Sanjoanense consolida 'ameaça'
No 'cerrar de portas' do Turquel, a Sanjoanense surge como a mais legítima - ou a única... - candidata a perturbar a hegemonia do Benfica no Hóquei em Patins português. Rui Pedro rende Marco Lopes e há dois reforços sul-americanos.

Depois da decisão de não inscrição do Turquel na próxima edição do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, a Sanjoanense emerge como a única equipa capaz de perturbar a hegemonia do Benfica. E reforça-se nesse sentido.
As alvinegras, orientadas por Marco Lopes, já deram boa conta de si em duas decisões com as águias na temporada finda, ainda que não evitassem a derrota. O Benfica venceu a Elite Cup com um triunfo por 5-3 e a Taça de Portugal, depois de uma vitória por tangencial 2-1.
Também na fase regular, depois de terminarem em 1º nas Zona Sul e Zona Norte, houve equilíbrio no marcador entre Benfica e Sanjoanense, com uma vitória por 2-0 das águias, na Luz, no fecho da primeira volta. Já no fecho da segunda, o 1-6 no "Caldeirão" carimbava o favoritismo claro da equipa de Paulo Almeida ao 12º título consecutivo.
No playoff, a Sanjoanense cairia nas meias-finais frente ao Turquel, antes de ter nova oportunidade de medir força com as águias.
No arranque da próxima época, Benfica e Sanjoanense estarão na Elite Cup, de 3 a 5 de Outubro, e têm duelo certo na Supertaça, agendada para 11 de Outubro. E a Sanjoanense levará novidades.
No comando técnico, Rui Pedro rende Marco Lopes. O jovem técnico de 28 anos esteve ligado ao projeto feminino do Académico da Feira até 2024, foi adjunto de Marco Lopes na pretérita temporada e assume agora o desafio de condução da equipa das alvinegras. Contará com dois reforços sul-americanos.
Sofia Reyes, internacional chilena de 24 anos, chega do Escola Livre. Em Portugal desde 2023, quando chegou para o Académico da Feira, esteve antes na competitiva OK Liga. Esta época, foi a figura maior da conquista da primeira edição da WSE Cup Women pela equipa de Oliveira de Azeméis.
Da OK Liga Iberdrola, chega a argentina Martina Sad. Estreou-se nesta temporada na Europa pelo modesto Raxoi, que não evitou terminar como lanterna-vermelha com apenas três vitórias e um empate em 26 partidas. Mas a jogadora mendoncina de 23 anos deixou a sua marca. A ex-jogadora do Andes Talleres apontou 11 dos 32 golos da equipa galega.
De saída estão Inês Carvalho e Margarida Teixeira, devendo manter-se na equipa as guarda-redes Catarina Viola e Daniela Pereira, e as jogadoras de pista Ana Rita Couto, Bárbara Marques, Catarina Costa, Daniela Silva, Joana Rodrigues, Joana Teixeira e Maria Inês Ferreira ("Marega").
As internacionais Catarina Costa, goleadora-mor das sanjoanenses, e Joana Teixeira estão integradas nos trabalhos da selecção nacional às ordens de Ricardo Barreiros, tendo em vista o Campeonato da Europa que se realiza em Setembro em Paredes.
Por um bom motivo, poderão desfalcar a preparação de uma temporada em que a Sanjoanense regressa, três anos depois, às competições europeias, tendo anunciado a inscrição na WSE Cup Women.
Sábado, 5 de Julho de 2025, 10h34