Óquei de Barcelos perde jogador, mas ganha director-geral

Poka vai dar como terminada a carreira de jogador. Depois de representar os principais emblemas portugueses, 'descalça' os patins como vencedor da Champions League, mas não deixa o Óquei de Barcelos. Será o novo director-geral do clube.

Óquei de Barcelos perde jogador, mas ganha director-geral

Depois da saída de Conti Acevedo para o Benfica já neste defeso, o Óquei de Barcelos tem outra "transferência" quando tudo parecia definido para a nova temporada. Poka vai dar como terminada a carreira como jogador e muda-se para o gabinete: será o novo director-geral dos barcelenses.

Formado no Gulpilhares, Daniel Oliveira ("Poka") representou Valongo, Oliveirense, Sporting em três temporadas, novamente Valongo e Porto por mais três temporadas. Em 2021, trocou os dragões pelas águias, onde esteve por duas temporadas, antes de rumar a Barcelos em 2023.

Na chegada ao Minho, Poka carimbava a passagem pelos cinco emblemas campeões de Portugal nos últimos 50 anos. Já vencera a Taça CERS pelo Sporting e o Campeonato Nacional pelo Porto e pelo Benfica. E a Supertaça António Livramento pelos três grandes, "bisando" pelos dragões. Internacional português, foi campeão da Europa de Sub-20 em 2008, vencedor da Taça das Nações em 2015, e vice-campeão europeu pela selecção absoluta em 2018.

Nesta que foi a sua segunda temporada no Óquei de Barcelos, fez parte de uma caminhada histórica. Venceu a Supertaça pela quinta vez e conquistou a Champions League. Ainda que não tivesse jogado na Final Four da mais importante prova europeia por lesão, não abdicou de estar presente e ajudar como podia.

No Campeonato Placard, o Óquei de Barcelos sagrou-se vice-campeão, com Poka, ainda condicionado, a participar em espaços. Mas a ser preponderante, por exemplo, num desempate por grandes penalidades nas meias-finais frente ao Benfica.

Despede-se agora, aos 36 anos, dos patins. Mas não do Barcelos.

Confirmadas as saídas de Conti, Pol Manrubia e Danilo Rampulla, e dadas como certas as cedências de Pedro Silva e Santi Chambella por empréstimo, poderão manter-se apenas Luís Querido, Miguel Rocha, Miguel Vieira e o guarda-redes Luís Belchior.

Para já, são certas as chegadas de "Carlitos" e Kyllian Gil (ex-Valongo), Ivan Morales (ex-Noia) e Tato Ferruccio (ex-Liceo). Por resolver está o dossier da baliza, tentando ainda os barcelenses convencer Ângelo Girão, e, agora, também o dossier de mais um jogador de pista.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Paulo Freitas leva Pedro Cruz para o Dragão

Paulo Freitas leva Pedro Cruz para o Dragão

Depois de ter trabalhado com ele no Óquei de Barcelos e o ter 'chamado' ao Europeu de Sub-23, Paulo Freitas vai levar Pedro Cruz para a nova equipa técnica do Porto.

Longa se tornava a espera

Longa se tornava a espera

Paulo Freitas vai promover (mais) cinco estreias em grandes competições pela selecção absoluta. Rafa é estreante de quinas ao peito, Miguel Rocha esperou 11 anos pela oportunidade, Luís Querido só teve uma chamada a Montreux num espaço de 15 anos.

Leonor Coelho reforça constelação

Leonor Coelho reforça constelação

Além de Sara Roces, Inês Severino e Lili Buchoux, a equipa feminina será reforçada com Leonor Coelho, actual estrela maior da formação turquelense, para um plantel a 11. A jogadora de 18 anos é internacional desde 2023.

As mudanças no hegemónico Benfica

As mudanças no hegemónico Benfica

Conquistado o 12º campeonato, o Benfica terá três alterações no plantel para manter a hegemonia nacional e atacar a Europa. De além-fronteiras, chegam Sara Roces e Lili Buchoux, e deverá regressar Inês Severino.

Uma espinha dorsal de seis 'portugueses'

Uma espinha dorsal de seis 'portugueses'

Numa convocatória a 12 para a preparação do Europeu, Nuno Lopes abdica de cinco mundialistas, mas não de uma espinha dorsal de 'portugueses'. Vice-campeã europeia em 2021 e 4ª em 2023, a França almeja surpreender os históricos.

«Um processo de escolha incompreensível e sem estratégia»

«Um processo de escolha incompreensível e sem estratégia»

Em comunicado, o Benfica volta a criticar as escolhas para um Selecção Nacional, desta vez a de Seniores Masculinos, visando as ausências de João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto.

Santiago Honório, para o que der e vier

Santiago Honório, para o que der e vier

Santiago Honório impressionou Pedro Gil na fase final do Nacional de Sub-19 e será reforço do Sporting, sendo integrado nos trabalhos da equipa principal apesar de ainda ter mais um ano de júnior. Os leões têm o plantel definido.