«Chegámos 15 minutos tarde à final»
No rescaldo da final da Elite Cup, Joan Ignasi Edo visou a falta de intensidade do Sporting em parte dos primeiros 25 minutos, mas destacou a resposta, que quase valia o empate na etapa complementar. Sem tempo para descanso, é hora de pensar no Mundial.

O Sporting continua sem conseguir vencer a Elite Cup na sua versão oficial, tendo desta feita caído apenas na final - como em 2023 - frente ao Benfica, por 2-4.
Para o treinador Joan Ignasi Edo, a chave do jogo esteve na intensidade. Em particular na primeira parte, quando a intensidade das duas equipas foi bem distinta. "O Benfica conseguiu entrar muito mais intenso que nós. Quando não igualas a intensidade, não há táctica que funcione", apontou.
Edo reconheceu que a sua equipa deu "uma vantagem demasiado grande ao Benfica", de dois golos, quando nestes jogos é complicado criar situações de golo. No segundo tempo, houve outro Sporting.
"Na segunda parte, já igualámos essa intensidade. Começámos a criar oportunidades, mas a bola não entrava", lamentou, apontando alguma precipitação no momento do remate. Depois, Rafa Bessa logrou enfim o golo.
"Quando a bola entrou, começámos a acreditar novamente. E houve aquele lance que era o 3-2... não sei o que dizer. Hoje, o vídeo-árbitro foi sempre contra nós, tenho de ver bem o lance", referiu. Os leões não baixaram os braços e, arriscando tudo, reduziram a pouco mais de um minuto do fim. E estiveram perto da igualdade. "A faltar 15 segundos, com a baliza aberta, conseguimos o mais difícil, que era acertar na barra", recordou conformado. "Chegámos 15 minutos tarde à final, mas no resto do jogo estou orgulhoso dos meus jogadores", afirmou.
Finda a Elite Cup, já perto das 22h, Juan Ignasi e o Sporting não tinham tempo para chorar a derrota, porque menos de oito horas depois embarcavam para a Argentina, para o Mundial de Clubes. Na bagagem levam a lição desta Elite Cup. "A única coisa que vou dizer aos meus jogadores é que têm de igualar a intensidade do adversário para jogar Hóquei. Vamos aprender desta entrada em falso que tivemos", frisou.
Falhada a conquista desta primeira prova, o Sporting tem ainda para ganhar o Mundial de Clubes e a Supertaça António Livramento, já em Outubro, e depois a Taça de Portugal, Champions League e Campeonato Placard.
"Somos o Sporting, temos de entrar sempre para ganhar. Não sei se alguém já ganhou seis ou cinco troféus numa época, ou já foi há muito tempo", explicou Joan Ignasi Edo, seguro do valor da sua equipa. "Estamos a construir uma coisa com muito futuro. Não sei se vamos colher frutos já este ano, mas vamos certamente colher frutos", assegurou.
Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025, 22h32