Com outro leão ao peito: António Marante reforçará Sporting
António Marante será guarda-redes do Sporting na próxima temporada. Dono da baliza do Tomar desde 2022, Marante rende o decano Zé Diogo e junta-se ao internacional português Xano Edo na defesa das redes leoninas.

Não será Guga o outro "galo" para a baliza do Sporting, mas António Marante, actual guarda-redes do Tomar, na aposta dos leões em ter - como Benfica (Pedro Henriques e Conti) ou Barcelona (Sergi Fernandez e Carles Grau) - dois guardiões com "estatuto" de titular.
Marante assumiu a baliza dos tomarenses em 2022, aposta de Nuno Lopes apesar de "tenros" 20 anos, depois de o ter visto "crescer" como suplente de Francisco Veludo. E foi uma aposta ganha. Numa equipa em afirmação na categoria máxima, Marante foi preponderante em históricas campanhas no campeonato, na conquista da Taça de Portugal em 2023 e na caminhada para a final da WSE Cup na pretérita temporada.
Esta época, o guardião, que completa 24 anos no final deste mês, dividiu a baliza com Zé Silva nos primeiros jogos, mas voltou a agarrar a titularidade no final de Novembro. Na próxima época, voltará a correr o risco de ficar no banco.
Será um risco assumido, quando o dono da baliza do Sporting é um Xano Edo que é também o titular da selecção nacional. De resto, Xano e Marante terão agora a oportunidade de trabalhar juntos, gorada que foi essa hipótese na convocatória para o Campeonato da Europa de Sub-23 em 2023, quando o escolhido para "acompanhar" Xano foi Tiago Freitas, com um histórico de selecções que Marante não tinha.
No lugar de Zé Diogo
António Marante ocupará a "vaga" de Zé Diogo, que deixará a equipa principal do Sporting à beira de completar 33 anos, depois de 21 temporadas de leão ao peito. Natural de Alenquer, conquistou títulos nacionais jovens e foi internacional jovem, campeão da Europa de Sub-20 em 2012.
Veio desde outro Sporting, da III Divisão à categoria máxima, tendo de lutar pela manutenção com um orçamento bem díspar dos actuais. Depois, foi o "fiel escudeiro" de Ângelo Girão na afirmação leonina e em inúmeras conquistas.
O Sporting garante assim outra jovem certeza, apenas seis meses mais novo que Xano, com rotina no Campeonato Placard, estatuto de titular na sua actual equipa e inúmeras exibições elogiadas. Se Marante poderá lutar pelo lugar ou, pelo menos, ter minutos na gestão de Joan Ignasí Edo, só o trabalho diário e o técnico leonino poderão dizer.
Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026, 18h33
Gostou deste artigo?








