Fim-de-semana pela Continental

Barcelos recebe este fim-de-semana a decisão da Taça Continental. Na sétima vez que é jogada em Final Four, Óquei de Barcelos, Porto e Tomar tentam manter a tradição de vitória portuguesa. O Igualada quer repetir a excepção de 2018, outra vez em Barcelos.

Fim-de-semana pela Continental

Este fim-de-semana, é entregue a Taça Continental no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Desde 2017 que, por regra, a Taça Continental é decidida em Final Four, colocando em confronto os finalistas - antes, desde a primeira edição em 1980, era apenas para os vencedores - da principal prova europeia, agora Champions League, e da WSE Cup.

A prova não se realizou em 2020 em virtude da pandemia como tantas outras, e teve uma excepção ao novo modelo em 2021, disputada na "forma antiga" apenas entre Sporting e Lleida à revelia de Porto e Sarzana que também tinham direito desportivo a participar. Agora, haverá técnicos que já não apregoarão que a prova deveria ser disputada apenas pelos vencedores.

Nas seis edições realizadas em Final Four, cinco terminaram com triunfo português. A Oliveirense, sem ter conquistado Champions League ou WSE Cup, venceu em 2017 e 2024, o Sporting em 2019, o Valongo em 2022, e o Porto em 2023. A excepção aconteceu em 2018, com vitória do Barcelona na sua única participação. E aconteceu em Barcelos.

Há sete anos, o Municipal de Barcelos recebeu a Taça Continental em Setembro. Os regulamentos diziam que seria em Outubro, mas já se sabe que o Hóquei em Patins mantém uma "relação aberta" com os regulamentos. Em pista, o Barcelona de Edu Castro, então campeão Europeu, venceu o Óquei de Barcelos nas meias-finais e depois o Porto - que vencera o Lleida - na final.

Essa conquista de blaugrana de 2018, é o único título espanhol nas últimas oito edições, num claro virar de página num palmarés que conta agora 32 triunfos espanhóis (18 do Barcelona) e 11 portugueses. Nove das vitórias lusas aconteceram nas últimas 13 edições.

Paradigmático é que, em Final Four, contando com a presente edição, em 14 meias-finais, 15 dos 28 lugares são portugueses. A Espanha ocupou oito, e a Itália cinco.

Em busca do troféu

Este fim-de-semana, em Barcelos, há três equipas portuguesas a tentarem manter a tradição lusa de conquista neste formato.

O Óquei de Barcelos procura repetir o triunfo de 1991, ainda no modelo antigo. Será a terceira participação em Final Four, e contarão que à terceira seja de vez. À terceira, ganhou o Porto, em 2023, depois de já ter vencido antes em 1986.

O Tomar é estreante, sendo a sétima equipa portuguesa a andar nestas andanças de Final Four, depois de Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto, Sporting, Valongo e Braga.

Em busca de repetir a excepção espanhola de 2018, o Igualada está pela segunda vez na final a quatro, sendo a única equipa a repetir a presença de 2024 em Oliveira de Azeméis. Os arlequins procuram um sexto troféu na competição, depois dos dourados anos 90, em que venceram a prova em 1993, 1994, 1995, 1998 e 1999.

Óquei de Barcelos e Porto reunirão algum favoritismo. A confirmarem-no, será a sexta vez em sete edições que a final é entre os finalistas da mais importante prova europeia. A excepção a confirmar a regra foi em 2023, quando o anfitrião Voltregà, então detentor da WSE Cup, venceu nas "meias" o Valongo.

Com a organização a cargo da Sigma Stars, que tem dado outro brilho às competições nacionais e europeias decididas em Portugal, a prova terá a primeira meia-final entre o anfitrião Óquei de Barcelos e o estreante Tomar às 12h locais, e a segunda, entre Porto e Igualada, às 18h. Os bilhetes para as meias-finais estão à venda na MEO Blueticket, a 8,59 euros com taxas, e, à hora da escrita deste artigo, sobram poucos bilhetes para a bancada dos barcelenses.

A final está agendada para as 18h de domingo.

Meias-finais

• Óquei de Barcelos vs. Tomar • 25.Out, 12h

• Igualada vs. Porto • 25.Out, 18h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 26.Out, 18h

Horário das partidas na hora local (Barcelos, Portugal).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Angola vence Africano e jogará Mundial

Angola vence Africano e jogará Mundial

Com uma vitória sobre Moçambique na final, Angola, sem jogadores europeus, carimbou a conquista de mais um Campeonato Africano e garante nova - e já habitual - presença no próximo Campeonato do Mundo. Os angolanos triunfaram também em Sub-19.

Eficácia nos penáltis coloca Porto na final

Eficácia nos penáltis coloca Porto na final

Os catalães do Igualada venderam cara a derrota frente ao Porto, só cedendo nas grandes penalidades depois de um empate a dois no fim do tempo regulamentar e prolongamento. Na final, este domingo, os dragões defrontam o Óquei de Barcelos.

Óquei de Barcelos na final da Continental

Óquei de Barcelos na final da Continental

A jogar em casa, o Óquei de Barcelos venceu o Tomar por 6-3 e está pela quarta vez na decisão da Taça Continental, tentando repetir o título de 1991. Kyllian Gil e Carlitos bisaram para os barcelenses.

Benfica a votos

Benfica a votos

O Benfica vai este sábado a votos. E, nas eleições com mais candidatos de que há memória, eventualmente haverá segunda volta a 8 de Novembro. O Hóquei em Patins foi falado no debate entre todos, na BTV.