Santiago Honório, para o que der e vier

Santiago Honório impressionou Pedro Gil na fase final do Nacional de Sub-19 e será reforço do Sporting, sendo integrado nos trabalhos da equipa principal apesar de ainda ter mais um ano de júnior. Os leões têm o plantel definido.

Santiago Honório, para o que der e vier

Conforme o hoqueiemportugues adiantou, Santiago Honório será reforço do Sporting.

O jovem, natural do "viveiro" de Turquel, completou 18 anos no passado dia 18 de Junho e, apenas quatro dias volvidos, festejou a conquista do Campeonato Nacional de Sub-19 pela Oliveirense. Na Final Eight de Barcelos, Honório bisou nas meias-finais com o Porto e na final com o Benfica e, naquele que foi talvez o seu maior feito nesse fim-de-semana, terá impressionado Pedro Gil, novo director desportivo do Sporting.

Santiago Honório teria tudo certo para voltar a Turquel e ser um dos reforços de André Luís no regresso à I Divisão, mas foi demovido pelo projecto leonino que lhe foi apresentado. À semelhança do que aconteceu com Martim Costa e Viti no Benfica, Honório trabalhará com a equipa principal na expectativa de oportunidades, mas tem minutos de jogo garantidos nos Sub-19 e equipa "B", provavelmente às ordens de Rui Seabra, que deverá ser adjunto de Edo Bosch nos "A".

Recorde-se que, para a nova temporada, saem do Sporting Ângelo Girão e Matias Platero (que anunciaram fim de carreira), Toni Pérez (Liceo) e João Souto (Oliveirense) para a chegada de Xano Edo e Facundo Navarro (ambos ex-Oliveirense), Danilo Rampulla (ex-Óquei de Barcelos) e Diogo Barata (ex-Porto).

Transitam da temporada finda Zé Diogo, Facundo Bridge, Alessandro Verona, Gonzalo Romero, Henrique Magalhães, Rafa Bessa e Roc Pujadas, sendo importante recordar que Bridge teve um infortúnio com o tendão de Aquiles que o afastará por largos meses.

Para Honório, é um regresso ao Sporting, que representou, muito jovem, na temporada de 2017/18. Depois rumou ao Benfica e, em 2023, abraçou o projecto da Oliveirense. Em duas temporadas em Oliveira de Azeméis, venceu a Eurockey Cup de Sub-17 e, agora, o Nacional de Sub-19, foi presença assídua na equipa "B", na Zona Norte da II Divisão, e até chegou a representar a equipa principal.

Santiago Honório é um dos 15 pré-seleccionados por Vasco Vaz para o Campeonato da Europa de Sub-19, integrando uma lista em que estão cinco jogadores do Sporting: Guilherme Caetano, João Pina, Martim Lopes, Miguel Franco e Rodrigo Costa.

Parte de uma geração de valor que foi trabalhada nas últimas temporadas por Ricardo Barreiros (agora de saída), os jovens jogadores dos leões foram pontualmente chamados a colmatar lacunas na equipa principal e ganham agora um concorrente de peso na corrida a novas oportunidades.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
As mudanças no hegemónico Benfica

As mudanças no hegemónico Benfica

Conquistado o 12º campeonato, o Benfica terá três alterações no plantel para manter a hegemonia nacional e atacar a Europa. De além-fronteiras, chegam Sara Roces e Lili Buchoux, e deverá regressar Inês Severino.

Uma espinha dorsal de seis 'portugueses'

Uma espinha dorsal de seis 'portugueses'

Numa convocatória a 12 para a preparação do Europeu, Nuno Lopes abdica de cinco mundialistas, mas não de uma espinha dorsal de 'portugueses'. Vice-campeã europeia em 2021 e 4ª em 2023, a França almeja surpreender os históricos.

«Um processo de escolha incompreensível e sem estratégia»

«Um processo de escolha incompreensível e sem estratégia»

Em comunicado, o Benfica volta a criticar as escolhas para um Selecção Nacional, desta vez a de Seniores Masculinos, visando as ausências de João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto.