Benfica e Barcelona, invictos, lideram grupos da Champions
Cumprido meio caminho na fase de grupos da Champions, Benfica (só com vitórias) e Barcelona (com um empate) estão invictos e lideram os seus grupos. À atenção do campeão Óquei de Barcelos, na pretérita edição, apenas o Porto logrou sair da zona de não apuramento na segunda volta.

O "copo" do apuramento para a fase seguinte da Champions League - este ano, Final Eight - está meio cheio para uns e meio vazio para outros, com uns contentes com o caminho percorrido e outros com esperança no que ainda há para andar.
Respirará confiança o Benfica, líder do Grupo B só com vitórias, e com oito pontos de vantagem sobre os mais directos perseguidores, Oliveirense, Sporting e Liceo, todos com sete pontos. Ainda que ser vencedor do grupo tenha perdido significado com a derrota nas meias-finais na pretérita temporada.
No Grupo A, o Barcelona também lidera invicto ("nunca vencido", com quatro vitórias e um empate), ainda que com Porto a um ponto e os italianos do Trissino, que ousaram empatar no Palau Blaugrana, a três.
Às ordens de Ricardo Ares, campeão europeu de dragão ao peito em 2023, o Barcelona vai apagando a péssima imagem europeia da última edição, quando nem passou da fase de grupos.
Na pretérita edição e na actual, disputam-se 10 jornadas na fase de grupos, num caminho longo em que apenas duas das seis equipas ficam afastadas da fase seguinte. E meio caminho já é um indicador a ter em conta.
Em 2024/25, três das quatro equipas que estavam fora dos lugares de apuramento, acabaram mesmo por ver os quartos-de-final no sofá: Quévert, Valongo e Saint-Omer. A excepção foi o Porto, que conseguiu subir do 5º ao 3º lugar, relegando o Barcelona.
Na presente temporada, estão fora do apuramento Saint-Omer e Igualada (que até lidera a OK Liga) no Grupo A, e Bassano e... Óquei de Barcelos no Grupo B.
Os barcelenses foram campeões em 2025 após terem vencido o Grupo A, mas agora somam apenas quatro pontos, com vitória sobre o Liceo e empate com a Oliveirense nos dois jogos disputados no Municipal de Barcelos. Na segunda volta, terá três jogos no Municipal.
Grupo A
1º Barcelona (13 pontos), 2º Porto (12 pontos), 3º Trissino (10), 4º Reus (6), 5º Igualada (3), 6º Saint-Omer (0)
Grupo B
1º Benfica (15 pontos), 2º Oliveirense (7), 3º Sporting (7), 4º Liceo (7), 5º Óquei de Barcelos (4), 6º Bassano (3)
Sábado, 24 de Janeiro de 2026, 9h04
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas








