Um largo passo para os campeões europeus de Sub-19
Portugal conquistou o Europeu de Sub-19, o terceiro (todos) desde que Vasco Vaz assumiu o escalão. Mas, para a maioria dos campeões desses três Europeus, a transição para sénior, em busca de espaço no topo da modalidade, não se adivinha fácil.

Se, nos escalões de formação, o passar dos anos coloca os jogadores no "seu lugar" independentemente da qualidade que possam ter, a passagem a sénior tem um desafio suplementar. A luta pelo espaço deixa de ser apenas com os jogadores de 17 e 18 anos como nos Sub-19, e passa a ser com os de 19 e 20. E 21, 22, 23, 24, 25, e por aí fora até aos quarentões que se cuidam.
No mediático e competitivo Campeonato Placard, há, "grosso modo", 140 lugares. Em cada defeso, as novas vagas só aparecem com as equipas despromovidas à II Divisão, eventuais "reformas" ou partidas para o estrangeiro. Ou forçadas por uma qualidade maior.
Os títulos de campeões europeus de Sub-19 em 2021, 2023 e 2025 serão uma boa carta de apresentação no que a qualidade diz respeito, mas, destes 30 campeões europeus às ordens de Vasco Vaz, coadjuvado por Filipe Faria, quantos conseguirão ou terão oportunidade de singrar na categoria máxima do Hóquei em Patins português? E, em contraponto, quantos dos vice-campeões espanhóis vão já tendo espaço na OK Liga.
O Campeonato Placard arrancou esta semana. Em Espanha, já se jogou a 4ª jornada. E há curiosidades, quiçá a explicar a renovação da selecção absoluta espanhola, na comparação.
Os campeões de 2021
Os campeões de 2021 terão agora 21 ou 22 anos. Desde logo, dessa fornada, há dois que procuram afirmação definitiva além-fronteiras, em Itália. Tiago Sanches e Lucas Honório representam o Valdagno, sendo de destacar o póquer conseguido pelo turquelense na ronda inaugural da Serie A1.
No Campeonato Placard, estão Zé Miranda, já figura no Benfica, Guga Bento, guarda-redes do Valongo, preponderante no triunfo em Oliveira de Azeméis, e Miguel Henriques, de uma Sanjoanense que empatou em casa do campeão do Mundo.
Bernardo Ramalho e Jotta (Parede), Filipe Martins (Oeiras) e Martim Leite (Candelária) lutam na Zona Sul da II Divisão pela subida. O guarda-redes João Seixas representa o Mealhada na III Divisão.
Resumindo, são cinco campeões na categoria máxima, ainda que dois em Itália.
E os vice-campeões espanhóis desse ano? Dos 10 que jogaram a final, há duas excepções muito particulares. O desconcertante Carles Aguilera abandonou e Victor Wally - que representou a Áustria no Europeu sénior em Setembro último - rumou aos austríacos do Dornbirn. Os outros oito parecem consolidados na OK Liga, pela amostra das quatro jornadas já disputadas.
Os guarda-redes Arnau Martínez e Oriol Codony foram titulares de, respectivamente, Igualada e Voltregà nos quatro jogos. Biel Autet e Joan Pascual (Alcoi), Carles Domenech (Calafell), Gerard Oviedo (SHUM), Miguel Cañadillas (Igualada) e Nil Cervera (Liceo) foram chamados a todos os jogos das suas equipas na categoria máxima espanhola.
Os campeões de 2023
Dois anos mais novos, os campeões portugueses de 2023 até conseguiram colocar mais jogadores nos convocados para a ronda inaugural do Campeonato Placard, ainda que estejam longe de ter a mesma preponderância nas suas equipas.
Dos 10, apenas três não foram chamados aos palcos maiores. Henrique Vigário (Infante Sagres) e João Pereira (capitaneou os "B" do Valongo) deverão fazer o seu caminho na Zona Norte da II Divisão. Martim Costa não foi convocado no Turquel pelo acordo de empréstimo com as águias, mas será uma certeza no dito "Melhor Campeonato do Mundo".
Diogo Lemos (Oliveirense) e os guarda-redes Afonso Venda (Valongo) e José Silva (Riba d'Ave) foram suplentes não utilizadores, ao passo que Gonçalo Machado e José Guilherme Azevedo (Riba d'Ave), Paulo Pereira (Braga) e Viti (Benfica) foram a jogo. Paulo marcou para fechar a goleada bracarense na pista do Juventude Pacense e Viti foi determinante no dilatar da vantagem das águias na recta final da primeira parte.
Muito ou pouco influentes, a verdade é que sete destes campeões foram chamados ao Campeonato Placard. Com Martim Costa, serão oito na categoria máxima.
Já entre os "hermanos" vice-campeões nesse Europeu de 2023, que se disputou em Uri, na Suíça, há sete na OK Liga, chamados a todos os jogos já disputados pelas suas equipas nas quatro jornadas. O guarda-redes Nil Viña é suplente no Reus, mas o colega Guillem Jansá, o blaugrana Eloi Cervera, os liceístas Bruno Saavedra e Jacobo Copa, e ainda Jan Curtiellas (Noia) e Sebastiá Moncusí (Lleida) são recorrentemente opção em pista. Saavedra, com cinco golos, é mesmo um dos destaques da competição.
Edu Jurado (Vilafranca), Miquel Escala (Barcelona "B") e Alonso Martín (Alcobendas) disputarão a OK Liga Plata.
Os campeões de 2025
Os recém-campeões de 2025 são, obviamente, ainda juniores, não completando 19 anos pelo menos até 31 de Dezembro. Mas, sendo natural que o seu trajecto na categoria máxima ainda esteja por começar, há quem vá espreitando uma oportunidade e, nomeadamente, evoluindo nas equipas "B".
Pedro Bessa e Santiago Honório foram chamados aos jogos da 1ª jornada do Campeonato Placard de, respectivamente, Oliveirense e Sporting, mas não somaram qualquer minuto em pista. Tomás Santos continua à espera de oportunidades na equipa principal do Porto, tal como Rodrigo Preciso no Benfica.
Como Tomás e Rodrigo, Martim Oliveira (Barcelos), Afonso Ribeiro e Simão Silva (Oliveirense), Guilherme Caetano e Martim Lopes (Sporting) e Diogo Duarte (Benfica) vão ganhando minutos nas equipas "B", merecendo - nas duas rondas já disputadas da II Divisão - este último. Diogo Duarte apontou dois golos frente ao Murches e cinco na vitória das águias no Entroncamento.
Entretanto, na OK Liga, destacam-se Marc Zanón (Caldes), Pau Andreu (Noia) e Quim Gabarró (Calafell) chamados a todos os jogos das suas equipas. Entre juniores e equipas "B", Albert Molera (Barcelona), Marc Jurado (Voltregà), Max Moreno e Oriol Bou (Noia) e Yeray Roig (Reus), e os guarda-redes Adria Alvarez (Barcelona) e Marti Palleja (Reus) terão provavelmente de esperar uma lesão ou um castigo para terem oportunidade de se mostrar aos adeptos das equipas principais.
Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025, 16h36