A baliza mais jovem
Não há memória dos eleitos para a baliza de uma selecção nacional absoluta terem uma média de idades tão baixa. Neste milénio, Xano Edo e Guga Bento 'batem' a juventude de Ricardo Silva e Carlos Silva no Mundial de 2007.

Aniversariantes neste mês de Julho, Alejandro Edo ("Xano") e Gonçalo Bento ("Guga") tiveram uma prenda antecipada com a chamada por Paulo Freitas ao Campeonato da Europa que se realiza no próximo mês de Setembro em Paredes.
Se a chamada de Xano era inesperada, a escolha do seleccionador nacional para a outra "vaga" seria entre a juventude e futuro de Guga, que foi campeão de Sub-23 em Abril com Freitas, ou a experiência de Pedro Henriques, que esteve em sete das últimas 11 competições, incluindo o Europeu de 2023.
E a aposta foi na juventude. Claramente.
No primeiro dia do Europeu, Xano terá 24 anos e Guga 22 feitos há menos de dois meses, para uma média de 23.1 anos. Não há memória de uma dupla tão jovem.
Neste milénio, no Mundial de 2013, Ângelo Girão e Pedro Henriques iniciaram a competição com uma média de 23.5 anos, mas estava também Ricardo Silva, a "inflaccionar" a média para 25.9. Dois anos depois, a média, apenas com Girão e Henriques, já era de 25.3 anos no início do Mundial de La Vendéenne.
Anos antes, no Mundial de 2007, Ricardo - que esta temporada dá como terminada a sua carreira - fora protagonista no conjunto de guarda-redes com média etária mais baixa até esta chamada de Paulo Freitas. Então, para a Suíça, Paulo Batista chamou Ricardo Silva e Carlos Silva, com uma média de idades de 24.4 anos. O desfecho não foi o melhor, com um inesperado 6º lugar, mas não terá sido pelos guarda-redes...
Marante de prevenção
De prevenção, Paulo Freitas deixou António Marante, guarda-redes do Tomar. Mas, no caso de qualquer eventualidade, não estragará muito a média, dado que é de Janeiro de 2002, nascido entre o "veterano" Xano (2001) e o "benjamim" Guga (2003).
Marante não tem qualquer histórico de chamada a selecções nacionais jovens, como, neste século, não tinham Sebastian Silva ou Jorge Correia, chamados aos Europeus de, respectivamente, 2010 e 2014. Agarrou a baliza do Tomar depois da partida de Francisco Veludo para Itália em 2022, sendo preponderante na conquista da Taça de Portugal em 2023.
Sexta-feira, 4 de Julho de 2025, 23h48