Benfica vence Oliveirense e Elite Cup terá Dérbi na final

Na reedição da final de 2024, o Benfica venceu a Oliveirense por 2-3 e, agora em busca de uma terceira conquista consecutiva na Elite Cup, defrontará o Sporting na final. Águias e leões voltam a encontrar-se na decisão dois anos depois.

Benfica vence Oliveirense e Elite Cup terá Dérbi na final

O Benfica está pela quarta vez consecutiva na final da Elite Cup. Em busca de um "tri", as águias defrontam o Sporting, que venceu o Porto, este domingo a partir das 19h no Multiusos de Odivelas.

Desta feita com Conti na baliza, depois de Pedro Henriques - aniversariante este sábado (35 anos) - ter estado entre os postes nos quartos-de-final, e com Viti no cinco inicial, o Benfica teve um ligeiro ascendente nos minutos iniciais, mas a Oliveirense criou perigo também desde cedo, com ataques objectivos. E, aos quatro minutos, Franco Platero inaugurou o marcador.

Os encarnados impuseram mais intensidade, tentando responder de pronto, e Roberto Di Benedetto, recorrente referência para levar a bola, igualaria aos sete minutos e meio, improvisando um remate entre as pernas, quase sem ângulo, para bater o ex-companheiro Bernardo Mendes.

O jogo abria, com oportunidades junto das duas balizas, e nada foi mais paradigmático que uma sequência em que a Oliveirense pediu grande penalidade e, um minuto volvido, foi mesmo assinalada, em lance semelhante, mas a favor do Benfica.

Na paragem, com recurso ao SRV, foi dada à equipa de Oliveira de Azeméis o penálti reclamado, mas Platero não conseguiu desfeitear Conti e, ironicamente, volvido o minuto que o relógio andara para trás, Nil Roca fazia, de meia distância, o 1-2.

O Benfica ficava mais confiante em pista, a controlar melhor o jogo, e dispôs de uma superioridade numérica por azul ao agora capitão oliveirense Lucas Martínez, mas sem redundar em golo. De facto, nas seis partidas já disputadas nesta Elite Cup, não houve qualquer golo em superioridade.

Ainda na primeira parte, Zé Miranda saiu directo para o balneário, claramente frustrado a fazer suspeitar de uma lesão, mas tal não se confirmaria, regressando à pista na etapa complementar.

A segunda parte começou praticamente com o terceiro tento encarnado, com Gonçalo Pinto a finalizar, e a iniciativa ficava forçosamente do lado da equipa de Nuno Resende.

O Benfica chegou à nona falta e a 10ª não tardou, "oferecida" por Conti Acevedo num afastar da bola para a bancada, agora sancionado com falta de equipa (e amarelo). O guardião argentino redimiu-se, não permitindo o golo a Lucas Martínez, mas, pouco depois, Joan Galbas reduzia para 2-3, relançando a discussão do resultado com largos 16 minutos para jogar.

No entanto, não haveria mais golos, muito por culpa de Bernardo Mendes, mais vezes chamado a intervir, e de Conti. O ex-guarda-redes do Benfica ainda negou um golo de grande penalidade a João Rodrigues, e manteve a sua equipa no jogo, mas, na necessária precipitação ofensiva a três minutos do fim, um azul a Galbas - que já vai mostrando boa adaptação - traiu os objectivos.

Sobrou pouco tempo para tentar o ataque a cinco, que acabaria por não ter resultado.

Quartos-de-final

• QF1 • Porto 5-3 Juv. Pacense (3-3, 2-0 ld) • 26.Set

• QF2 • Óquei de Barcelos 1-2 Oliveirense • 26.Set

• QF3 • Benfica 3-2 Tomar • 26.Set

• QF4 • Sporting 4-2 Sanjoanense • 26.Set

Meias-finais

• MF1 • Porto 1-2 Sporting • 27.Set

• MF2 • Oliveirense 2-3 Benfica • 27.Set

Final

• Sporting vs. Benfica • 28.Set, 19h

Horário das partidas na hora local (Odivelas, Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Benfica vence Elite Cup pela terceira vez consecutiva

Benfica vence Elite Cup pela terceira vez consecutiva

Com um triunfo frente ao Sporting por 2-4, com uma grande primeira parte mas apenas selado sobre o apito final, o Benfica conquistou a Elite Cup pela terceira vez consecutiva. Os leões mostraram garra na etapa complementar, e estiveram perto do empate.

«Os jogos muito competitivos acabam 3-2»

«Os jogos muito competitivos acabam 3-2»

Edu Castro apontou após a meia-final que já há uns tempos que pensa que os jogos muito competitivos acabam 3-2. E assim foi frente ao Tomar e, agora, frente à Oliveirense. Nuno Resende congratulou-se com os argumentos mostrados pela sua equipa.

«Um jogo espectacular, de grandes artistas do Hóquei em Patins»

«Um jogo espectacular, de grandes artistas do Hóquei em Patins»

Paulo Freitas e Joan Ignasi Edo concordaram num excelente espectáculo oferecido na Elite Cup. O treinador do Porto lamentou alguma 'ineficácia', ao passo que o técnico leonino destacou ambos os guarda-redes e mais uma grande segunda parte da sua equipa.

Sporting na final

Sporting na final

O Sporting está na final da Elite Cup, depois de vencer o Porto por 1-2. Os dragões marcaram o único golo da primeira parte, mas os leões viraram o marcador na segunda.

Sporting completa meias-finais

Sporting completa meias-finais

O Sporting venceu a Sanjoanense e tem Clássico este sábado nas meias-finais da Elite Cup. O triunfo por dois golos, com uma excelente réplica da equipa de Reinaldo Ventura na primeira parte, acabou por ser o mais 'tranquilo' dos quartos-de-final.

Benfica avança, guiado pelo 'faro' de Ordoñez

Benfica avança, guiado pelo 'faro' de Ordoñez

Dois golos de Lucas Ordoñez, sobre o final da primeira parte, desequilibraram decisivamente o duelo entre Benfica e Tomar nos quartos-de-final da Elite Cup. As águias seguem em frente, em busca da terceira conquista consecutiva.

Oliveirense vence Óquei de Barcelos 'à francesa'

Oliveirense vence Óquei de Barcelos 'à francesa'

Com golos dos gauleses Marc Rouzé e Bruno Di Benedetto, a Oliveirense eliminou o Óquei de Barcelos nos quartos-de-final da Elite Cup, num duelo com muitas caras novas de parte a parte.

Porto passa no desempate por livres directos

Porto passa no desempate por livres directos

Depois de estar a perder por 1-3 já na segunda parte, o Porto anulou a desvantagem e decidiu a passagem às meias-finais no desempate por livres directos. Estreante na prova, a Juventude Pacense continua a causar problemas aos dragões.