Três jogos no começar a baixar o pano sobre a primeira volta

Arranca, este domingo, com três partidas, a última jornada da primeira volta da fase regular do Campeonato Placard. Sem o interesse que poderia ter se a Taça 1947 se disputasse, fica a luta por pontos. O Benfica, que fechará a primeira volta líder, tem a invencibilidade à prova.

Três jogos no começar a baixar o pano sobre a primeira volta

Em 2020, a Taça 1947 veio para ficar... no regulamento. De participação obrigatória, a prova teve apenas uma edição, e jogada sem público - e até sem Porto - em virtude da pandemia, numa homenagem muito aquém do que mereciam os heróis do primeiro título mundial colectivo da história do desporto português. Com a complacência dos clubes, sobrou um capítulo no regulamento geral. E o interesse do final da primeira volta, relevante em Espanha e Itália, é "apenas" o de outra jornada qualquer.

A 13ª jornada arranca com três partidas, sendo as restantes disputadas na quarta-feira, dia 28, empurradas pela participação portuguesa nas WSE Cup e WSE Trophy.

Este domingo, o jogo "cabeça-de-cartaz" acontece em Oliveira de Azeméis, apesar da Oliveirense ocupar um inusitado 8º lugar. Mas a equipa de Nuno Resende (mesmo sem o capitão Lucas Martínez) mostrou, frente ao Sporting, argumentos para colocar à prova a invencibilidade encarnada na prova.

O Benfica procura igualar o feito de 2015/16, quando terminou a primeira volta com 12 vitórias e um empate. Curiosamente, o empate que travou a marcha vitoriosa foi em Oliveira de Azeméis, e numa 13ª jornada.

Independentemente do desfecho no Pavilhão Dr. Salvador Machado, onde se fará uma homenagem a Marc Torra, as águias entrarão na segunda volta no topo da classificação. Mas, à espreita, está o Óquei de Barcelos.

Derrotados na Luz na ronda anterior, os barcelenses procuram regressar às vitórias na recepção a um Turquel que quer acabar com o seu "sobe-e-desce". A equipa da "Aldeia do Hóquei" é actualmente a primeira fora da zona de despromoção, onde está, por exemplo, o Carvalhos.

Com apenas quatro pontos, o Carvalhos recebe um Porto que vem de uma derrota frente ao Barcelona que travou uma série vitoriosa que já ia em nove triunfos, cinco para o Campeonato Placard.

13ª jornada

• Óquei de Barcelos vs. Turquel • 25.Jan, 17h

• Oliveirense vs. Benfica • 25.Jan, 18h

• Carvalhos vs. Porto • 25.Jan, 19h

• Braga vs. Riba d'Ave • 28.Jan, 21h

• Póvoa vs. Juv. Pacense • 28.Jan, 21h

• Sanjoanense vs. Tomar • 28.Jan, 21h

• Valongo vs. Sporting • 28.Jan, 21h

Classificação

1º Benfica (34 pontos), 2º Óquei de Barcelos (30), 3º Sporting (29), 4º Porto (25), 5º Braga (22), 6º Tomar (17), 7º Valongo (15), 8º Oliveirense (15), 9º Riba d'Ave¹ (14), 10º Sanjoanense (12), 11º Turquel (12), 12º Juv. Pacense¹ (8), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa (1)

¹ menos um jogo

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Nove 'portugueses' nos 12 da Argentina para Montreux

Nove 'portugueses' nos 12 da Argentina para Montreux

São nove os argentinos a jogar em Portugal que estão entre os 12 convocados pela Argentina para disputar a Taça das Nações, no início de Abril, em Montreux. Destaque para a chamada de Franco Platero e Facundo Bridge entre os 'lusos', e de Jero Garcia e Bautista Acevedo.

Benfica, Óquei de Barcelos e Porto vencem

Benfica, Óquei de Barcelos e Porto vencem

Nos três primeiros jogos da derradeira jornada da primeira volta, Benfica, Óquei de Barcelos e Porto confirmaram o seu favoritismo. As águias venceram em Oliveira de Azeméis e chegam a meio da prova invictas e com quatro pontos de vantagem para os barcelenses, no 2º lugar.

Riba d’Ave é a única equipa lusa em vantagem, mas está tudo em aberto

Riba d’Ave é a única equipa lusa em vantagem, mas está tudo em aberto

O Riba d'Ave foi a única equipa portuguesa a vencer na 1ª mão dos quartos-de-final da WSE Cup, mas só leva um golo de vantagem para Itália. Sanjoanense, apesar da derrota em casa, e Juventude Pacense e Braga, que perderam tangencialmente na Catalunha, também estão na discussão.

Lugares na Final Four confirmados com novas vitórias

Lugares na Final Four confirmados com novas vitórias

Valongo, Giovinazzo, Noisy e Sarzana, agora perante o seu público, repetiram os triunfos da 1ª mão, e são os semifinalistas da WSE Trophy, procurando, na segunda edição da prova, suceder ao Alcoi. A Final Four disputa-se a 14 e 15 de Março.

Oliveirense homenageia Marc Torra

Oliveirense homenageia Marc Torra

A Oliveirense distingue, este domingo, na recepção ao Benfica para o campeonato, Marc Torra. Figura do Hóquei em Patins mundial, Torra pendurou os patins no final da época passada, depois de ser jogador da equipa de Oliveira de Azeméis em sete temporadas e capitão em cinco.

Benfica e Barcelona, invictos, lideram grupos da Champions

Benfica e Barcelona, invictos, lideram grupos da Champions

Cumprido meio caminho na fase de grupos da Champions, Benfica (só com vitórias) e Barcelona (com um empate) estão invictos e lideram os seus grupos. À atenção do campeão Óquei de Barcelos, na pretérita edição, apenas o Porto logrou sair da zona de não apuramento na segunda volta.