Braga, Bassano e Calafell na próxima Champions

A cinco equipas já apuradas para a próxima edição da Champions League, juntaram-se, com a realização dos quartos-de-final em Portugal, Espanha e Itália, mais seis equipas, ficando só por conhecer quem, nas quotas publicadas pela World Skate Europe, ocupa a vaga francesa.

Braga, Bassano e Calafell na próxima Champions

Terminada a Final Eight da Champions League que, em Coimbra, coroou o Porto, já estavam - com tudo o que de volátil pode ter o Hóquei em Patins - "ocupadas" cinco das 12 vagas definidas pelas quotas publicadas pela World Skate Europe.

Agora, realizados os quartos-de-final dos play-offs em Portugal, Espanha e Itália, já só sobra uma vaga.

No Campeonato Placard, ao Benfica, juntaram-se Porto, Sporting, Óquei de Barcelos e Braga. O apuramento dos quatro mais bem classificados para as meias-finais valem uma classificação histórica aos bracarenses, que ficaram em 5º na fase regular.

Na OK Liga, que privilegia a classificação na fase regular e não a classificação final, Liceo, Barcelona e Igualada, os três mais bem classificados, já tinham assegurado três das quatro vagas. Com o apuramento para as meias-finais das três equipas, a derradeira vaga será para o Calafell.

A equipa de Guillem Cabestany, também apurada para as "meias", ou fica com a vaga por ser campeã ou, sendo campeão um dos três primeiros da fase regular, por ter sido o 4º. Sim ou sim, será o segundo apuramento do Calafell para a fase de grupos da mais importante prova europeia.

Em Itália, foi preciso esperar por uma fase mais adiantada, mas, por terras transalpinas, o campeonato anda mais depressa. O Trissino, vencedor da fase regular, já assegurara uma das duas vagas. A outra será para o Bassano, no repetir dos apurados italianos da edição finda da Champions League.

As vagas serão para o campeão, que será Trissino ou Bassano, ou para os dois primeiros da fase regular, que foram Trissino e Bassano.

Por encontrar, fica apenas o representante gaulês, que será o campeão da N1 Elite. A duas jornadas do fim do campeonato (em França não há play-off), o Saint-Omer lidera com 53 pontos, seguido do Quévert com 51 e do La Vendéenne com 50. Tudo pode ficar resolvido na penúltima jornada, este sábado, ou pode ser necessário esperar pela derradeira ronda.

Corrida às vagas na Champions League 2026/27

Portugal (5 vagas): Benfica, Porto, Sporting, Óquei de Barcelos, Braga

Espanha (4 vagas): Liceo, Barcelona, Igualada, Calafell

Itália (2 vagas): Trissino, Bassano

França (1 vaga): Saint-Omer, Quévert, La Vendéenne

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
João Lima dá carreira como terminada aos 27 anos

João Lima dá carreira como terminada aos 27 anos

Dando prioridade à vida profissional, João Lima, jogador do Valongo na temporada finda, coloca um ponto final na carreira. Ou, talvez, faça parágrafo. Internacional jovem por Portugal, João Lima foi campeão da Europa juvenil e campeão do Mundo júnior.

Federação de Patinagem de Portugal
Tangencial conta igual: Benfica em vantagem sobre o Óquei de Barcelos

Tangencial conta igual: Benfica em vantagem sobre o Óquei de Barcelos

Depois de uma vitória confortável do Sporting, o Benfica reclamou a vitória no primeiro jogo com o Óquei de Barcelos pela margem mínima. Após uma primeira parte em que as águias dominaram, o Óquei de Barcelos recuperou de uma desvantagem de dois golos, mas não evitou a derrota.

Michele Brunello
Trissino e Bassano na final da Serie A1

Trissino e Bassano na final da Serie A1

Trissino, após embate 'luso' com o Valdagno, e Bassano, depois de duelo 'giallorosso' com o Lodi só decidido na 'negra', são os finalistas do play-off da Serie A1. O Trissino procura o seu quinto título, e segundo consecutivo. O Bassano tenta a terceira conquista da sua História.

Federação de Patinagem de Portugal
Sporting vence no Dragão: eficácia no powerplay vira 'factor-casa'

Sporting vence no Dragão: eficácia no powerplay vira 'factor-casa'

O Sporting venceu no Dragão Arena e, no primeiro jogo das meias-finais, vira o 'factor-casa' que era do Porto. Um powerplay na segunda parte, em que os leões conseguiram anotar três golos, marcou um jogo em que Danilo Rampulla assinou um hat-trick.

Albert Armengol / FC Barcelona
Depois de três 'negras', semifinalistas definidos na OK Liga

Depois de três 'negras', semifinalistas definidos na OK Liga

Ficaram, esta terça-feira, definidos os quatro semifinalistas da OK Liga, com Barcelona, Igualada e Calafell a juntarem-se, todos na 'negra', ao já apurado Liceo. Nota para o apuramento de Igualada, com duas vitórias nos penáltis, e Calafell, com um triunfo na secretaria.