Entre o presente e o futuro, Gonçalo e Martim 'empataram' a três
A 12ª jornada da Zona Sul da II Divisão teve um duelo 'fratricida' entre Gonçalo e Martim Nunes. Os dois irmãos assinaram um hat-trick cada no confronto entre a equipa 'B' do Benfica e o Paço de Arcos, com a vitória a ser reclamada pelo miúdo que se vai impondo entre graúdos.

No passado domingo, a equipa "B" do Benfica recebeu o Paço de Arcos e venceu por 6-4. Entre os irmãos Nunes, o "caçula" terá ficado mais contente com o resultado final, mas houve empate a nível particular, com um hat-trick para Martim e outro para Gonçalo, ambos titulares, ambos com o "33" nas costas.
Martim inaugurou o marcador logo no primeiro suspiro do jogo. Gonçalo igualou a meio da primeira parte, mas Martim voltou a colocar as águias em vantagem quase de pronto, e ampliou a sete minutos e meio do intervalo. Gonçalo reduziu para 3-2, de grande penalidade, mas viu azul e Diogo Duarte aproveitou a superioridade para fazer o 4-2 antes do descanso.
Na etapa complementar, Miguel Feio fez o 4-3 para a equipa da Linha, mas o Benfica voltou a capitalizar a superioridade, agora de dois azuis, por Rodrigo Preciso e, novamente, Diogo Duarte. Gonçalo Nunes voltou a ser eficaz de grande penalidade, mas o Paço de Arcos não conseguiria voltar a marcar.
Na família Nunes, foi um duelo de estrelas geracionais. Gonçalo foi apontado no seu percurso formativo como o melhor jogador do Mundo nascido em 1998. E o irmão Martim, muito provavelmente o melhor da "colheita" de 2009, vai-lhe seguindo as pisadas, na expectativa de que a sua afirmação entre os graúdos seja diferente.
Gonçalo, o presente
Gonçalo Nunes, "Saviola" para alguns, despontou no Paço de Arcos e, uma temporada depois de gorada a ida para o Sporting (estava tudo certo, mas preferiu continuar na Linha), mudou-se para o Benfica em 2013.
Brilhou, foi campeão do Mundo de Sub-20 em 2015, campeão da Europa de Sub-20 em 2016, e, quando já era apontado com futuro próximo na equipa principal do Benfica foi "desviado" para o Sporting por José Trindade. Não teve o lugar que esperaria na equipa principal e foi cedido ao Alcobendas, de Espanha, regressando depois ao Paço de Arcos.
Representou depois o Óquei de Barcelos e, em 2020, regressava ao Sporting. Mas, num plantel rico, não teve minutos. Voltou novamente ao "porto seguro" do seu Paço de Arcos e, nas últimas duas temporadas, jogou no Campeonato Placard pelo Murches. Esta época, está de regresso a "casa", sendo a principal figura de um histórico que almeja o regresso à categoria máxima. Aos 27 anos, Gonçalo soma 16 golos, sendo o melhor marcador do Paço de Arcos.
Longe do radar da selecção absoluta das quinas, Gonçalo aceitou o convite para representar a selecção angolana no Mundial de 2024, em Novara. Caso tenha disponibilidade, será certamente também opção para o Mundial no Paraguai, em Outubro.
Martim, o futuro
Martim Nunes também nasceu para o Hóquei em Patins no Paço de Arcos, mudando-se para o Benfica aos 13 anos, em 2022, não tardando o "gigante" a impor-se.
Bicampeão europeu de Sub-17 e vencedor da Eurockey Cup em Outubro último - com hat-trick na final - depois de ter estado na final um ano antes, Martim completa este domingo apenas 17 anos, mas já vai esgrimindo argumentos com os mais velhos.
Este ano, com o hat-trick frente ao Paço de Arcos, soma oito golos pela equipa "B" do Benfica, na Zona Sul da II Divisão, tendo sido chamado a 10 dos 11 jogos disputados pela equipa orientada por Caleta. Na pretérita temporada, mesmo sendo Sub-17 de primeiro ano, já apontara 16, apenas aquém de Viti (41) e Martim Costa (40), e de Diogo Duarte (26) que este ano é o melhor marcador da equipa - e da II Divisão -, somando já 24 golos.
Para Martim, o futuro adivinha-se risonho, sendo expectável que esteja num reduzido lote de jogadores da formação das águias que, nos próximos cinco anos, possa aspirar a um lugar na equipa principal.
No que a contas do campeonato diz respeito, com esta derrota, o Paço de Arcos atrasou-se na corrida pela subida, estando agora a cinco pontos dos líderes Candelária e Oeiras. A equipa "B" do Benfica, com objectivos distintos, está em 6º, em igualdade pontual com a "B" do Sporting, e a dois pontos do Paço de Arcos.
Candelária e Benfica têm um jogo em atraso entre si, com data por definir desde que as águias não puderam viajar, devido ao mau tempo, para a partida inicialmente agendada para 6 de Dezembro.
Sábado, 10 de Janeiro de 2026, 12h10
Gostou deste artigo?





