Partida após um ano no Benfica: Sara Roces reforça Vila-sana
Como Marta Piquero ou Flor Felamini, Sara Roces também só estará um ano de águia ao peito, regressando à competitiva OK Liga. A asturiana será reforço do ambicioso e investidor Vila-sana, que, com Aina Florenza, contará com as duas maiores goleadoras das últimas cinco épocas

O Vila-sana anunciou esta terça-feira o acordo com Sara Roces para a próxima temporada, em mais um investimento do clube para tentar conquistar a Europa.
Ainda na luta pela inédita conquista da OK Liga, qualificado para a final e a aguardar por Fraga ou Gijón que vão à "negra", o Vila-sana vai juntar Roces a Aina Florenza, a dupla mais goleadora de Espanha nas últimas cinco temporadas.
Sara, no Gijón, e Aina, no Palau, foram as duas melhores marcadoras da OK Liga em 2020/21 (89 golos em conjunto), 2021/22 (91), 2022/23 (81) e 2024/25 (86). Só deixaram alguém intrometer-se em 2023/24, quando Gemma Solé foi a segunda mais profícua da prova, com 35 golos. Mas Sara (33) e Aina (45) somaram 78 golos...
No fim da temporada passada, Florenza rumou ao Vila-sana e marcou 47 golos na fase regular, destacadíssima de Marta Piquero, a segunda melhor, com 28. Roces, então com 23 anos, rumou ao Benfica.
Pelas águias, Sara Roces conquistou a Elite Cup, Supertaça e Taça. No campeonato, o Benfica venceu no fim-de-semana o primeiro jogo das meias-finais do play-off frente à Sanjoanense. E venceu todos os jogos nacionais da época, só empatando duas vezes na fase de grupos da Champions League - frente ao futuro campeão Fraga - e "saboreando" a derrota apenas na final da mesma prova.
Roces marcou 38 golos no campeonato até ao momento e cinco golos na prova europeia, e será mais um valor seguro estrangeiro a deixar o Benfica ao fim de apenas uma temporada. Como a argentina Flor Felamini (2020/21), que também rumou ao Vila-sana, ou a também asturiana Marta Piquero (2019/20), que regressou ao Gijón.
A História do Hóquei em Patins feminino conta 12 jogadoras estrangeiras, na tentativa de ombrear com as potências da OK Liga e repetir a conquista de 2015. Curiosamente, conseguida apenas com jogadoras portuguesas.
A chilena Maca Ramos chegou em 2015, representando as águias em sete temporadas até 2023, com um hiato - no Cerdanyola - em 2018/19. Também chilena, Cata Flores esteve três temporadas e meia, de 2021 a 2025, no Benfica.
A internacional italiana Elena Tamiozzo esteve na Luz de 2023 a 2025, duas temporadas que a espanhola Aimee Blackman, chegada em 2024, já igualou.
A guarda-redes francesa Lili Buchoux está na sua primeira temporada, e deverá continuar para, pelo menos, uma segunda época de águia ao peito. Algo que, como Roces, Felamini e Piquero, outras quatro jogadoras não lograram. Ou quiseram.
Aina Arxé chegou muito jovem em 2018 e regressou a casa. Consolidou-se e está no Fraga desde 2022, quando a equipa aragonesa subiu à OK Liga. No ano seguinte, o Benfica resgatou a histórica argentina Leticia Corrales da "aposentaria", mas a vida pessoal de Lety não se coadunava com a exigência desportiva.
Agustina Fernandez (2020/21) e Micaela Balmaceda (2022/23) foram outras argentinas que passaram pelas águias, mas que não estiveram mais do que uma época às ordens de Paulo Almeida.
Terça-feira, 2 de Junho de 2026, 19h16
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas



