Muda a época, mudam regras e até se podem usar outros patins
Para não variar, nova época é sinónimo de alterações de regras no Hóquei em Patins. Entre recuos e novidades, a possibilidade de utilização de patins em linha (da Patinagem Artística em Linha) perfila-se como o ponto mais disruptivo.

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Ou, no Hóquei em Patins, muda a temporada, mudam as regras.
Tem sido assim nos últimos anos e, para a temporada que na Europa arranca a 1 de Agosto, vão-se falando e rumorando alterações que ainda estarão a ser polidas.
Deverá regressar o cartão amarelo para substituir a advertência verbal, permitindo que o público esteja mais consciente do "aviso".
O azul com o jogo a andar poderá passar a valer apenas livre directo em situações de golo iminente.
Poderá ser de novo possível, como foi em tempos, cobrar a grande penalidade em progressão em vez de ser obrigatório remate directo.
Eventualmente, o guarda-redes deixará de ficar "preso" à sua área de protecção após o apito e antes do atacante tocar na bola nas bolas paradas.
E o tempo de inferioridade relativo a azuis (dois minutos) e vermelhos (quatro minutos) será para cumprir na íntegra, mesmo que haja golo do adversário.
São alterações que estão a ser vertidas em regulamentos, tentando precaver qualquer interpretação dúbia. Provavelmente, como em anos anteriores, sem intervenção de árbitros, atletas ou treinadores. Certamente, sem qualquer discussão ou debate público. Para confirmar quando o novo regulamento for publicado.
Para além destas, nesta recta final antes do arranque da nova época europeia, Daniel Martinazzo, da Comissão Técnica de Hóquei em Patins da World Skate, lançou mais uma "acha" em declarações à argentina Huarpe TV. Quiçá para avaliar reacções, mas desde logo garantindo que tal já estaria aprovado: a utilização de patins em linha no Hóquei em Patins.
Não será bem uma aproximação ao Hóquei em Linha, que é mais próximo do Hóquei no Gelo do que propriamente ao Hóquei em Patins, mas, segundo o dirigente, é uma medida que visa trazer mais praticantes à disciplina.
De notar que os patins que passam (também) a ser permitidos nem sequer são os do Hóquei em Linha, mas os de Patinagem Artística em Linha (de pouca ou nenhuma expressão em Portugal), com três rodas em linha e travão na frente.
Para os mais optimistas, será uma possibilidade que dificilmente será adoptada pelos atletas a curto prazo. Para os mais pessimistas, é um passo para a descaracterização da modalidade. Mal comparado, será talvez como deixar correr a Volta à França de triciclo.
Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 10h10