Gonçalo Nunes reforça Tomar

Gonçalo Nunes, um dos grandes talentos da sua geração, está de regresso à categoria máxima após um ano no 'seu' Paço de Arcos, em que falhou por muito pouco a promoção. O internacional jovem português, e agora internacional angolano, de 27 anos será reforço do Tomar.

Gonçalo Nunes reforça Tomar

Um ano depois, Gonçalo Nunes está de regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins português. Um talento geracional que buscará agora no Tomar a afirmação que desde cedo lhe foi apontada.

"Saviola", como é conhecido em alguns círculos, despontou ao serviço do Paço de Arcos. Foi campeão europeu de Sub-17 em 2013 e voltou a estar no europeu do escalão em 2014.

Saltou etapas como o irmão, Martim Nunes, agora tem saltado, jogando no "escalão acima", e, em 2015, sagrava-se campeão do Mundo de Sub-20 em 2015, com um porte físico que lhe permitiu alegadamente festejar sem suspeitas na discoteca em Vilanova i la Geltrú... apesar de só ter 16 anos.

Ainda nos escalões de formação, esteve com um pé no Sporting, mas representou primeiro o Benfica, trocando depois as águias pelos leões em 2016. Apostava em minutos na equipa principal de Guillem Pérez, mas era demasiado jovem.

Esteve cedido pelo Sporting aos espanhóis do Alcobendas (2016/17), Paço de Arcos (2017/18) e Óquei de Barcelos (2018 a 2020), até que integrou, enfim, a equipa principal leonina. Numa equipa recheada de estrelas, que venceria campeonato e Liga Europeia em 2021, Nunes voltou a não ter o espaço desejado e, ao fim de época e meia, regressou ao seu Paço de Arcos.

Não conseguiu evitar a descida do histórico clube da Linha em 2023, como também não seria suficiente para segurar, em 2025, o Murches na I Divisão. Voltou a casa, a Paço de Arcos, desta feita para tentar a subida.

O Paço de Arcos esteve na luta até aos instantes finais da Zona Sul, quando perdeu a possibilidade de disputar a poule de promoção. Gonçalo Nunes apontou 29 golos, tantos como Bruno Frade (que reforçará o Oeiras), apenas dois golos aquém de Zé Costa (que regressa ao Turquel). Das últimas partidas no "Casablanca", fica um hat-trick na vitória por 5-1 sobre a equipa "B" do Benfica, com o irmão a marcar o "tento de honra" dos encarnados. Uma desforra do "encontro de irmãos" da primeira volta.

Agora, com uns 27 anos que soam a pouco para quem é falado há tanto tempo, será reforço do Tomar, que vai para a sétima temporada consecutiva no convívio dos grandes.

Internacional angolano desde o Campeonato do Mundo de 2024, Nunes esteve na recente Taça das Nações e deverá ser opção para o Mundial de Outubro próximo. Depois de Francisco Veludo, Anderson Nery e André Centeno, será o quarto internacional angolano ao serviço de Nuno Lopes na equipa nabantina após a pandemia.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Igualada na final 22 anos depois: arlequins afastam Barcelona e defrontam Liceo

Igualada na final 22 anos depois: arlequins afastam Barcelona e defrontam Liceo

O Igualada venceu o Barcelona na 'negra', em campo 'neutro' por cúmulo organizativo dos blaugrana, e está na final da OK Liga 22 anos depois. A equipa de Marc Muntané defrontará o Liceo, que afastou o Calafell, pelo título de campeão espanhol a partir de próxima sexta-feira.

Escolhidos os 10 para atacar o 'tri' de Sub-17

Escolhidos os 10 para atacar o 'tri' de Sub-17

A federação portuguesa anunciou a convocatória da selecção nacional de Sub-17 que disputará o Campeonato da Europa do escalão no final de Julho, em Braga. Em busca de um 'tri' às ordens de Hugo Azevedo, 'Carrais' é o repetente de um grupo condimentado com 'cacau'...

Eurockey Cup U-15 e FEM-17: foco no fundamental

Eurockey Cup U-15 e FEM-17: foco no fundamental

A Eurockey Cup, referência de torneios jovens a nível europeu, vai dar uma 'volta' no seu modelo competitivo, dividindo agora a sua aposta entre uma competição alargada de Sub-15, escalão que esteve na génese do projecto, e uma prova de Sub-17 exclusivamente feminina.

André Centeno 'guarda' patins a pensar no Mundial

André Centeno 'guarda' patins a pensar no Mundial

André Centeno, dos poucos jogadores portugueses a actuar nos três grandes campeonatos, anunciou o fim da carreira de clubes, mas, disponível para um nono Mundial por Angola, o 'prego' poderá ter de esperar. Na nova época, terá o desafio de dirigir Sub-19 e equipa 'B' do Sporting.

Filipe Martins sobe com Oeiras e muda-se para Riba d'Ave

Filipe Martins sobe com Oeiras e muda-se para Riba d'Ave

Na poule de promoção à I Divisão pela terceira época consecutiva, Filipe Martins conseguiu enfim a procurada subida à categoria máxima e estará entre os maiores do Hóquei em Patins português na nova temporada. Mas não no Oeiras, por quem subiu. Filipe será reforço do Riba d'Ave.