Trissino vence em Igualada com bis de ex-arlequim

Após um empate no Palau Blaugrana, o Trissino, com bis de Jordi Mendez, sorriu ainda mais na Catalunha, vencendo em Igualada na abertura da 5ª jornada da Champions League. As restantes partidas jogam-se esta quinta-feira. Destaque para o regresso de Ricardo Ares ao Dragão Arena.

Trissino vence em Igualada com bis de ex-arlequim

Num duelo entre os líderes da espanhola OK Liga e da italiana Serie A1, o Trissino levou a melhor sobre o Igualada, vencendo por 2-3.

Foi a primeira vez que se defrontaram na mais importante prova europeia, depois de se terem defrontado duas vezes nos oitavos-de-final da Taça CERS, em 1988/89 e 2014/15, com o Igualada a levar a melhor em ambas as ocasiões, com vitórias arlequins em todas as quatro partidas.

Mas, desta vez, no arranque da 5ª jornada da fase de grupos da Champions League, venceu o Trissino voltando a ser feliz no regresso à Catalunha depois de um empate no Palau Blaugrana.

Davide Gavioli, que deverá reforçar o Barcelona na próxima época, inaugurou ao marcador em Les Comes aos 10 minutos, naquele que seria o único golo da primeira parte. E difícil de confirmar.

Gavioli roubou a bola na divisória e arrancou para rematar, com a bola a bater na barra e na pista, sem que os portugueses Carlos Correia e Porfírio Fernandes conseguissem ver se tinha sido para lá da linha. Mas, da mesa, terão confirmado, numa indicação que pareceu correcta.

No derradeiro minuto antes do descanso, Roger Bars dispôs de uma grande penalidade, mas não conseguiu bater Bruno Sgaria.

Na etapa complementar, não foi preciso esperar muito tempo por novo golo. Logo aos três minutos, o Trissino chegou à 10ª falta, e Joel Roma não perdoou, para a igualdade.

Roma voltou a ter nova oportunidade de livre directo a 11 minutos e meio do fim, mas não conseguiu converter, e, minuto e meio depois, Joan Ruano viu azul num enganchamento claro. Na superioridade numérica, o catalão Jordi Mendez - que saiu dos escalões de formação do Igualada - adiantava os italianos com uma bonita execução, em que ainda se pediu bola alta.

A equipa de João Pinto, que não contou com Giulio Cocco, estava melhor e, aproveitando a busca do empate pelos arlequins, dilatava. A cinco minutos do fim, Alvarinho isolava Mendez, que não perdoaria, assinando o 1-3.

Guillem Llorens reduziu de pronto, num remate de muito longe com um ressalto caricato em Sgaria, mas a equipa de Marc Muntané não conseguiria o procurado tento da igualdade para evitar uma derrota que a mantém fora dos lugares de apuramento para a Final Eight.

O muito que falta da 5ª jornada

As outras partidas desta 5ª jornada, disputam-se esta quinta-feira.

No Grupo A, destaca-se o Clássico europeu entre Porto e Barcelona, o duelo que mais vezes aconteceu em finais: nada menos que sete vezes... e sempre com vitória dos catalães.

Nesta edição, as duas equipas estão ainda invictas, mas os blaugrana já somaram um empate, enquanto os dragões lideram só com vitórias.

Particular destaque para o regresso de Ricardo Ares ao Dragão Arena, depois de quatro temporadas à frente do Porto, em que conquistou, entre outros, três campeonatos e uma Champions League.

Saint-Omer, ainda sem pontos, e Reus defrontam-se na outra partida do grupo.

No Grupo B, há outro duelo luso-espanhol com história, entre Benfica e Liceo, ainda que as duas equipas nunca se tenham encontrado na decisão da mais importante prova europeia.

O Benfica lidera só com vitórias, ao passo que "los verdes", que são 2º na OK Liga, mas em igualdade pontual com o líder, tem sete. Tantos como o Sporting, que protagoniza um dérbi português em Oliveira de Azeméis, seis dias depois de ter vencido - com dificuldades - a Oliveirense para o Campeonato Placard.

Em Itália, o Bassano recebe o Óquei de Barcelos, num jogo importante para as duas equipas que estão fora dos lugares de apuramento para a Final Eight.

5ª jornada

• Igualada 2-3 Trissino • 21.Jan

• Saint-Omer vs. Reus • 22.Jan, 20h

• Bassano vs. Óquei de Barcelos • 22.Jan, 20h45

• Porto vs. Barcelona • 22.Jan, 20h30

• Benfica vs. Liceo • 22.Jan, 20h30

• Oliveirense vs. Sporting • 22.Jan, 21h

Grupo A

1º Porto¹ (12 pontos), 2º Barcelona¹ (10), 3º Trissino (10), 4º Reus¹ (3), 5º Igualada (3), 6º Saint-Omer¹ (0)

¹ menos um jogo

Grupo B

1º Benfica (12 pontos), 2º Sporting (7), 3º Liceo (7), 4º Oliveirense (4), 5º Óquei de Barcelos (4), 6º Bassano (0)

Horários das partidas na hora local.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Rafa de azul e branco até 2027, e mais além

Rafa de azul e branco até 2027, e mais além

O Porto colocou ponto final na novela da renovação de Rafa - que, num dos 'episódios', terminava na Luz - e anunciou, esta terça-feira, renovação por mais uma temporada, com mais duas de opção. Com 34 anos, o internacional português está na sua 14ª temporada nos azuis-e-brancos.