Dérbi entre Benfica e Sporting nas 'meias' da Taça Jesus Correia
Benfica e Sporting vão defrontar-se nas 'meias' da Taça Jesus Correia. Pese as ausências dos mundialistas, será um prelúdio de uma possível final da Elite Cup e da decisão da Supertaça. Na outra 'meia', o Oeiras, recém-regressado à I Divisão, defronta o Sintra, da III Divisão.

Finalistas da última edição do Campeonato Placard, Benfica e Sporting têm reencontro marcado para o próximo sábado, em Torres Vedras, nas meias-finais da Taça Jesus Correia, organizada pela Associação de Patinagem de Lisboa.
As ausências, por compromisso mundialista, serão muitas, com os benfiquistas Conti Acevedo, João Rodrigues, Nil Roca, Pau Bargalló, Pedro Henriques, Roberto Di Benedetto e Zé Miranda, e os sportinguistas Danilo Rampulla, Facundo Bridge, Facundo Navarro, Gonzalo Romero, Rafa Bessa e Xano Edo fora das escolhas de Edu Castro e Joan Ignasí Edo.
No entanto, será uma espécie de prelúdio de uma possível decisão e outra já certa, ambas em Santo Tirso. Na Elite Cup, as equipas podem defrontar-se na final, a 1 de Novembro. Na Supertaça António Livramento, é certo que disputarão o troféu a 7 de Novembro.
Os velhos rivais chegam a esta meia-final depois de vencerem Alenquer e Murches nos quartos-de-final.
O Benfica venceu o Murches por 1-6 na Parede. Depois de um golo solitário de Viti na primeira parte, Martim Costa bisou nos sete minutos da segunda e, com mais dois golos de Viti, o apuramento estava garantido.
O jovem Diogo Ataíde fechou a contagem dos encarnados, e Diogo Correia assinou o tento de honra da equipa do concelho de Cascais, orientada por Toni (que esteve vários anos nos escalões de formação das águias), a dois minutos do fim.
O Sporting venceu, em Paço de Arcos, o Alenquer, do ex-técnico da equipa "B" leonina Rui Seabra, por 7-0.
João Pina inaugurou o marcador aos três minutos, Nil Cervera bisou e Sebastião Valadas juntou mais um tento antes do intervalo. Na etapa complementar, Alessandro Verona marcou duas vezes e Pina fechou, a dois minutos e meio do fim, a contagem que abrira.
Também em Paço de Arcos, aconteceu a grande surpresa destes quartos-de-final, com o Sintra a eliminar o anfitrião.
Outrora campeões nacionais, o Paço de Arcos oito vezes e o Sintra quatro, os dois históricos penam agora pelas II Divisão e III Divisão. E a equipa do terceiro escalão levou a melhor, vencendo por 3-4.
António Inglês marcou primeiro para os sintrenses, mas Tomás Martins virou o jogo na primeira parte. E Rodrigo Gonçalves ampliou ainda não estavam cumpridos três minutos na segunda.
O Paço de Arcos parecia embalar para o triunfo, mas Miguel Joaquim reduziu três minutos volvidos para manter o jogo vivo.
A cinco minutos do fim, André Ferreira igualou e, dois minutos depois, assistiu Miguel Joaquim para selar o saboroso triunfo dos de Nelson Chorincas.
Integrado na Série A, o Sintra, da Zona Sul B da III Divisão Sul, vencera Cascais (III Divisão) e Física (II Divisão) e, apesar da derrota com o Sporting (1-8), garantiu o 2º lugar e a possibilidade de disputar os quartos-de-final. Agora, depois de afastar o Paço de Arcos, medirá forças com o Oeiras, recém-promovido à categoria máxima.
O Oeiras também deu um dissabor a um anfitrião destes quartos-de-final, o Parede, vencendo por 5-4.
As equipas equivaleram-se na primeira parte, com Tiago Duarte a marcar para o Parede e Bruno Frade a igualar para o Oeiras que, recorde-se, não tem Ricardo Barreiros, seleccionador português feminino, no banco.
Na etapa complementar, António Estrela colocou o Oeiras na frente, mas Tiago Duarte empatou. Depois, Bruno Frade marcou por mais duas vezes, no espaço de um minuto, para um 4-2 que durou pouco, com Manuel Correia a reduzir para a margem tangencial com largos 15 minutos para jogar.
Na 10ª falta do Oeiras, Bernardo Ramalho não facilitou e igualou para os de David Pereira. Mas Guilherme Caetano desequilibrou o marcador a 3 minutos e meio do apito final, garantindo a vitória e o apuramento.
A Final Four realiza-se no Pavilhão da Física, em Torres Vedras, no próximo fim-de-semana.
Quartos-de-final
• Sporting 7-0 Alenquer • 10.Out
• Paço de Arcos 3-4 Sintra • 10.Out
• Benfica 6-1 Murches • 10.Out
• Oeiras 5-4 Parede • 10.Out
Meias-finais
• MF1 • Benfica vs. Sporting • 17.Out, 15h30
• MF2 • Sintra vs. Oeiras • 17.Out, 18h
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 18.Out, 18h
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Segunda-feira, 12 de Outubro de 2026, 11h52
Gostou deste artigo?





