajustados'

Equipa feminina do Turquel travada por 'quadro competitivo e calendarização desajustados'

O Turquel anunciou que não inscreverá equipa feminina sénior na nova época. Pedindo um 'Hóquei Feminino mais forte, mais participado e, acima de tudo, mais respeitado', os turquelenses são os segundos vice-campeões consecutivos a não seguir.

Oeiras vence Nacional de Sub-13 com um Xano estelar

Oeiras vence Nacional de Sub-13 com um Xano estelar

No culminar de uma época extraordinária, o Oeiras sagrou-se campeão nacional de Sub-13 ao derrotar, na sua casa, a Oliveirense por claros 0-5. Xano Farias, a selar a conquista com um hat-trick, foi a grande figura do campeonato.

Benfica é dodecacampeão

Benfica é dodecacampeão

O Benfica venceu em Turquel por 0-2 e, na 34ª vitória em 34 jogos na presente edição do Nacional Feminino, carimbou o 12º título consecutivo, reforçando uma hegemonia ímpar no Hóquei em Patins português.

Decisão protelada, à prova de recursos e de polémicas

Decisão protelada, à prova de recursos e de polémicas

Ricardo Ares falhou os dois derradeiros jogos do Campeonato Placard por 'suspensão preventiva'. Apesar de ter havido duas reuniões do CD entretanto, o castigo, de 16 dias, só foi publicado no dia seguinte à consagração dos dragões.

Isabel Cutileiro / SL Benfica
Dia de Jogo: 28 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 28 de Junho de 2025

28 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Nacional Feminino. No segundo jogo da final à melhor de três, o Benfica será campeão se vencer, mas, na Aldeia do Hóquei, o Turquel procurará levar a decisão para a 'negra'.