Benfica mais líder no Grupo B
Com uma vitória sobre o Liceo, o Benfica segue só com triunfos no Grupo B e beneficiou da vitória da Oliveirense sobre o Sporting para ficar ainda mais destacado na liderança. O campeão Óquei de Barcelos perdeu em Itália, nos primeiros pontos conquistados pelo Bassano.

Comecemos pelas contas ao final da primeira volta no Grupo B. Com cinco vitórias em outros tantos jogos, o Benfica lidera destacado. Aliás, destacadíssimo. As águias somam 15 pontos, mais oito que os sete que têm Oliveirense, Liceo e Sporting.
Para as cinco vitórias do Benfica, contribuiu o triunfo da equipa de Edu Castro sobre o Liceo por 4-2.
Inspirado, João Rodrigues fez os três primeiros. Depois de ter mostrado eficácia extrema em duas grandes penalidades frente ao Óquei de Barcelos, o internacional português voltou a marcar de castigo máximo (desta vez na recarga) ainda na primeira parte, e juntou mais dois golos nos primeiros seis minutos da segunda.
Parecia ser uma vitória tranquila, mas o Liceo, que segue a par no topo da OK Liga com o Igualada, reagiu. Jacobo Copa marcou a 10 minutos do final e, dois minutos volvidos, Arnau Xaus reduzia para a desvantagem mínima.
O Benfica tremeu e "los verdes" tentaram tudo. Mas, sem Blai Roca na baliza nos instantes finais, Zé Miranda aproveitou para matar a discussão.
Oliveirense vence Sporting
Para a vantagem encarnada na liderança, contribuiu a vitória da Oliveirense - por igual 4-2 - sobre o Sporting.
Seis dias depois de se ter exibido a bom nível no João Rocha para o Campeonato Placard, a equipa de Nuno Resende juntou o resultado a uma exibição segura.
Os leões, com Romero a ser o argentino preterido na regra dos extra-comunitários, adiantaram-se, por Henrique Magalhães, no final de uma primeira parte em que nem Souto, nem Rampulla tinham conseguido marcar de grande penalidade.
No arranque da etapa complementar, Marc Rouzé igualou de livre directo. A equipa de Joan Ignasí Edo voltou a adiantar-se a nove minutos do fim, por Danilo Rampulla, mas os de Nuno Resende, por Joan Galbas, voltaram a igualar logo de seguida.
A cinco minutos do fim, Galbas voltava a marcar para a reviravolta e a primeira liderança oliveirense na partida, mas Rouzé via azul. No entanto, o Sporting não aproveitou a vantagem numérica e, já no tudo-por-tudo sem guarda-redes, como acontecia na Luz ao Liceo, sofria o golo do "ex" João Souto.
Primeira vitória do Bassano, no caminho penoso do campeão
Em Itália, o Bassano venceu o Óquei de Barcelos por 3-1. Foram os primeiros pontos conquistados pela equipa de Alessandro Bertolucci, e mais uma noite infeliz do campeão em título na caminhada europeia, que termina esta primeira volta fora dos lugares de apuramento.
Matteo Cardella fez o primeiro aos nove minutos e o argentino Giuliano Giuliani ampliou a dois minutos e meio do descanso, na 10ª falta barcelense. A 10ª falta "bassanese" também chegou ainda na primeira parte, mas Miguel Rocha não conseguiu bater Valentin Grimalt.
Carlitos reduziu no arranque da segunda parte, mas a equipa de Rui Neto voltou a ser perdulária de livre directo, quando Kyllian Gil teve oportunidade aos quatro minutos. Aos oito, Tato Ferruccio - de regresso a um PalaBassano que foi sua casa há 10 anos - viu azul, mas os de Alex Bertolucci não conseguiram capitalizar a superioridade em golos.
Reposta a igualdade numérica, o Bassano chegou à 15ª falta, mas Carlitos também desperdiçou. E, pouco depois, "Pato" Ipiñazar ampliou para 3-1.
Pesavam demasiado as bolas paradas - três livres directos e uma grande penalidade - desperdiçadas pelos homens de Rui Neto. Giuliani também não aproveitou um livre directo, mas novo azul, agora a Pedro Silva, com oito minutos para jogar, voltava a condicionar os barcelenses, que tentaram tudo para reduzir, mas sem sucesso perante uma equipa italiana que se agarrou à preciosa vantagem para, enfim, pontuar neste regresso à principal prova europeia.
Depois de três vitórias caseiras, a próxima jornada - primeira da segunda volta, a 5 de Fevereiro - tem os mesmos duelos, mas muda o palco.
5ª jornada
• Bassano 3-1 Óquei de Barcelos • 22.Jan
• Benfica 4-2 Liceo • 22.Jan
• Oliveirense 4-2 Sporting • 22.Jan
Grupo B
1º Benfica (15 pontos), 2º Oliveirense (7), 3º Sporting (7), 4º Liceo (7), 5º Óquei de Barcelos (4), 6º Bassano (3)
6ª jornada
• Liceo vs. Benfica • 5.Fev, 20h30
• Sporting vs. Oliveirense • 5.Fev, 20h30
• Óquei de Barcelos vs. Bassano • 5.Fev, 21h30
Horários das partidas na hora local.
Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026, 23h16
Gostou deste artigo?








