Na Princesa do Lima, fez-se a festa da 'prova rainha'
Entre os 10 primeiros jogos dos 16-avos da Taça de Portugal, a Juventude de Viana, da II Divisão, reclamou protagonismo, sendo a única a vencer uma equipa primodivisionária. E logo o Tomar, que perde a oportunidade de chegar a uma Final Four que será disputada na sua casa.

10 partidas dos 16-avos-de-final, nove vitórias dos forasteiros, nove vitórias das equipas teoricamente mais fortes. A excepção que confirmou a regra nos jogos deste sábado aconteceu em Viana do Castelo, com a Juventude de Viana a vencer o primodivisionário Tomar por 6-3.
Não se esperava jogo fácil para os tomarenses, que vão ter a Final Four no seu pavilhão em Abril, frente ao líder da Zona Norte da II Divisão. A equipa de André Torres soma 11 vitórias e apenas uma derrota no campeonato, e mostrou também frente aos nabantinos argumentos para a subida.
Xanoca abriu o marcador, mas Rafael Almeida igualou de pronto e, a cerca de oito minutos do intervalo, Futuro, de grande penalidade, e Andrés Castaño, valeram uma vantagem de 3-1.
Xanoca voltou a marcar após o regresso dos balneários, mas Gabriel Silva e Joaquin Fernandez complicaram a missão da equipa de Nuno Lopes. Remi Herman reduziu para 5-3 com oito minutos para jogar, mas o Tomar - que ainda jogou dois minutos em inferioridade por azul a João Pedro - não conseguiu voltar a marcar. A poucos segundos do fim, no tudo-por-tudo tomarense, Castaño fechou as contas.
Mais complicado
Se o Tomar é o segundo primodivisionário a ficar pelo caminho, depois do Valongo nos 32-avos, outras equipas da categoria máxima sentiram dificuldades para garantir o apuramento.
Por exemplo, o Póvoa só garantiu o apuramento nas grandes penalidades no Seixal, frente ao Criar-T. Com 1-1 no final do tempo regulamentar e 2-2 no fim do prolongamento, com Luís Melo a marcar os dois golos poveiros, apenas Tiago Pereira marcou nos derradeiros castigos máximos.
O Juventude Pacense também venceu por 2-3, mas em tempo regulamentar. Frente à Académica de Espinho de Reinaldo Garcia e Cacau, a partida estava empatada a dois no descanso, e Diogo Abreu fez o 2-3, que persistiria, no arranque da segunda parte.
Em Vale de Cambra, o Turquel venceu por 2-4, com Tiago Mateus, que já marcara no arranque da segunda parte (então para o 1-2), a sentenciar a apenas um minuto do fim. No Estoril, a Juventude Salesiana só "caiu" a seis minutos do final, quando Gustavo Pato selou um hat-trick para o 4-6 que apura o Riba d'Ave.
O Sobreira assustou, mas o poderio da Sanjoanense impôs-se na segunda parte. Ao intervalo, a equipa do concelho de Paredes vencia por 2-1, com golos de Pedro Baltarejo e David Correia, contra um de João Ramalho, mas Alex Mount e Hugo Santos marcaram nos primeiros quatro minutos da etapa complementar para a reviravolta. Hugo marcaria por mais duas vezes e Miguel Henriques também lograria um hat-trick para um já dilatado 3-8 final.
Menos complicado
Sem tantos "suores frios", apuraram-se os "secundários" Candelária, Oeiras e Parede.
O Candelária, único nestes 10 jogos a não sofrer golos, venceu por 0-3 em Sintra. O Oeiras, no desfecho mais dilatado, venceu por 1-9 na pista do Vilafranquense, com um póquer do gaulês Matéo Avondo. E o Parede venceu por 1-7 em Santiago do Cacém, com hat-trick de Zé Tiago.
Dos primodivisionários, o Braga terá sido quem "sofreu" menos, mas até começou a perder em Lavra. No entanto, ao intervalo já vencia por 1-4, disparando na segunda parte o resultado para 3-10. Destaque para a estreia a marcar pelos bracarenses de Tomás Santos, o hat-trick de Filipe Fernandes e os bis de Pedro Mendes e Guilherme Magalhães, enquanto Pedro Freitas bisou para os visitados.
Este domingo realizam-se os restantes seis jogos dos 16-avos-de-final. Os oitavos-de-final, que terão já duelos entre equipas da categoria máxima, estão agendados para o fim-de-semana de 14 e 15 de Fevereiro.
16-avos-de-final
• Sintra 0-3 Candelária • 10.jan
• Juv. Salesiana 4-6 Riba d'Ave • 10.jan
• Criar-T 2-3 Póvoa (1-1, 1-1 prol, 0-1 pen) • 10.jan
• Acad. Cambra 2-4 Turquel • 10.jan
• Vilafranquense 1-9 Oeiras • 10.jan
• Santiago 1-7 Parede • 10.jan
• Acad. Espinho 2-3 Juv. Pacense • 10.jan
• Lavra 3-10 Braga • 10.jan
• Sobreira 3-8 Sanjoanense • 10.jan
• Juv. Viana 6-3 Tomar • 10.jan
• Famalicense vs. Óquei de Barcelos • 11.jan, 15h
• Paço de Arcos vs. Oliveirense • 11.jan, 16h30
• Entroncamento vs. Porto • 11.jan, 17h
• Acad. Feira vs. Sporting • 11.jan, 17h
• Sesimbra vs. Benfica • 11.jan, 17h30
• Marco vs. Carvalhos • 11.jan, 18h
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Oitavos-de-final
• Oeiras vs. Juv. Pacense
• Entroncamento ou Porto vs. Sesimbra ou Benfica
• Póvoa vs. Marco ou Carvalhos
• Candelária vs. Juv. Viana
• Braga vs. Sanjoanense
• Riba d'Ave vs. Famalicense ou Óquei de Barcelos
• Paço de Arcos ou Oliveirense vs. Acad. Feira ou Sporting
• Parede vs. Turquel

Sábado, 10 de Janeiro de 2026, 23h25
Gostou deste artigo?






