Os 16-avos-de-final, com Tomar no horizonte

Disputam-se, este fim-de-semana, os 16-avos-de-final da Taça de Portugal, sendo já conhecidos os possíveis adversários até à Final Four, que será em Tomar. Na última eliminatória com impossibilidade regulamentar das equipas da categoria máxima se defrontarem, quantas 'tombarão'?

Os 16-avos-de-final, com Tomar no horizonte

Com 10 jogos este sábado e seis este domingo, serão definidas as 16 equipas que avançam para os oitavos-de-final, sendo que já estão conhecidos os possíveis adversários e também onde o "caminho" leva: até à Final Four de Tomar.

Estes 16-avos-de-final jogam-se ainda sobre o condicionalismo de equipas da I Divisão (Campeonato Placard) não se defrontarem, mas - entre os primodivisionários - já "tombou" o Valongo, e outras equipas almejam legitimamente a repetir o feito logrado pelo Oeiras nos 32-avos.

Há deslocações de risco para Póvoa, lanterna-vermelha do Campeonato Placard, à pista do Criar-T, 3º na Zona Sul da II Divisão, mas também do Tomar à casa de uma Juventude de Viana líder da Zona Norte, da Oliveirense até à pista do histórico Paço de Arcos, ou do Óquei de Barcelos num dérbi minhoto com o Famalicense, ou de um Juventude Pacense que tem estado aquém das expectativas a Espinho.

Os "três grandes", Benfica, Sporting e Porto, são claramente favoritos frente a Sesimbra, Académico da Feira (da III Divisão) e Entroncamento (último na Zona Sul da II Divisão), mas, por vezes, há festa.

Sem equipas da I Divisão, certo é que haverá pelo menos três equipas dos outros escalões na ronda seguinte, a apurar entre Sintra e Candelária, entre Vilafranquense e Oeiras, e entre Santiago e Parede.

16-avos-de-final

• Sintra vs. Candelária • 10.jan, 18h

• Juv. Salesiana vs. Riba d'Ave • 10.jan, 18h

• Criar-T vs. Póvoa • 10.jan, 18h

• Acad. Cambra vs. Turquel • 10.jan, 18h

• Vilafranquense vs. Oeiras • 10.jan, 18h30

• Santiago vs. Parede • 10.jan, 19h

• Acad. Espinho vs. Juv. Pacense • 10.jan, 21h

• Lavra vs. Braga • 10.jan, 21h

• Sobreira vs. Sanjoanense • 10.jan, 21h15

• Juv. Viana vs. Tomar • 10.jan, 21h30

• Famalicense vs. Óquei de Barcelos • 11.jan, 15h

• Paço de Arcos vs. Oliveirense • 11.jan, 16h30

• Entroncamento vs. Porto • 11.jan, 17h

• Acad. Feira vs. Sporting • 11.jan, 17h

• Sesimbra vs. Benfica • 11.jan, 17h30

• Marco vs. Carvalhos • 11.jan, 18h

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Oliveirense, finalista na última edição, cai em Paço de Arcos

Oliveirense, finalista na última edição, cai em Paço de Arcos

A Oliveirense, finalista da Taça em 2025, caiu nos 16-avos, em Paço de Arcos. Em desvantagem por 3-0, a Oliveirense ainda empatou, mas a equipa da Linha foi mais eficaz nas grandes penalidades. Óquei de Barcelos, Porto, Sporting e Benfica também avançam. E vai haver Clássico.

Benfica vence campeãs europeias

Benfica vence campeãs europeias

A fechar a 3ª jornada e a primeira volta da fase de grupos, o Benfica venceu o campeão europeu Palau, e as águias destacam-se na liderança do Grupo B. Gijón e Vila-sana vão confirmando o favoritismo no Grupo A.

Mandaram os de fora, e Valongo tem um patim na Final Four

Mandaram os de fora, e Valongo tem um patim na Final Four

Na primeira mão dos quartos-de-final da WSE Trophy, mandaram os visitantes. Giovinazzo, Sarzana, Valongo e Noisy venceram e, no ataque à Final Four, defenderão a vantagem em casa. Destaque para a vitória valonguense por um 1-5 que deixa poucas dúvidas sobre o apuramento.

Na Princesa do Lima, fez-se a festa da 'prova rainha'

Na Princesa do Lima, fez-se a festa da 'prova rainha'

Entre os 10 primeiros jogos dos 16-avos da Taça de Portugal, a Juventude de Viana, da II Divisão, reclamou protagonismo, sendo a única a vencer uma equipa primodivisionária. E logo o Tomar, que perde a oportunidade de chegar a uma Final Four que será disputada na sua casa.

Entre o presente e o futuro, Gonçalo e Martim 'empataram' a três

Entre o presente e o futuro, Gonçalo e Martim 'empataram' a três

A 12ª jornada da Zona Sul da II Divisão teve um duelo 'fratricida' entre Gonçalo e Martim Nunes. Os dois irmãos assinaram um hat-trick cada no confronto entre a equipa 'B' do Benfica e o Paço de Arcos, com a vitória a ser reclamada pelo miúdo que se vai impondo entre graúdos.

Valongo é pioneiro luso na WSE Trophy

Valongo é pioneiro luso na WSE Trophy

Este sábado, disputa-se a primeira mão dos quartos-de-final da WSE Trophy. O Valongo, isento da primeira eliminatória, entra agora em competição, sendo a primeira equipa portuguesa a disputar esta que é a quinta prova europeia a ser organizada.