Uma espinha dorsal de seis 'portugueses'
Numa convocatória a 12 para a preparação do Europeu, Nuno Lopes abdica de cinco mundialistas, mas não de uma espinha dorsal de 'portugueses'. Vice-campeã europeia em 2021 e 4ª em 2023, a França almeja surpreender os históricos.

A federação francesa publicou as 12 escolhas do seleccionador Nuno Lopes para os trabalhos de preparação do Campeonato da Europa.
Em relação aos 11 que o técnico português levou ao Mundial de Novara, há a registar as ausências do guarda-redes Alan Audelin, que se despediu da selecção, de Antoine Le Berre e Nathan Gefflot, e dos jovens Thibault Colin e Antoine Thebaud, que estiveram no recente Europeu de Sub-23.
A espinha dorsal mantém-se: Pedro Chambel, os irmão Di Benedetto, Remi Herman e, desde a Taça das Nações de 2024, Marc Rouzé. Chambel (Saint-Omer) é português de nascimento. Carlo (Porto), Bruno (Oliveirense) e Roberto (Benfica) são figuras de primeira linha no Campeonato Placard. Remi, desde 2018 em Portugal, afirma-se no Tomar. E Marc Rouzé está a caminho da Oliveirense.
Talvez por lapso, a federação gaulesa antecipa-se no seu anúncio ao clube de Oliveira de Azeméis, dando já o jogador de 20 anos, que nas últimas duas temporadas venceu a WSE Cup pelo Igualada, como parte do plantel às ordens de Nuno Resende.
A estes seis que deverão ser indiscutíveis,juntam-se na preparação os guarda-redes Tom Savreux (Saint-Omer) e Noan Oliviero (Quintin), Arthur Landrin e Corentin Turluer (ambos do Quévert), Stanislas Vankammelbecke (Poiré) e o luso-francês Anthony Da Costa (Noisy).
A França foi vice-campeã europeia em 2021, em Paredes, mas não foi além do 4º lugar em 2023, em Sant Sadurní, quando Fabien Savreux já optara por deixar o comando técnico depois de largos anos. Agora, Nuno Lopes tem o seu primeiro teste continental pela selecção absoluta, depois de ter liderado "les bleus" na Taça das Nações, no Mundial e no Europeu de Sub-23.
Terça-feira, 1 de Julho de 2025, 20h09