Equipa feminina do Turquel travada por 'quadro competitivo e calendarização desajustados'
O Turquel anunciou que não inscreverá equipa feminina sénior na nova época. Pedindo um 'Hóquei Feminino mais forte, mais participado e, acima de tudo, mais respeitado', os turquelenses são os segundos vice-campeões consecutivos a não seguir.

Um ano depois da desistência do Académico da Feira, a nova edição do Campeonato Nacional de Seniores Femininos não voltará a contar com o vice-campeão. O Turquel, em comunicado da Direcção, anunciou a decisão de não inscrição da sua equipa principal feminina na nova temporada.
Versando sobre o momento actual do Hóquei em Patins feminino, o comunicado aponta um "um quadro competitivo e uma calendarização desajustada ao contexto amador".
Para os turquelenses, que tinham regressado à competição máxima feminina apenas há três temporadas - sendo vice-campeãs em 2023 e agora - depois de um hiato de cinco anos, é hora de dar novamente um passo atrás. A aposta será numa equipa de Sub-15 Femininos para consolidar o talento da casa.
Mantendo-se a decisão da Física, esta equipa do Turquel será a 14ª a surgir nos últimos 10 anos que desaparece no mesmo período.
Um passo atrás, para voltarmos mais fortes
O Hóquei Feminino vive atualmente um período de indefinição, que exige uma reflexão profunda por parte dos clubes e das entidades que tutelam a modalidade. A realidade dos campeonatos, marcada por um quadro competitivo e uma calendarização desajustada ao contexto amador, impõe novos desafios e pede mudanças estruturais.
Também os clubes têm de assumir a responsabilidade de planear com mais rigor os seus projetos desportivos, oferecendo melhores condições de treino — tanto na sua qualidade como na resposta às necessidades individuais de cada atleta — para que seja possível continuar a evoluir e manter viva a paixão por esta linda modalidade, durante muitos mais anos.
O Hóquei Clube de Turquel – que sempre esteve presente e quer continuar a ser parte ativa do futuro do Hóquei Feminino – tomou uma decisão difícil, mas necessária: não inscrever, na época 2025/2026, uma equipa sénior feminina em competição oficial.
Esta decisão não representa um abandono. Representa, sim, um passo estratégico, com o olhar posto no futuro. Acreditamos que o caminho certo passa por fortalecer a base, apostando na formação de novas atletas — quer nas que vão crescendo na Aldeia dos Brutus, quer naquelas que, vindas de outras paragens, se queiram juntar a este grande clube. Só assim conseguiremos regressar de forma mais forte e sustentável à elite do hóquei feminino nacional.
Com o lançamento de uma equipa Sub-15 feminina, queremos dar a esta nova geração — cheia de talento e potencial — a oportunidade de crescer, evoluir e sonhar. É com elas, com o seu desenvolvimento e dedicação, que pretendemos construir as fundações do futuro.
Em Turquel, há uma verdadeira escola de hóquei. Aqui formaram-se grandes jogadoras, que se tornaram referências nacionais e internacionais. A todas elas, o nosso profundo agradecimento por fazerem parte da história deste clube.
Agradecemos também a todas as atletas que agora encerram um ciclo connosco — com especial carinho por aquelas que vieram de longe, apenas para viver a experiência única de jogar na Aldeia do Hóquei, onde o desporto se vive como uma família. Temos a certeza de que um dia voltarão.
Acreditamos num Hóquei Feminino mais forte, mais participado e, acima de tudo, mais respeitado.
A Direção
Hóquei Clube de Turquel
Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 6h57