Turquel e Carvalhos somam vitórias pela manutenção no derradeiro minuto
Abaixo da linha de água, Turquel e Carvalhos venceram Riba d'Ave e Tomar no último minuto, somando pontos importantes pela manutenção. Tal como a Oliveirense, que 'tirou a barriga de misérias' na Póvoa e sobe três lugares. O Valongo venceu em São João da Madeira e isola-se em 6º.

Turquel e Carvalhos são os grande vencedores desta terça-feira de Carnaval, somando importantes vitórias na luta pela manutenção. Apesar de não deixarem os lugares abaixo da linha de água.
O Carvalhos recebeu e venceu o Tomar por 3-2. A equipa gaiense chegou ao intervalo a vencer com um golo de Afonso Lima e dilatou a vantagem aos 10 minutos da segunda parte, com Diogo Casanova a transformar uma grande penalidade (o que já valeu um título mundial de Sub-20 a Portugal...).
O segundo tento dos Carvalhos foi apontado quando a equipa estava em inferioridade e tentava "sobreviver" ao maior pendor ofensivo dos tomarenses na etapa complementar e, a cerca de 10 minutos do fim, essa predisposição dava frutos, com Remi Herman e Ivo Silva a anularem, num ápice, a desvantagem.
O Tomar ia em busca de uma vitória que escapava há quatro jogos, mas foi traído por dois azuis a Filipe Almeida, que obrigou a jogar quatro minutos em inferioridade. A igualdade persistiu, mas, já com cinco de cada lado, no derradeiro minuto, Diogo Casanova fez o tento do contentamento da equipa da casa.
Também no último minuto, o Turquel venceu o Riba d'Ave por 4-3.
A equipa de André Luís vencia por 2-0 aos sete minutos, com golos de Xavi Lourenço e Tiago Mateus, mas permitiu a reviravolta. Daniel Pinheiro, um minuto volvido sobre o segundo golo turquelense, e Nanu Castro e Antoine Thebaud, já na segunda parte, colocaram a equipa de Jorge Ferreira na frente.
O Turquel foi em busca da igualdade e conseguiu-a a sete minutos e meio do fim, pelo regressado Ezequiel Funes. E, depois, foi em busca da vitória, e, na arte de Martim Costa na conversão do livre directo da 10ª falta ribadavense, foi feliz no último minuto.
Na classificação, o Carvalhos, penúltimo, tem agora 10 pontos e o Turquel, 12º, tem 15. A apenas um da Sanjoanense, derrotada no "Caldeirão".
Valongo vence em São João da Madeira
Aproveitando a derrota do Tomar, o Valongo destacou-se no 6º lugar com uma vitória em São João da Madeira por 4-7. A equipa de Raul Meca esteve a perder por 1-0 e 2-1 - e a poder agradecer a Guga Bento um punhado de excelentes intervenções -, mas virou antes do intervalo. Na segunda parte, o Valongo chegou a uma vantagem de dois golos, mas a Sanjoanense conseguiu anular já nos oito minutos finais.
No entanto, e apesar de jogar perante o seu fervoroso público, a equipa de Reinaldo Ventura não conseguiu consumar a desejada reviravolta. Pelo contrário. Com o seu segundo golo no jogo, Folhetas fez o 4-5 e, com dois golos a selar um póquer, Franco Pósito fixou o resultado.
Oliveirense goleia e foge da linha de água
Também vencedora esta noite - depois de cinco derrotas consecutivas para o campeonato -, a Oliveirense sobe do 11º lugar para 8º. E o regresso aos triunfos foi expressivo. A equipa agora liderada por Ricardo Geitoeira venceu na pista do Póvoa, lanterna-vermelha, por 1-10.
Bruno Di Benedetto abriu o marcador logo no primeiro lance do jogo. Hugo Barata ainda igualou, aos 10 minutos, mas depois a Oliveirense disparou no marcador até ao 1-7 que se registava ao intervalo. Lucas Martínez, Marc Rouzé elevaram para 1-3, e Joan Galbas e João Souto aproveitaram um azul a Tiago Pereira para dilatar para 1-5. Bruno Di Benedetto e Nuno Santos fixaram o resultado na ida para o descanso.
Na segunda parte, o resultado ganhou mais expressividade nos derradeiros nove minutos. Bruno Di Benedetto selou um hat-trick, João Souto fez o nono e Afonso Ribeiro, chamado à convocatória de Ricardo Geitoeira para o lugar de Franco Platero, fechou a contagem.
Esta 16ª jornada termina esta quarta-feira, com mais um Clássico - o segundo em cinco dias - entre Porto e Benfica no Dragão Arena. O jogo está agendado para as 20h, com arbitragem de Pedro Silva e Fernando Vasconcelos.
16ª jornada
• Braga 3-3 Sporting • 17.Fev
• Carvalhos 3-2 Tomar • 17.Fev
• Sanjoanense 4-7 Valongo • 17.Fev
• Óquei de Barcelos 5-4 Juv. Pacense • 17.Fev
• Póvoa 1-10 Oliveirense • 17.Fev
• Turquel 4-3 Riba d'Ave • 17.Fev
• Porto vs. Benfica • 18.Fev, 20h
Classificação
1º Benfica¹ (43 pontos), 2º Sporting (39), 3º Óquei de Barcelos (37), 4º Porto¹ (32), 5º Braga (29), 6º Valongo (21), 7º Tomar (18), 8º Oliveirense (18), 9º Juv. Pacense¹ (17), 10º Riba d'Ave¹ (17), 11º Sanjoanense (16), 12º Turquel (15), 13º Carvalhos (10), 14º Póvoa (4)
¹ menos um jogo
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026, 23h08
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas



