Óquei de Barcelos e Porto na decisão da Taça Continental
Óquei de Barcelos e Porto decidem este domingo a Taça Continental, que ficará em mãos portuguesas pela sexta vez consecutiva. Entre galos e dragões será a quarta decisão em menos de um ano.

É uma Taça Continental portuguesa, com certeza. E é, com certeza, pela sexta vez consecutiva. Depois da conquista do Barcelona em 2018, precisamente no Municipal de Barcelos, a Taça Continental ficou sempre em mãos portuguesas. Em 2019 e 2021, ganhou o Sporting. Em 2022, o Valongo. O Porto venceu em 2023, e a Oliveirense em 2024. Em 2025, será de Óquei de Barcelos ou Porto, para se decidir a partir das 18h deste domingo.
Esta será também a sexta final entre equipas portuguesas. É a primeira entre Óquei de Barcelos e Porto, mas, das cinco anteriores, duas tiveram o Porto, com conquista em 1986 frente à Sanjoanense, e outras duas o Óquei de Barcelos, com conquista em 1991 frente ao Sporting. Ambas as conquistas foram no modelo de decisão a duas mãos entre o vencedor da prova máxima europeia (agora Champions League) e o vencedor da Taça CERS.
Esta é a quarta final do Óquei de Barcelos, procurando o segundo triunfo depois daquele de 1991. O Porto, na sua oitava final, venceu em 1986 e, mais recentemente, em 2023, numa decisão frente ao Voltregà já em Final Four. Uma excepção neste modelo de Final Four, com sete edições assim decididas, dado que foi a única que não teve final entre os finalistas da Champions League ou da antecessora Liga Europeia.
No despertar das equipas portuguesas para esta competições, para além dos títulos dos dois títulos do Porto e de um do Óquei de Barcelos, há a assinalar três do Benfica, dois de Sporting e Oliveirense, e um do Valongo. Todos distantes do recorde de 18 do Barcelona (todas as equipas portuguesas juntas têm 11) e todos atrás também de Liceo (seis) e Igualada (cinco).
Para o jogo deste domingo, não há condicionamentos físicos a assinalar nos dragões. O Óquei de Barcelos recuperou "in extremis" - conforme registou Rui Neto - Luís Querido e Miguel Rocha, que estão longe de estar a 100%, e viu Carlitos sair queixoso da meia-final frente ao Tomar. Mas, numa final, todas as dores são esquecidas.
Duelos na pretérita temporada
Esta época, este será o segundo duelo entre Porto e Óquei de Barcelos, depois dos dragões terem vencido na ronda inaugural do Campeonato Placard por 5-3. Na pretérita temporada, houve 11...
Em 2024/25, Porto e Óquei de Barcelos defrontaram-se para a Elite Cup, Supertaça António Livramento, fase regular do Campeonato Placard, fase de grupos da Champions League, final da Champions League e final do play-off do Campeonato Placard.
Houve cinco vitórias do Porto de Ricardo Ares, três do Óquei de Barcelos e três empates no tempo regulamentar. Destes empates, um foi decidido nas grandes penalidades e outro no prolongamento, sorrindo ambos à equipa de Rui Neto.
Os dragões conquistaram o campeonato, ao passo que os galos ficaram com a Supertaça e o título máximo europeu.
Mudanças
Em relação à temporada passada, há a assinalar no Porto a mudança no comando técnico, com a chegada de Paulo Freitas, e a entrada de Pol Manrubia para o lugar de Diogo Barata.
Manrubia foi um dos cinco jogadores que deixou Barcelos. Poka é agora dirigente, Conti rumou ao Benfica, Rampulla partiu para o Sporting, Chambella foi emprestado ao Braga. Chegaram Guillem Torrents, Ivan Morales, Kyllian Gil, Carlitos e Tato Ferruccio. Meia equipa nova para Rui Neto trabalhar...
Meias-finais
• Óquei de Barcelos 6-3 Tomar • 25.Out
• Igualada 2-5 Porto (2-2, 0-3) • 25.Out
Final
• Óquei de Barcelos vs. Porto • 26.Out, 18h
Horário das partidas na hora local (Barcelos, Portugal).
Domingo, 26 de Outubro de 2025, 9h22




