Lucas e Alvarinho pelo lugar de 'capocannoniere'

Lucas Honório, com 23 golos, e Alvarinho, com 20, lideram a lista de melhores marcadores da Serie A1, principal campeonato italiano, ao cabo de 12 jornadas. Os dois atacantes das duas equipas mais portuguesas de Itália vão defrontar-se na derradeira jornada da primeira volta.

Lucas e Alvarinho pelo lugar de 'capocannoniere'
Foto de capa: Hockey Valdagno 1938

A Serie A1 será o último dos históricos campeonatos a entrar em 2026, com a 13ª jornada, última da primeira volta - que define os confrontos na Coppa Italia -, agendada para dia 6. No entanto, duas partidas, em virtude da participação de Trissino e Bassano na Champions League, só se disputam a 14.

Uma dessas derradeiras partidas da primeira metade da fase regular, colocará frente-a-frente Trissino e Valdagno, líder e 4º classificado, orientados, respectivamente, por João Pinto e Kiko Mascarenhas. E com os dois melhores marcadores da prova: os também portugueses e, agora "capocannonieri', Lucas Honório e Alvarinho.

Lucas Honório dificilmente poderia desejar melhor estreia na Serie A1. Aos 22 anos e na sua primeira aventura além-fronteiras, marcou em todos os jogos do Valdagno... menos no último. Com um arranque com um póquer, nos 11 jogos em que marcou ficou-se por um singelo golo em somente dois.

O jovem natural de Turquel apontou um total de 23 golos, quase metade dos 60 conseguidos pela equipa de Kiko Mascarenhas, de cariz profundamente português. Diogo Seixas é o segundo melhor marcador com nove golos, Tiago Sanches, na sua segunda temporada nos "valdagnese", leva seis, e o guarda-redes Rodrigo Vieira será indiscutível dono da baliza após a partida, neste mercado invernal, de Giovanni Bovo para o aflito Giovinazzo.

A outra "equipa portuguesa" da Serie A1, o dominador Trissino, lidera invicto - com 10 vitórias e dois empates - e tem Alvarinho como melhor marcador, com 20 golos, apenas aquém de Lucas no campeonato.

Melhor marcador na pretérita temporada - a sua primeira de uma aventura feliz em Itália - com 49 golos em toda a Serie A1 (fase regular e play-off), a par de Jordi Mendez (que fez menos duas partidas), Alvarinho não perdeu o embalo após a conquista do Campeonato da Europa.

Aos 29 anos, o ex-jogador de Valongo, Porto, Óquei de Barcelos e Sporting marcou nas duas mãos da Supercoppa e marcou em 10 dos 12 jogos para o campeonato, destacando-se um póquer na pista do Forte e uma mão cheia na pista do Breganze, numa equipa com outros goleadores.

Na perseguição a Lucas, Alvarinho encabeça um trio que conta com iguais 17 golos dos companheiros Giulio Cocco e Mendez. Também no Trissino de João Pinto, os reforços portugueses Guilherme Silva e João Almeida já contam, respectivamente, oito e cinco golos.

Os outros jogadores lusos na Serie A1 estão noutras lutas, pela manutenção. Xavi Cardoso soma assinaláveis 14 golos num Giovinazzo que é penúltimo, com apenas uma vitória e um empate em 12 jogos, e que já anunciou a saída do guarda-redes Bruno Guia, que se despedirá no derradeiro jogo da primeira volta, em Grosseto. Bruno Dinis já assinou quatro golos pelo Azzurra Novara de Massimo Tataranni, antepenúltimo.

A meio da tabela, Sérgio Silva e o Follonica "reconciliaram-se" depois do anúncio da saída do técnico português, mas a equipa foi delapidada com claro desinvestimento. Ainda assim, está em 7º, com 18 pontos, e disputará uma vaga na Coppa Italia (joga na pista do Lodi) com Sarzana e Grosseto, que têm 17.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Rocha marca seis e Óquei de Barcelos sobe ao 2º lugar

Rocha marca seis e Óquei de Barcelos sobe ao 2º lugar

O Óquei de Barcelos venceu nos Carvalhos, com Miguel Rocha a marcar seis, e subiu ao 2º lugar. Porto e Braga também venceram, houve vitórias importantes de Tomar e Riba d'Ave em Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, e do Valongo frente ao Juventude Pacense.

Sporting trava vitórias do Benfica com empate na Luz

Sporting trava vitórias do Benfica com empate na Luz

Benfica e Sporting empataram a dois no primeiro jogo de 2026 do Campeonato Placard. Os leões - que quebram a série vitoriosa do Benfica - estiveram a vencer por duas vezes, mas as águias seguem invictas depois de anularem as duas desvantagens.

Participantes da Taça do Rei definidos

Participantes da Taça do Rei definidos

Terminou a primeira volta da OK Liga, com a classificação - que não teve mexidas - a definir o elenco para a Taça do Rei. Barcelona, Igualada, Liceo e Calafell serão cabeças-de-série, com os adversários, a sortear, entre Reus (detentor do troféu), Noia, Voltregà e Alcoi.

Póvoa reforça-se com Hugo Barata

Póvoa reforça-se com Hugo Barata

O Póvoa, ainda em busca do primeiro ponto no Campeonato Placard, chamou Hugo Barata de volta ao norte para a segunda parte da fase regular. Hugo deixa o Alenquer - para regressar ao Póvoa - após época e meia.